A maneira de operar na Bolsa de Valores varia de acordo o perfil de cada Investidor, ou melhor, de cada trader.

Além disso, as técnicas utilizadas para operar no home broker (plataforma para operar na Bolsa de Valores) variam bastante e são bem distintas.

É como escolher entre a faculdade de Economia ou Psicologia.

Complicado? Nem tanto. Conheça agora as 5 Maneiras de Operar na Bolsa de Valores.

Buy and Hold

A grosso modo, é quando o investidor que opera “compra” e permanece um bom tempo com o ativo na carteira. Por isso é considerado o mais conservador de todos na Bolsa de Valores.

É o verdadeiro investidor, e seu meio de operar consiste no Buy and Hold, em outras palavras, comprar e segurar. Algumas operações podem passar de 10 anos aplicadas.

O investidor permanece na posição por meses e até anos sem se preocupar com o timing (Tempo com o ativo). Devido a operação em longuíssimo prazo, é desnecessário ficar quase que grudado na tela acompanhando gráficos de compra e venda.

Position Trade

O Position Trader faz operações de prazo que duram algumas semanas até alguns meses, dificilmente mais de 3 meses.

Opera com Análise Técnica aplicada aos gráficos semanais e mensais, e usa análise fundamentalista na hora de investir em empresas.Exige bom conhecimento em análise gráfica e uma boa estratégia.

Entretanto, a liquidez dos ativos pode ser bem menor que no caso do Day Trade e do Swing Trade. Em contrapartida, o retorno costuma ser acima de 10%.

Swing Trade

O Swing Trade difere-se do outros investimento pelo prazo da operação.

Quem opera Swing costuma ficar entre 1 dias até 5 dias numa posição. Entretanto, requer mais tempo de tela do que o investidor buy and hold. Porque é necessário analisar com mais frequência a operação para não tomar loss (perda).

Quem sabe o Trader (investidor que atua na Bolsa de Valores) que opera Swing não encontra oportunidades até melhores na Bolsa de Valores através de sua Análise Técnica.

Day Trade

As operações de day trade são operações de curto prazo abertas e realizadas num mesmo dia na Bolsa de Valores.

Nessas operações o trader é obrigado a acompanhar o mercado, e exige tempo de tela muito maior do que no Position ou no Swing.

Mesmo operando através de estratégias, como Price Action, ficar atento ao Home Broker é altamente recomendável, pois muita coisa fora do padrão pode acontecer.

Os resultados do day trade dependem diretamente das operações de compra e venda. Não lucra com dividendo mas sim tentando capturar ao máximo as oscilações de preço dos ativos.

É o famoso “compra na baixa” e “vende na alta”, o objetivo é a valorização.

Parece que, devido ao tempo ser mais curto, o day trade é considerado como operação de Alto Risco.

Scalping

O Scalping consiste na estratégia de operar em curtíssimo prazo. Esse tipo de Trader entra no pregão diversas vezes ao dia para especular na compra e na venda de Ações ou contratos.

Os Scalpers são os maiores exemplos de investidores de curtíssimo prazo na Bolsa de Valores. Além disso, sua técnica consiste no Tape Reading – habilidade de ler o fluxo das ordens.

Diferente do Day Trader, que faz em média 2 a 5 operações por dia, o Scalper costuma fazer entre 15 a 70 operações por dia.

Por isso, para adotar o método de Scalping você precisa de full-time (máximo de tempo) na tela. Não necessariamente 24 horas, mas enquanto estiver operando não pode deixar de acompanhar o home broker.

Você deve ser extremamente ágil para conseguir operar, não dá para revezar atividades como ir no Shopping e voltar. Seu tempo deve ser inteiramente dedicado a Bolsa de Valores.

Qual o melhor método?

Acima de tudo, saiba que Position Trade, Swing Trade, Day Trade e até o Scalping não são métodos nem estilos de Investir. São apenas prazos de operações, como dito, depende do tempo-de-tela que se deseja operar.

E isso varia dependendo do perfil, seja você mais Conservador, Moderado ou Arriscado em suas operações. Quer dizer, não existe melhor jeito de operar, mas sim como operar do seu jeito.

Então, com todos esse os modos de operar na Bolsa de Valores, diz aí pra gente, qual método citado acima você adotaria?