No dia 02 de setembro, o governo da Alemanha divulgou que o opositor russo Alexei Navalny foi envenenado com uma substância do tipo Novichok.

De acordo com o site do G1, Novichok significa “novato” em russo. Sendo assim, um grupo de substâncias neurotóxicas desenvolvidas pela União Soviética nas décadas de 1970 e 1980.

Hoje o Boletim vai discorrer sobre esse conflito entre Alemanha e Russia e as causas desse acontecimento.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo!

Alexei Navalny
Alexei Navalny

Entenda o caso Alemanha e Rússia

Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados foi o possível envenenamento do opositor ao governo russo, Alexei Navalny.

Alexei, ativista anticorrupção, se sentiu mal e perdeu a consciência a bordo de um avião que ia a Moscou em 20 de agosto.

A situação obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência na cidade de Omsk, na Sibéria, onde ele foi internado.

Mais tarde, o ativista foi transferido para Berlim, em coma.

Em Berlim, Alexei realizou exames que confirmaram que ele foi mesmo envenenado. Para mais, foram realizados testes na Suécia e na França que também apontaram o envenenamento.

Diante disso, a Alemanha e os outros países, passaram a pressionar a Rússia para que ela desse alguma resposta em relação ao caso.

Com isso, a Alemanha chegou a afirmar que suspenderia o projeto do gasoduto Nord Stream 2 caso os russos não apresentassem alguma explicação.

A acusação de envenenamento foi recebida com ceticismo na Rússia.

Sendo assim, em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo, Moscou acusa a Alemanha de bloquear a investigação sobre a suspeita de envenenamento do oponente.

Se confirmado, quais as possíveis consequências?

Então, falando primeiramente sobre a Alemanha.

Se o país desistir mesmo do projeto Nord Stream 2, ele pode ser prejudicado, assim como a Rússia, visto que o mesmo já foi 90% desenvolvido e, se implantado, poderia reduzir em 5% o valor da energia, na Alemanha.

Para mais, se o caso for mesmo confirmado, a Rússia pode sofrer sérias consequências diplomáticas e econômicas.

Primeiramente, cabe mencionar que em um processo de negociação a reputação do país é um dos aspectos mais importantes, pois os países fazem os cálculos dos possíveis riscos ao negociar.

Diante disso, alguns países, principalmente da União Europeia, podem não ver mais vantagens em negociar com a Rússia, por mais que ele possa ganhar com isso (o exemplo do Nord Stream 2 se encaixa bem aqui).

Bandeira da União Europeia

Para mais, no tange a economia, a Rússia pode sofrer sérias sanções econômicas.

As sanções econômicas, normalmente são uma proibição do comércio, possivelmente limitada a determinados setores, tais como armamentos, ou com certas exceções, como alimentos.

Alguns países podem ser afetados em setores que são muito importantes para o andamento da sua economia, o que pode ser muito prejudicial.

Em conclusão…

Portanto, conclui-se que, caso a Rússia seja confirmada pelo envenenamento do opositor de Putin, ela pode vir a sofrer algumas consequências diplomáticas e econômicas que podem ser fundamentais para o país.

Para mais, países aliados e que passam por negociações também podem ser impactados de alguma forma.

Para ler mais sobre política internacional e economia internacional, clique no botões abaixo!

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!