As Ações estão presentes tanto no mundo dos negócios como no mundo dos Investimentos. E agora também em nosso mundo acadêmico, mas afinal, como ter Ações sendo Universitário?

Preparamos este artigo justamente para você saber como ingressar nesse mercado e começar a comprar suas Ações agora mesmo!

O que são Ações?

Ações são títulos negociáveis no mercado financeiro e que estão disponíveis na Bolsa de Valores.

Elas representam uma pequena parte do capital social de uma empresa, quando investimos na compra desses títulos nos tornamos consequentemente sócios dela. Esses são os chamados Acionistas.

Como resultado, assim que a empresa obtiver lucro quem for Acionista receberá Dividendos, ou seja, lucrará junto. Da mesma forma, caso a empresa obtenha prejuízo o investidor também sofrerá uma perda semelhante no valor das Ações que ele tem.

Afinal, ele agora é um sócio participante tanto das altas como das baixas dessas quotas. Por isso, em primeiro lugar deve-se conhecer a empresa da qual se quer adquirir esses Títulos Acionários.

Onde comprar Ações?

Agora que você já sabe o que são Ações e o que elas representam vamos ver aonde elas estão. Para comprar uma Ação, seja ele de qual empresa for, você deverá ter uma conta em uma Corretora de Valores. A XP Investimentos e a Clear são duas das Corretoras de nosso País.

As Corretoras de Valores são entidades financeiras que fazem a intermediação do investidor com a Bolsa. A B3 é a Bolsa de Valores oficial do Brasil, e é lá que as Ações brasileiras estão.

Após ter feito a escolha de uma Corretora e também uma conta, a última coisa a se fazer é depositar uma quantia de dinheiro nela. Quando seu dinheiro já estiver na Corretora a compra de qualquer investimento estará ao passo de um Click seu.

Como ser um Acionista iniciante?

Tendo em vista que a maioria dos estudantes “não tem dinheiro“, o que em muitos casos é uma realidade, como poderia então um Universitário ser um Investidor?

Como em qualquer investimento, nunca deve-se fazer Aportes em grandes quantias em apenas uma só Ação. É o famoso ditado: “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta“. Em outras palavras, Diversificar.

O recomendado é aportar aos poucos e em vários outros investimentos. Assim você vai sentindo o mercado e pouco a pouco conhecendo mais dele, o mais importante é saber onde investir. Separamos 5 Ações dos mais variados preços logo abaixo, dá uma olhada:

Quais os benefícios de ser um Acionista?

Bom, agora você sabe que investir seu dinheiro é bem melhor do que apenas poupá-lo e deixar guardado no banco, por exemplo. Procure sempre tirar um tempo para estudar o mercado. Não é difícil, tanto que temos no meio universitário as Ligas de Mercado.

As ligas são criadas pelos próprios alunos e nasceram através de grupos de estudos que buscam, em primeiro lugar, suprir a falta de conhecimento sobre o mercado financeiro. Dessa forma, as Ligas proporcionam um aprofundamento maior a temas como este, que você está lendo.

Aqui no Boletim Econômico você acompanha tanto cotações como também nossos artigos sobre Investimentos. Então fique a vontade pra comentar, tirar duvidas ou até pedir para esclarecer assuntos que você tenha curiosidade.