Aposto que você conhece e desfruta de toda a tecnologia que o 4G oferece. Mas você sabia que o 5G tem planos para chegar no Brasil?

O Brasil terá o maior leilão  de mundo para o 5G, porém isso influencia diretamente na Guerra Fria do séc XXI entre Estados Unidos e China. 

Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico.

O que é o 5G?

Antes de mais nada, temos que entender o que é 5G. O mundo das telecomunicações é dividido em gerações e estamos falando da quinta.

A primeira geração eram os telefones só com chamadas de voz. Já a segunda trouxe as mensagens de texto (SMS) e um pouco de internet.

A terceira e a quarta geração trouxeram a ampliação de uso dessa internet. Assim, o 4G é quinhentas vezes mais potente que o 3G.

O 5G tem o objetivo de ser ser até 100 vezes mais rápido que a quarta geração. Dessa forma, a velocidade da internet nos celulares ficará muitíssimo rápida, com previsão de 1 milessegundo de tempo de resposta.

O 5G surge como um aperfeiçoamento da geração anterior e promete manter tudo conectado ao mesmo tempo, não apenas os computadores e celulares, mas também TVs, geladeiras, carros, máquinas de lavar, câmeras de segurança. É o que foi batizado de internet das coisas, com uma velocidade de até 20 vezes.

5G

• Leia também: Entenda por que a China foi acusada de negligência no G20

Leilão

O que será leiloado no Brasil são cinco blocos de frequências para que as companhias de telecomunicações (Oi, Tim, Vivo e Claro) operem o 5G. Irão a leilão faixas de frequência em quatro bandas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz e 26 GHz.

Dessa forma, as frequências a serem leiloadas podem ser comparadas com estradas bloqueadas, mas que, a partir da autorização do Governo, os “carros” —ou dados— poderão circular por elas.

Assim, será o maior leilão para o 5G dentre os que já foram feitos no mundo para essa tecnologia. Será um passo decisivo para a oferta da tecnologia na América Latina.

Guerra Fria do século XXI

O Brasil está no centro da guerra fria do século XXI por causa do grande leilão com tecnologia 5G. A grande disputa por essa tecnologia é entre os mercados da China e dos Estados Unidos.

Na grande concorrência estão a empresa chinesa Huawei e companhias que não são americanas como a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e a sul coreana Samsung, porém tem simpatia e apoio dos Estados Unidos.

Por outro lado, o governo de Trump é contra a tecnologia da empresa chinesa Huawei  e vetou a participação dela em seu mercado.

Dessa forma, o principal argumento dado é que essa empresa não consegue garantir a segurança dos dados, o que seria um problema pois colocaria em risco a comunicação de temas sensíveis, passando pela área governamental, de defesa, de segurança pública e de relações exteriores.

Além é claro dos usuários comuns que não teriam privacidade nas mensagens trocadas.

Por outro lado, a Huawei negou as acusações, afirmando que está presente em todos os países que o 5G foi implantado com exceção dos Estados Unidos. Alegam também que a companhia é a maior do setor e tem negócios com 170 países no fornecimento de equipamentos e tecnologia para celulares e redes de internet.

Porém, em 2018 a empresa passou a ser acusada de espionar para o Governo chinês e de roubar segredos de concorrentes. Por isso, os americanos ameaçam bloquear parcerias no setor de inteligência com os governos que não limitarem a participação da Huawei em seus leilões.

O governo do Bolsonaro é alinhado com o do Trump, sendo assim tem uma tendência na restrição da empresa chinesa. Porém, o Ministério das Comunicações e a Anatel demonstram que não há consenso interno sobre uma eventual limitação à Huawei.

Poucos países têm o 5G

Atualmente, o serviço de 5G está disponível na Coreia do Sul, em diversas regiões dos Estados Unidos, China, Cingapura, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Holanda.

Na América Latina a tecnologia  5G ainda é escassa. Funciona apenas no Uruguai, por meio de uma empresa estatal. No início de 2020, o Chile anunciou que estava preparando o seu leilão, enquanto que a Argentina decidiu iniciar testes exatamente com a Huawei.

spongebob squarepants internet GIF

• Leia também: Entenda como funciona o mercado futuro

Ansioso para a chegada do 5G? Deixe sua opinião nos comentários para a gente  saber!!