As 10 melhores faculdades de economia do mundo | Boletim Econômico

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Educação

As 10 melhores faculdades de economia do mundo 

Anteriormente no Boletim, falamos das principais faculdades de economia do país. Listamos as 10 melhores faculdades de economia do Brasil e suas especializações.

Porém, o centro acadêmico do mudo está bem distante da América do Sul. Sendo assim, os principais centros de economia do mundo estão situados nos EUA e Europa.

Nesse post, vamos te mostrar as principais faculdades de economia do mundo. Elas serão listadas de acordo com sua relevância em pesquisa.

Qual o critério para a lista?

Antes de mais nada, a lista é feita pela consultoria Quacquarelli Symonds que classifica as melhores faculdades de economia.

Na lista feita pela QS, apenas 7 faculdades estão localizadas nos Estados Unidos.

Dessa forma, os critérios de avaliação levam em conta:

  • Relevância das pesquisas feitas;
  • Influência de seus alunos nas políticas econômicas dos principais países;
  • Influência de seus alunos nos principais mercados financeiros do mundo.

Vamos então à lista das melhores faculdades de economia do mundo.

1) MIT (Massachusetts Institute of Technology)

O MIT é uma das principais universidades do mundo, e possui grande relevância no cenário internacional por ser a “formadora” dos principais funcionários das “Big Techs“.

Ou seja, seus alunos são extremamente relevantes para o desenvolvimento de tecnologias no Vale do Silício.

Dessa forma, a lista de ex-alunos de economia possui profissionais laureados pelo Prêmio Nobel. Ainda mais, ex-presidentes do FED e outros Bancos Centrais do mundo.

O MIT se localiza próximo a Boston, e tem extrema relevância acadêmica nas áreas de ciências exatas.

2) Harvard

Da mesma forma, Havard é uma Ivy League. Ou seja, faz parte do seleto grupo das principais universidades dos EUA.

A Universidade de Harvard é a mais antiga dos EUA. Ademais, foi estabelecida em 1636 pelos administradores da colônia de Massachusetts. Assim, também fica localizada próximo a Boston.

harvard

Harvard possui em sua lista de ex-alunos laureados pelo Prêmio Nobel de economia e que exerceram grandes cargos políticos ao longo do mundo.

Entre os ex-alunos de economia, podemos destacar os “Harvard Boys”, brasileiros como Gustavo Franco que estudaram nela e exerceram cargos impostantes de política econômica no país.

3) Princeton

Já Princeton fica localizada em Nova Jersey, e tem como característica seu ensino voltado para as áreas de ciências exatas. Semelhante às anteriores, Princeton faz parte da Ivy League.

Princeton também possui forte relevância nas áreas de ciências de dados e tecnologia da informação. Ambas, hoje, são as principais ferramentas para a pesquisa Econômica. Atualmente, é a universidade que mais produz artigos científicos da área.

4) Universidade de Chicago

A Universidade de Chicago é uma das referências mundias em relação à teoria econômica Neoliberal. Um dos ex-alunos que possui uma carreira de sucesso é o Ministro da Economia Paulo Guedes.

Universidade de Chicago - A instituição de Obama e dos "Chicago Boys"

5) London School of Economics

A LSE, principal faculdade de economia do mundo fora dos EUA, fica no Reino Unido. No país onde também encontramos Oxford.

Assim, podemos destacar a LSE como uma das pioneiras e mais especializadas na pesquisa em economia lincada à sustentabilidade, uma linha emergente de pesquisa e desenvolvimento.

Courses

  • Para ler mais sobre desenvolvimento sustentável, clique aqui.

6) Stanford

Stanford foi criada em meados do século XIX, como a principal faculdade de renome da costa oeste. Dessa forma, foi a primeira universidade dos EUA a aparecer na lista fora da região nordeste do país.

Stanford está estreitamente relacionada à criação da Internet e formou CEOs de empresas como Nike e Google. No ranking, ela aparece empatada com a LSA, na 5° colocação.

7) Berkeley

A Universidade da Califórnia possui vários Campi espalhados pelo estado. No entanto, é o campus de Berkeley que se destaca na formação de profissionais de economia.

Dessa forma, seu corpo docente é notável por vencedores do Prêmio Nobel e acadêmicos de renome. Possui cerca de 22 mil alunos, que se distribuem nos mais diversos cursos.

Ainda mais, é uma faculdade de maior ativismo político.

8) Yale

Yale, assim como Harvard, é uma das Universidades dos EUA mais conhecidas no mundo, pela sua excelência no ensino e pesquisa.

Assim, Yale foi fundada em 1701 em Connecticut e 15 anos depois se mudou para New Haven.

Universidade Yale oferece bolsa de estudo para brasileiros

O local formou importantes profissionais de economia. Um bom exemplo é Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel. Da mesma forma, ela também possui na lista de ex-alunos o ex-presidente George W. Bush.

9) Oxford

Com isso, em nono lugar vem Oxford, da Inglaterra.

Fundada em 1096, é uma das universidades mais antigas da Europa. Ainda mais, vários alunos de destaque passaram por suas dependências, como: Boris Johnson, Stephen Hawking, Theresa May, Thomas Hobbes.

E é claro, Oxford foi a casa do pai da economia moderna, Adam Smith.

Para ler mais sobre economistas de destaque, clique aqui.

10) Columbia

Por fim, Columbia. Localizada em Nova York, a universidade é uma dos centros privados mais importantes do país. Dessa forma, Columbia também faz parte da Ivy League.

Alunos notáveis passaram por ela, como Barack Obama, Alexander Hamilton e Neil deGrasse Tyson.

E ai, gostou de conhecer as 10 melhores faculdades de economia do mundo? Leia também nosso post sobre as 10 melhores faculdades de economia do Brasil.

Related posts