As diferenças entre PIB Real e PIB Nominal

Quando iniciamos os estudos no campo da Economia, um dos primeiros “termos” econômicos que temos contato é o PIB. Assim, temos a abreviação de Produto Interno Bruto.

Da mesma forma, no dia a dia das pessoas a expressão PIB é mais comum do que parece. Vemos ela quase todos os dias nos jornais, revistas e podemos até escutar no rádio. 

Nesse post você vai aprender o que é PIB e qual a diferença entre o PIB Real e o Nominal.

O que é PIB?

PIB nada mais é do que a abreviação de Produto Interno Bruto, ou seja, tudo aquilo que foi produzido internamente no país.

Os economistas utilizam o PIB como medida de riqueza das nações, para saber o volume produzido em um determinado período.  Dessa forma, costuma-se calcular o Produto Interno Bruto trimestralmente e divulga-se o resultado o período de um ano. 

pib

A riqueza do país depende de todos os bens e serviços destinados para o consumidor final produzidos no período. Ou seja, gastos com matéria-prima para a indústria não entram na conta.

Da mesma forma, considera-se apenas aquilo que foi produzido na fronteira geográfica do país, diferente do PNB

Pib real x pib nominal

Para calcular o Produto Interno Bruto utilizamos identidades matemáticas, para representar os gastos do governo:

Y = C + I + G + NX

  • Y – Renda/PIB 
  • C – Consumo
  • I – Investimento
  • G – Gastos do governo
  • NX – Balança Comercial

A partir dessas identidades auferimos a renda do país no período.

PIB Nominal

Calculamos o PIB Nominal com base nos preços de cada ano. Contudo, a comparação entre anos nos fornece uma informação imprecisa a respeito da produtividade da economia. 

Essa imprecisão se dá por causa da inflação.

pib

Para evitar qualquer interpretação errônea, os economistas calculam o PIB Real. Ou seja, a medida do PIB que remove o efeito da mudança de preços no PIB Nominal.

PIB Real

Por outro lado, o PIB Real é utilizado para avaliações mais consistentes da variação do PIB. Já que este leva em conta apenas as quantidades produzidas dos bens, e não as alterações de seus preços no mercado.

Confused Thinking GIF

Para o cálculo do PIB são utilizados diversos dados, alguns produzidos pelo IBGE e outros de fontes externas.

Deflator 

A análise da variação do PIB exige o uso de um Deflator, ou seja, um índice utilizado para descontar o aumento dos preços, isolando o crescimento real das riquezas produzidas.

Assim, o cálculo do deflator do PIB é feito da seguinte maneira:

DEFLATOR = PIB Nominal ÷ PIB Real × 100

Qual sua importância?

Em síntese, o conhecimento desses cálculos é de importância para os economistas e estudantes de economia. A partir deles é possível fazer uma análise conjuntural da economia.

Da mesma forma, conhecer esses números é importante para o nosso dia a dia mesmo que para apenas interpretar o noticiário. 

pib

Sendo assim, conhecer tais ferramentas se faz cada vez mais importante, uma vez que são comuns as oscilações da economia.

E aí, entendeu as diferenças entre os dois? Compartilhe esse texto com os amigos!

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

O que foi os 50 anos em 5 do JK?

Próximo

O que é Teoria dos Jogos e por que ela importa tanto para a economia?