Há algumas semanas escrevemos sobre Outubro Rosa e como você pode ajudar através do Instagram. Porém, o que muitos não sabem é o tamanho do impacto que o câncer de mama traz para a economia nacional.

Assim, é estimado que o Brasil perde cerca de 2 Bilhões por ano com mortes ligadas a essa doença. Cada morte representa uma perda de 145 mil reais para a economia, sendo 14.026 mortes por ano aproximadamente.

Scared Asustad GIF câncer de mama

Os números realmente assustam, e é interessante saber como esses óbitos trazem esse impacto na economia. E nós iremos te explicar!

Como o Câncer de Mama traz tanto prejuízo?

O câncer de mama, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), foi o que mais causou óbitos em 2018. Dessa forma, grande parte dessa doença atinge a faixa da população economicamente ativa do país.

Pessoas que se encontram na faixa etária de 15 e 65 anos são consideradas aptas para o trabalho. Como resultado disso, muitas pessoas são atingidas pela doença dentro desse intervalo de idade, homens e mulheres, causando assim, um recuo na produtividade do mercado de trabalho.

Com isso, temos um prejuízo que recai sobre o governo de diversas formas. Por exemplo, uma pessoa acometida com a doença perde sua força de trabalho, assim perdendo também sua capacidade de consumo e não tendo uma projeção de ascensão salarial.

Prejuízo em Termos Numéricos

Em resumo, esse prejuízo que é de aproximadamente 2 Bilhões de reais por ano é causado apenas por um tipo de câncer. Dessa forma, se colocarmos em uma esfera mais ampla os números ficam ainda mais assustadores.

De acordo com o INCA, em 2018, 87 mil casos de câncer iriam acometer a população economicamente ativa do Brasil. Do mesmo modo, o Brasil perdeu cerca de 17 bilhões de reais por causa desse problema. Os números giram em torno de 200 mil reais por pessoa, que representa 0,21% da receita gerada.

Com isso, por mais que existam campanhas focalizadas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul (Combate ao Câncer de Próstata), o ano inteiro essas lutas devem ser priorizadas.

Washington Capitals Applause GIF by Capitals

Como minimizar esse prejuízo?

A melhor maneira de combater esse mal ainda é a prevenção. O câncer de mama é uma doença terrível, mas que com diagnósticos precoces, a chance de cura é muito alta. Por isso, o governo deve investir fortemente em uma conscientização da população.

Juntamente com esse Investimento, o governo pode também alocar recursos para a realização de exames e consultas. Assim, o índice de câncer de mama iria cair bastante, consequentemente, esse prejuízo iria diminuir.

Porém, esse problema não é apenas do Estado. Esse prejuízo também influencia muito a iniciativa privada. Em vista disso, mesmo não sendo o foco das empresas, elas podem investir nessa área de conscientização e de diagnóstico também.

Você também pode ajudar na luta contra o câncer de mama!

Nessa perspectiva, a ação individual também é muito importante. Primeiramente, se prevenir da doença é essencial. O autoexame e os exames regulares com especialistas ajudam e muito em um diagnóstico precoce para uma possível prevenção.

Algumas medidas do dia a dia também auxiliam a prevenção. Ter hábitos saudáveis, como fazer uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, não fumar, entre outros, faz com que você tenha qualidade de vida alta, tendo muito menos chance de ser vítima do câncer.

Do mesmo modo, o Outubro Rosa deixa em destaque diversas ONGsOrganizações Não Governamentais — que auxiliam na luta contra essa doença. Dessa maneira, você pode ajudar de diversas formas. Com doações, trabalhos voluntários, divulgação, entre outros. Você pode ajudar até pelo Instagram, para saber como clique aqui.

Assim, além de estar fazendo um trabalho social muito importante, você também estará ajudando a economia do Brasil e do Mundo.

Acompanhe mais de nossas postagens e siga-nos no Instagram: @boletimeconomico 😉