Alta do PIB: saiba o porquê disso ter acontecido

O Brasil registrou nesse trimestre uma alta no PIB de 7,7% em relação ao trimestre passado.

Mas, por que isso aconteceu?

Continua comigo que eu te explico tudo.

De onde veio essa alta no PIB?

Antes de mais nada, é preciso saber o motivo do PIB ter aumentado assim. Se pegarmos o trimestre passado, o PIB do Brasil recuou 9,7%.

Esse foi um fenômeno mundial, no segundo trimestre de 2020, apenas a China registrou alta do seu PIB.

Logicamente, essa queda brusca no PIB se deu pela pandemia do novo Coronavírus. Mas, por que o PIB abaixa nessa situação.

O PIB de um país está relacionado a quatro variantes: Consumo das famílias, Investimento, Gasto do governo e a Balança Comercial (Exportação – Importação). Se pegarmos apenas o consumo das famílias, que diminuiu muito, veremos porque o PIB diminuiu tanto também.

Mas, você pode questionar, o gasto do governo também não aumentou? Era para o PIB ter continuado no mesmo patamar.

O grande problema é que, por mais que o governo tenha elevado muito os gastos, as famílias ainda assim não consumiam muito.

Porém, esse mesmo ajudou nesse crescimento do Produto Interno Bruto atual.

Desse modo, a vida mudou um pouquinho nesse terceiro trimestre de 2020. As cidades começaram a reabrir, o comércio começou a “bombar”, as pessoas acabaram perdendo um pouco do receio de sair na rua.

E BOOM. Com as pessoas trabalhando e consumindo mais também, o Produto Interno Bruto do país tende a crescer. Para se ter uma ideia, o consumo das famílias cresceu 7,6% e a indústria aumentou em 14,8% a sua produção. Isso em relação ao segundo semestre.

A notícia é animadora, apesar de estarmos sendo sondados pelo fantasma da segunda onda do Coronavírus. Porém, termos que ter pé no chão.

shopping GIF Alta do PIB

• Veja também: PIB nominal e PIB real: entenda a diferença

O Brasil ainda vai ter muitos problemas

É meus queridos amigos, o Brasil ainda terá muitos problemas financeiros por causa da crise. Temos que lembrar que essa alta se refere ao trimestre anterior, que teve uma queda.

Dessa forma, a projeção de PIB nesse ano de 2020 pelo Banco Central é de queda de 4,5%. Sinceramente, esse problema não é tão grande assim.

O grande problema está no incentivo fiscal feito pelo governo nesse ano. Estima-se que o déficit será de 1 trilhão no ano. Se a teoria monetária moderna estiver certa, a gente até está tranquilo.

Porém, enquanto essa ainda não está consolidada, o Brasil precisará achar meios de pagar todo esse rombo.

Existem 3 tipos mais usados:

  • Aumento de impostos;
  • Aumentar a “impressão” de moedas;
  • Aumentar a dívida pública.

Dessa forma, essas três trás alguns problemas para a economia, como a inflação, o poder de compra do cidadão e a insegurança fiscal.

Porém, ainda há esperanças para o país.

trouble alert GIF alta do PIB

• Veja também: Dívida pública bate 90% do PIB, o que isso significa?

Boas projeções para os próximos anos

Apesar dos pesares, ainda existem algumas esperanças econômicas para o Brasil. A projeção de PIB em 2021 é de alta de 3,5% segundo o Banco Central.

Porém, estão acontecendo diversos fatores para o projeção desse PIB ser maior ainda. Dessa maneira, a vacina para a Covid-19 estar quase chegando e as reformas prometidas pelo governo podem ajudar.

Do mesmo modo, um possível aumento da taxa de juros também pode ajudar para os investimentos voltarem para o Brasil.

Uma visão geral sobre tudo isso

O PIB ter crescido nesse último trimestre é uma ótima notícia. Isso aconteceu no mundo inteiro, e o Brasil cursou o mesmo caminho. Lembrando que essa alta do PIB vem de uma grande queda no trimestre anterior.

Porém, por causa dos gastos do governo com a pandemia, o país ainda terá muitos desafios pela frente.

Eae, gostou do texto? Deixe nos comentários a sua opinião.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

União entre UE e Mercosul está longe de acontecer

Próximo

Eleições na Venezuela: como são feitas e quais os resultados?

Postagens relacionadas
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele e concorda com a Política de Privacidade e os Termos de uso.
Total
0
Share