Essa semana foi histórica na bolsa de valores. Uma das piores quedas da história foi registrada nos últimos dias. A bolsa de valores brasileira perdeu cerca de 900 bilhões de reais em valor, mas você sabe o porquê?

Nesse post iremos te mostrar como o coronavírus impactou no mercado, a queda do mercado de petróleo e os “Circuits Breakers” que ocorreram durante a semana.

Quer saber mais sobre todos esses eventos?  Vamos te explicar tudo agora.

O preço do petróleo despencou

Antes de mais nada, o petróleo é uma matéria-prima (commodities) cujo o preço é definido pelo mercado internacional. Após o surto do coronavírus na China, as pessoas começaram a ficar mais dentro de casa, diminuindo muito o consumo de combustíveis.

Aqui no Brasil não percebe-se muito essa diminuição de deslocamento das pessoas, porém, o vírus ainda não se espalhou pelo país a ponto de deixar as pessoas tão receosas por enquanto, visto que o número de casos só tem aumentado.

Dessa forma, segundo a lei da oferta e da demanda, quando as pessoas consomem menos um produto, esse tende a ficar mais barato.

Assim, para não ter muito prejuízo no mercado, a Organização de Países Exportadoras de Petróleo (OPEP) decidiu diminuir a produção de petróleo.

Esse fato não agradou a Rússia, que se recusou a apoiar os cortes na produção da matéria-prima. Como resultado disso, a OPEP decidiu tirar seus limites de produção, abaixou o preço e irá aumentar a produção em Abril.

Essa manobra é uma tentativa do grupo de lucrar em cima do petróleo mesmo com os preços baixos.

oil GIF bolsa

Mas, como isso afeta tanto as bolsas de valores?

•Veja também: Economês: O que são Commodities?

O petróleo e a bolsa de valores

Agora que vimos o porquê do preço do petróleo despencar, chegou a hora de saber porque isso afeta tanto a bolsa de valores.

Em primeiro lugar, com o preço do petróleo baixo a receita de uma empresa petrolífera também abaixa. Isso faz com que os investidores fiquem receosos de investirem seu capital em ativos desse tipo.

Só na segunda-feira, as ações da Petrobrás desvalorizaram cerca de 25%, a pior queda já registrada de ativos da empresa, superando o caso do Petrolão.

Assim, a venda generalizada de ações traz como consequência a perda de valor das Bolsas de valores. Na segunda-feira (9), essa perda chegou em mais de 10%, o que ocasionou o primeiro Circuit Breaker da semana.

As pausas na Bolsa de Valores

Um mecanismo utilizado no mercado financeiro é o Circuit Breaker. Ele é nada mais que uma pausa das atividades do mercado.

Já falamos sobre a utilidade do Circuit Breaker e como ele funciona. Clique aqui para ler sobre.

Porém, na segunda-feira, após a queda histórica da Petrobrás, que puxou vários outros mercados para baixo, o mecanismo foi utilizado novamente. Mesmo quando voltou da pausa, o mercado continuou em queda.

A semana não favoreceu o mercado financeiro, o coronavírus está se espalhando cada vez mais rápido pelo mundo, principalmente na Europa, trazendo preocupações para a população mundial.

Dessa maneira, não ia demorar muito para a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o vírus como uma pandemia. Isso gerou mais uma queda gigantesca do mercado, que ocasionou o segundo Circuit Breaker, na quinta-feira (12).

the wolf of wall street GIF bolsa

Um pequeno resumo da semana

Essa semana foi trágica para a economia mundial, não só no mercado financeiro. 

Além das altas quedas nas bolsas ao redor do mundo, alguns episódios históricos aconteceram.

Por exemplo, Donald Trump fechou as fronteiras para pessoas que estavam na Europa, a liga italiana de futebol foi pausada, e o maior campeonato de basquete do mundo, a NBA, também foi pausada.

Pode parecer que os esportes não tem nada a ver com economia, mas esse é um mercado que gera bilhões em receita, além de várias empresas que estão na bolsa de valores, investem boa parte do seu capital nos campeonatos, como a Nike.

E, por último mas não menos importante, o dólar bateu 5 reais pela primeira vez na história.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a moeda já estava em um valor muito alto antes do coronavírus. Porém, toda essa crise da pandemia fez com que o dólar chegasse nessa marca histórica.

•Veja também: Dólar nas alturas, e agora?

Isso mostra como a economia é volátil, a bolsa de valores brasileira havia batido recorde de pontos há pouco tempo e, por causa de uma mudança no ambiente mundial, houve uma das maiores quedas da história.

Resultado de imagem para 5 reais

Esse foi apenas alguns dos impactos que esse vírus trouxe na economia mundial, para saber mais, clique no botão abaixo.

Comente aqui embaixo o que você achou do texto e o que você acha que irá acontecer nas próximas semanas.