O Brasil registrou nesse trimestre uma alta no PIB de 7,7% em relação ao trimestre passado.
Mas, por que isso aconteceu?
Continua comigo que eu te explico tudo.
De onde veio essa alta no PIB?
Antes de mais nada, é preciso saber o motivo do PIB ter aumentado assim. Se pegarmos o trimestre passado, o PIB do Brasil recuou 9,7%.
Esse foi um fenômeno mundial, no segundo trimestre de 2020, apenas a China registrou alta do seu PIB.
Logicamente, essa queda brusca no PIB se deu pela pandemia do novo Coronavírus. Mas, por que o PIB abaixa nessa situação.
O PIB de um país está relacionado a quatro variantes: Consumo das famílias, Investimento, Gasto do governo e a Balança Comercial (Exportação – Importação). Se pegarmos apenas o consumo das famílias, que diminuiu muito, veremos porque o PIB diminuiu tanto também.
Mas, você pode questionar, o gasto do governo também não aumentou? Era para o PIB ter continuado no mesmo patamar.
O grande problema é que, por mais que o governo tenha elevado muito os gastos, as famílias ainda assim não consumiam muito.
Porém, esse mesmo ajudou nesse crescimento do Produto Interno Bruto atual.
Desse modo, a vida mudou um pouquinho nesse terceiro trimestre de 2020. As cidades começaram a reabrir, o comércio começou a “bombar”, as pessoas acabaram perdendo um pouco do receio de sair na rua.
E BOOM. Com as pessoas trabalhando e consumindo mais também, o Produto Interno Bruto do país tende a crescer. Para se ter uma ideia, o consumo das famílias cresceu 7,6% e a indústria aumentou em 14,8% a sua produção. Isso em relação ao segundo semestre.
A notícia é animadora, apesar de estarmos sendo sondados pelo fantasma da segunda onda do Coronavírus. Porém, termos que ter pé no chão.
• Veja também: PIB nominal e PIB real: entenda a diferença
O Brasil ainda vai ter muitos problemas
É meus queridos amigos, o Brasil ainda terá muitos problemas financeiros por causa da crise. Temos que lembrar que essa alta se refere ao trimestre anterior, que teve uma queda.
Dessa forma, a projeção de PIB nesse ano de 2020 pelo Banco Central é de queda de 4,5%. Sinceramente, esse problema não é tão grande assim.
O grande problema está no incentivo fiscal feito pelo governo nesse ano. Estima-se que o déficit será de 1 trilhão no ano. Se a teoria monetária moderna estiver certa, a gente até está tranquilo.
Porém, enquanto essa ainda não está consolidada, o Brasil precisará achar meios de pagar todo esse rombo.
Existem 3 tipos mais usados:
- Aumento de impostos;
- Aumentar a “impressão” de moedas;
- Aumentar a dívida pública.
Dessa forma, essas três trás alguns problemas para a economia, como a inflação, o poder de compra do cidadão e a insegurança fiscal.
Porém, ainda há esperanças para o país.
• Veja também: Dívida pública bate 90% do PIB, o que isso significa?
Boas projeções para os próximos anos
Apesar dos pesares, ainda existem algumas esperanças econômicas para o Brasil. A projeção de PIB em 2021 é de alta de 3,5% segundo o Banco Central.
Porém, estão acontecendo diversos fatores para o projeção desse PIB ser maior ainda. Dessa maneira, a vacina para a Covid-19 estar quase chegando e as reformas prometidas pelo governo podem ajudar.
Do mesmo modo, um possível aumento da taxa de juros também pode ajudar para os investimentos voltarem para o Brasil.

Uma visão geral sobre tudo isso
O PIB ter crescido nesse último trimestre é uma ótima notícia. Isso aconteceu no mundo inteiro, e o Brasil cursou o mesmo caminho. Lembrando que essa alta do PIB vem de uma grande queda no trimestre anterior.
Porém, por causa dos gastos do governo com a pandemia, o país ainda terá muitos desafios pela frente.
Eae, gostou do texto? Deixe nos comentários a sua opinião.
