Quando iniciamos os estudos no campo da Economia, um dos primeiros “termos” econômicos que temos contato é o PIB. Assim, temos a abreviação de Produto Interno Bruto.
Da mesma forma, no dia a dia das pessoas a expressão PIB é mais comum do que parece. Vemos ela quase todos os dias nos jornais, revistas e podemos até escutar no rádio.
Nesse post você vai aprender o que é PIB e qual a diferença entre o PIB Real e o Nominal.
O que é PIB?
PIB nada mais é do que a abreviação de Produto Interno Bruto, ou seja, tudo aquilo que foi produzido internamente no país.
Os economistas utilizam o PIB como medida de riqueza das nações, para saber o volume produzido em um determinado período. Dessa forma, costuma-se calcular o Produto Interno Bruto trimestralmente e divulga-se o resultado o período de um ano.
A riqueza do país depende de todos os bens e serviços destinados para o consumidor final produzidos no período. Ou seja, gastos com matéria-prima para a indústria não entram na conta.
Da mesma forma, considera-se apenas aquilo que foi produzido na fronteira geográfica do país, diferente do PNB.
Pib real x pib nominal
Para calcular o Produto Interno Bruto utilizamos identidades matemáticas, para representar os gastos do governo:
Y = C + I + G + NX
- Y – Renda/PIB
- C – Consumo
- I – Investimento
- G – Gastos do governo
- NX – Balança Comercial
A partir dessas identidades auferimos a renda do país no período.
PIB Nominal
Calculamos o PIB Nominal com base nos preços de cada ano. Contudo, a comparação entre anos nos fornece uma informação imprecisa a respeito da produtividade da economia.
Essa imprecisão se dá por causa da inflação.
Para evitar qualquer interpretação errônea, os economistas calculam o PIB Real. Ou seja, a medida do PIB que remove o efeito da mudança de preços no PIB Nominal.
PIB Real
Por outro lado, o PIB Real é utilizado para avaliações mais consistentes da variação do PIB. Já que este leva em conta apenas as quantidades produzidas dos bens, e não as alterações de seus preços no mercado.
Para o cálculo do PIB são utilizados diversos dados, alguns produzidos pelo IBGE e outros de fontes externas.
Deflator
A análise da variação do PIB exige o uso de um Deflator, ou seja, um índice utilizado para descontar o aumento dos preços, isolando o crescimento real das riquezas produzidas.
Assim, o cálculo do deflator do PIB é feito da seguinte maneira:
DEFLATOR = PIB Nominal ÷ PIB Real × 100
Qual sua importância?
Em síntese, o conhecimento desses cálculos é de importância para os economistas e estudantes de economia. A partir deles é possível fazer uma análise conjuntural da economia.
Da mesma forma, conhecer esses números é importante para o nosso dia a dia mesmo que para apenas interpretar o noticiário.
Sendo assim, conhecer tais ferramentas se faz cada vez mais importante, uma vez que são comuns as oscilações da economia.
E aí, entendeu as diferenças entre os dois? Compartilhe esse texto com os amigos!