Os investimentos viraram uma “febre” para os brasileiros nos últimos anos. Mas, muitas pessoas ainda não sabem como começar.

Por isso, o Boletim Econômico listou 5 passos para uma qualquer pessoa começar a investir.

Quer saber como? Vem comigo que eu te explico.

1º passo: Livre-se das dívidas

É, eu sei, o primeiro passo infelizmente é o mais difícil da lista. No entanto, ele é extremamente importante.

Dessa forma, é preciso pensar que a dívida não é apenas um saldo negativo ou um nome sujo. Ela também é uma verdadeira vilã da rotina, pois as pessoas só conseguem pensar nelas o dia inteiro. 

Assim, o estresse causado por isso pode te trazer um mal desempenho durante o dia a dia.

A dívida também é muito impactante se você pensar nela no longo prazo, pois ela tem juros e só vai aumentando de tamanho, o efeito bola de neve.

Todo mundo sabe que não é fácil se livrar das dívidas, mas você pode tomar algumas providências como:

  • Mudar o seu conforto no presente para um conforto no futuro;
  • Ter controle dos seus gastos (faça uma planilha de tudo que você gasta);
  • Achar a origem da dívida (famoso cortar o mal pela raiz).

Diante disso, é bem provável que você consiga se livrar das suas dívidas pouco a pouco, até acabar com elas totalmente. 

Esse primeiro passo provavelmente não atinge todas as pessoas que estão lendo o post, mas ele é um dos passos que não dava para deixar de fora, mesmo não atingindo todo mundo.

debt GIF passos

Mude a sua mentalidade

Lucros extraordinários e vida luxuosa, toda vez que aparece uma propaganda sobre investimentos para você, esses temas são abordados.

No entanto, não se iluda com isso. Os investimentos até podem trazer isso, mas você pode ter certeza que será no longo prazo.

Assim, investir com ganância pode te trazer bastante prejuízo e fazer você voltar para o primeiro passo, e isso a gente não quer né?

Ou seja, pés no chão na hora de investir, nada de tentar fazer uma aposta milionária e perder todo seu dinheiro. Investimento não é aposta.

Aah, cuidado com o charlatanismo nesse meio também, é muito legal se informar (esse é até o próximo passo), mas não gaste seu dinheiro com cursos que te prometem mil maravilhas, pois eles podem ser enganosos.

Desconfie.

Estude os investimentos

Essa é o passo mais importante de todos os passos. Dessa forma, se você quer aproveitar o máximo do que seu capital pode te dar, você deve ter conhecimento.

Com isso, o Boletim pode te ajudar também, todas as quintas-feiras é postado textos informativos para você ampliar seus conhecimentos sobre investimento.

Bom, se você realmente não sabe nada sobre esse universo, sugiro que você comece lendo nosso texto sobre Renda fixa x renda variável: qual a diferença?, e ir se aprofundando mais nos outros textos mais específicos.

Para ver todos nossos textos sobre investimento, clique no botão abaixo 

Dessa forma, conhecimento é poder, e você pode usar ele para lucrar mais.

 baby book story reading GIF passos

Faça reservas de dinheiro

O momento que estamos vivendo agora nos mostrou como é importante fazer uma reserva de dinheiro. Assim, você deve planejar duas reservas diferentes na sua vida.

A primeira delas é uma reserva de emergência, que vai conter seus gastos mensais entre 6 a 12 meses. Assim, você está blindado de imprevistos.

Vamos supor que você é um investidor que não tem nenhuma reserva, e, sem previsão, perdeu o emprego.

Provavelmente, todo seu dinheiro investido será utilizado por você. Mas, e se você tiver um investimento em que o capital está travado?

Por isso, essa reserva de emergência é extremamente importante e ela deve ter alta liquidez (seus investimentos se transformam em dinheiro rapidamente).

Para isso, você tem diversos tipos de investimentos, na qual você com certeza estudou no último passo. Não coloca esse dinheiro em poupança não, por favor.

Agora que pensamos no presente, temos que pensar no futuro também. Dessa forma, faça uma aposentadoria para você. Para isso, temos um texto que te ensina a fazer a sua previdência privada, para acessar, clique aqui.

Assim, você está pronto para investir mais tranquilamente, sabendo que está a prova de imprevistos.

Por último, diversifique seus investimentos

Agora que você seguiu os 4 passos direitinho e já está começando a colocar dinheiro nos seus investimentos, você tem que saber um dos segredos desse universo, diversidade.

Diversificar sua carteira de investimentos é mais um dos modos de proteger seu dinheiro.

Vamos pensar em um exemplo um pouco extremo, mas que ilustra bem o porquê disso.

Imagine que todo o seu capital está investido em criptomoedas e sai no noticiário a seguinte manchete: “Criptomoedas não valem nada mais”. O seu dinheiro provavelmente irá virar pó.

Do mesmo modo, se você tem uma carteira diversificada, um pouco de dinheiro em ações, fundos imobiliários, algum de renda fixa e em criptomoedas, você até irá sofrer uma perda, mas ela não vai impactar muito, visto que o resto do seu dinheiro pode até te dar lucros por causa da mesma situação.

Assim, você estará protegido da volatilidade do mercado, além de ter mais chances de rendimentos melhores também.

Siga esses passos direitinho para começar a investir e aproveite esse mundo que pode te render bons frutos.

Compartilhe esse texto com seus amigos para eles aprenderem a como começar a investir também.