É… se você acompanha minimamente os jornais ou o que as pessoas falam, você sabe que não podemos confiar muito na aposentadoria pública. E, se você está entrando no mercado de trabalho por agora, deveria se preocupar ainda mais.

Então, como você pode se preparar para isso? De fato, o mercado financeiro pode te ajudar. E, por isso, estamos aqui para te dar dicas de como planejar a sua aposentadoria e não depender totalmente dos seus possíveis filhos no futuro.

aposentadoria

Importância em pensar sobre aposentadoria

Bem, antes de mais nada, vivemos num mundo em que a população de pessoas idosas está aumentando mais em relação aos mais jovens. Ou seja, o INSS pode entrar em colapso, de acordo com estudiosos. E, se isso é uma situação urgente hoje, imagina daqui uns 30 anos?

Este gráfico mostra a pirâmide etária do Brasil. Podemos dizer, assim, que antes haviam mais jovens que idosos e isso está revertendo.

Fonte: Projeções da população: Brasil e unidades da Federação: revisão 2018

Veja também: Previdência pública: a maior pirâmide financeira do Brasil

Sendo assim, a importância já está um pouco evidente, entretanto, as pessoas parecem não pensar muito nisso ainda. Mas, quanto mais cedo você se planejar, mais preparado estará no futuro. Olha você ai surfando nas ondas da vida de boas.

kelly slater surf GIF

Por fim, se você é desses que pensa que quer viajar muito quando aposentar, é mais importante ainda.

Além de que você precisará cuidar bem da saúde para essas viagens, em que você gastará em torno de 25% a mais do que no resto da vida, de acordo com o Ministério da Saúde.

Como começar?

Aposentar hoje não é mais uma questão de sobrevivência e, sim, uma alternativa de vida. Hoje em dia as pessoas não aposentam apenas por não aguentarem mais trabalhar, por questões físicas. Hoje, aposentar significa mais dedicar-se a novos hobbies.

aposentadoria

Sendo assim, antes é preciso pensar em que tipo de aposentado você se imagina sendo. Porque isso vai depender de como vai ser a projeção dos seus gastos.

Claro, você não sabe quais destinos de viagens vão te interessar no futuro. Nem qual carro vai querer ter. Nem o preço das roupas que vai usar.

Mas, como sempre falamos, você deve planejar, quer dizer, estimar isso. Porque, querendo ou não, os gastos vão existir, assim como as crises econômicas acontecem e devemos nos proteger delas.

Leia mais sobre como se proteger de crises com esse nosso texto especial.

Bem, é como fazer o seu orçamento mensal, só que pra daqui uns 30, 40 anos rs.

Bored Time GIF by TLC

Para ajudar, pense: você quer fazer viagens? Você terá muitos gastos com saúde? Quanto você gastaria em média com tudo isso hoje? E, depois, ponha tudo isso no papel.

Fazendo as contas da aposentadoria

Depois que você passou a noite com insônia pensando na sua vida de yoga, viagens e caminhadas na velhice, agora é hora de contar. Mas nesse caso não é história para os netos.

Então, você já tem ideia dos seus gastos no futuro e de quanto isso vai custar. Agora precisa ter uma ideia de com quantos anos deseja aposentar. Logo, deve buscar onde vai investir, porque você não vai guardar dinheiro debaixo da cama e perdendo valor, né?

rolling in it youtube GIF

Aliás, você sabia que o dinheiro perde valor com o tempo? A inflação é um motivo que explica isso.

Temos um texto que explica detalhadamente esse fenômeno da economia, para saber mais clique aqui.

Amigo, amigo, momento final para te tirar do sufoco na velhice: saber quanto você precisará investir mensalmente para sua aposentadoria. Porque, afinal, com a taxa X, investindo por Y anos, você terá Z dinheiros quando aposentar… se fizer aportes mensais de tanto.

Dessa forma, montamos a planilha em que faz essa conta dos aportes para você automaticamente, clique no botão abaixo para fazer sua simulação de aposentadoria.

Como você está vendo, sua aposentadoria também é um investimento, então é importante que você saiba escolher o melhor investimento para isso.

Leia mais sobre Renda Fixa e Renda Variável, estude os fundos de investimentos, etc. Quer dizer, conheça também os planos de previdência.

Planos para sua aposentadoria

Sim, você pode aproveitar dos fundos de investimentos variados. Investir em renda fixa, ações, fundos de investimentos imobiliários… Mas, quando o assunto é aposentadoria, existem fundos especializados.

aposentadoria

E, para isso, temos dois modelos de previdência privada, o PGBL e VGBL. Na verdade, a grande diferença desses dois está na dedução de impostos. Então, é importante conversar com um corretor e definir a melhor opção para você, que, na verdade, já elencamos.

VGBL E PGBL

PGBL ou Plano Gerador de Benefício Livre, nesse modelo você terá dedução no imposto de renda (IR). Após você deduzir tudo que for possível, até 12% do que sobrar, se investindo em PGBL, será deduzido. Entretanto, você só adiará o IR, pois, quando resolver tirar o dinheiro, aí sim, ele será tributado. Todo ele (não apenas o lucro), pois não foi tributado antes.

VGBL ou Vida Gerador de Benefício Livre, ao contrário, possui vantagem no momento de resgatar o seu dinheiro. Sendo assim, a tributação acontece apenas no rendimento que você teve.

Além disso, é bom ressaltar que cuidar da sua aposentadoria também envolve taxas. Além da taxa de administração (falamos sobre ela nos FIIs), existe também a taxa de carregamento. Essa é uma cobrança para custear os gatos, como a manutenção das aplicações.

aposentadoria

Mas, trazendo os pontos positivos. Dentro desses modelos há vantagens como: facilidade em trocar de plano previdenciário (portabilidade).

Incentiva a poupar, já que você tem que pôr dinheiro periodicamente. E não tem come-cotas, quer dizer, não existe uma cobrança do antecipada do IR, que existe em outros fundos.

Se você tem curiosidade para saber aonde colocar seu dinheiro, confira os 10 fundos de previdência com os maiores retornos de 2019.

Com tudo isso que você leu, viu como é bem melhor planejar sua própria aposentadoria? Você tem liberdade para fazer suas próprias decisões e escolher o que desejaria para o seu eu do futuro. É como um presente, só que no futuro. 

Compartilhe esse texto com seus familiares e amigos para vocês curtirem a aposentadoria juntos.