5 boas razões para estudar economia

Ultimamente, cursar ciências econômicas tem se tornando o sonho de muitas pessoas. Desta forma, não faltam motivos para essa importante escolha de estudar economia.

A seguir, listaremos 5 boas razões para você sonhar em se tornar um economista.

Vem comigo.

1- Oportunidades de trabalho:

Atualmente, a questão do desemprego é algo que assombra grande parte da população, dada as circunstâncias socioeconômicas do Brasil. Contudo, embora a posse de um diploma não garanta sua empregabilidade, os graduados em economia possuem uma vasta gama de possíveis oportunidades.

Assim, seja na esfera pública ou na iniciativa privada, as vagas ofertadas aos economistas são diversas. Entre elas:

– Atividades relacionadas aos bancos e instituições financeiras;
– Participação em setores administrativos e contábeis em empresas;
– Concursos públicos para atuar junto aos órgãos fiscais.

exciting heidi montag GIF by The Hills Estudar economia

• Veja também: O que são as organizações internacionais e como elas impactam a economia?

2- Vasta área em pesquisas acadêmicas:

Ademais, os economistas são importantes agentes que ajudam a decifrar os fenômenos econômicos que nos rodeiam. Por isso, os núcleos de pesquisas da área de ciências econômicas são primordiais para, inclusive, definir os rumos das políticas públicas.

A fim de exemplificar, os estudos gerados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornecem embasamento técnico e institucional às ações governamentais. Assim como, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no âmbito de pesquisas privadas.

3- Aplique seu conhecimento em sua vida pessoal:

De antemão, a graduação de economia proporciona um amplo conhecimento em questões práticas de nossas vidas. Assim como, o tratamento em questões relacionadas à taxa de juros, taxa de câmbio, indicadores econômicos e, até mesmo, atuações em investimentos.

Por vezes, muitos economistas aplicam seus aprendizados na faculdade nas atividades relacionados aos investimentos, principalmente, em aplicações de renda variáveis. Desta forma, transformam-se em grandes “players” do mercado de ações.

Pig Save GIF by Banco Itaú Estudar economia

• Veja também: Plano de vacinação: saiba porque ele é importante

4- Compreensão acerca do mundo:

Ao longo dos últimos anos, o mundo tem se tornado cada vez mais globalizado e, como resultado, transformando os países mais dependentes um dos outros. Estudar economia é compreender os efeitos práticos de cada decisão tomada pelos agentes econômicos.

Vejamos os impactos causados pela pandemia causada pelo novo Coronavírus, que rapidamente se espalhou pelo mundo.

No inicio deste ano, a China, a segunda maior economia mundial, teve suas atividades econômicas paralisadas, o resultado foi a falta de diversos produtos no mercado global.

Perceber e compreender esses acontecimentos permite ao economista se preparar e tomar decisões a fim de mitigar impactos.

5- Diversidade de pensamentos

Diferentemente de outras ciências como engenharia, física e química, a ciência econômica não é uma ciência exata. Por isso, em economia, abrange diversas variáveis e forma de ver o mundo.

Existem diversas linhas de pensamento dentro da economia, por exemplo: a teoria clássica, a marxista, a keynesiana, entre outras. Visto isso, dentro da ciência econômica há espaço para a diversidade e o respeito entre as linhas de pensamento.

Total
0
Shares
2 comments
    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Feedbacks nos ajudam muito a melhorar nosso site e trazer posts cada vez mais legais. Espero te ver por aqui novamente 😁.

      Larissa Diniz — Editora-chefe do Boletim Econômico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

O que são as Organizações Internacionais e como elas impactam a economia?

Próximo

Quem são os economistas mais importantes do Brasil?

Postagens relacionadas
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele e concorda com a Política de Privacidade e os Termos de uso.
Total
0
Share