Desde criança, a maioria das pessoas já sabem da importância do dólar no mercado internacional. Consequentemente, a influência dos Estados Unidos do mundo é muito grande.
Diante disso, afim de diminuir esse fator de poder dos EUA, a China e a Rússia se juntaram contra o dólar.
Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico!
Como o dólar se tornou a moeda mais importante do mundo?
Antes de mais nada, é necessário entender o porquê do dólar ser a moeda mais influente no mundo. Dessa forma, tudo começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa havia gastado na guerra cerca de 500 bilhões de libras (lembrando que esse valor na época representa muito mais do que hoje).
Com a Europa destruída e sem dinheiro no pós-guerra, era necessário alguns acordos econômicos para a reestruturação do continente. Esse acordo foi o Bretton Woods.
Se você quiser saber mais sobre o Bretton Woods, clique no botão abaixo.
Resumidamente, o plano tinha como objetivo garantir uma estabilidade econômica internacional. Uma das medidas foi adotar o dólar como a referência de câmbio para deter a inflação.
Assim, com a economia da Europa devastada e a dos EUA em ascensão, com o dólar como a moeda estabilizadora do mercado internacional, a moeda se tornou a mais importante do mundo.
É importante lembrar que esse acordo aconteceu em 1944, ou seja, não tem nem 100 anos desde esse evento histórico.
Ou seja, nos olhares econômicos, isso é pouco tempo.
Por que a China está contra o dólar?
Desde 2018, Donald Trump (presidente dos EUA) e Xi Jinping (presidente da China), travam uma guerra comercial.
Essa Guerra é um dos maiores acontecimentos econômicos do Século XXI. Dessa forma, ela iniciou quando Trump impôs tarifas sobre produtos chineses, e, como retaliação, a China fez o mesmo.
Desde então começou uma série de medidas dos dois lados para prejudicar o comércio dos dois países com o mundo, por isso, uma guerra comercial.
Porém, essa guerra começou a se tornar ideológica, que chega a ser parecido com a Guerra Fria da década de 60.
Tanto que a corrida espacial é muito representada pela corrida para achar a vacina do Covid-19, nos dias de hoje.
Você pode saber mais sobre esse assunto clicando aqui.
Outro setores que estão sendo alvo nessa guerra são os aplicativos e programas chineses nos EUA. Para se ter uma noção, o TikTok, o Fortnite e até o League of Legends estão sendo ameaçados de serem usados nos EUA.
Com isso, uma das estratégias da China para desestabilizar os EUA, é tirar um pouco da importância do dólar no mercado.
Mas, como ela está fazendo isso?
A estratégia da China e Rússia
Assim, para realizar essa façanha, a China se aliou com rival histórico dos Estados Unidos da América, a Rússia, antiga União Soviética.
O primeiro passo foi diminuir o dólar entre os acordos comerciais entre si, para se ter ideia, o dólar teve uma queda de mais de 50% nas transições entre os dois países. Dessa forma, temos que lembrar que os dois são grandes potências mundias, e isso tem um peso gigantesco.
Por outro lado, diminuir a importância do dólar não é uma tarefa fácil, visto que quem o defende é a maior economia do planeta (e o maior poder bélico também!)
Para isso, a China e a Rússia estão criando um novo SWIFT.
Mas, o que é SWIFT?
SWIFT é um sistema interbancário que tem como objetivo facilitar a comunicação entre instituições de diferentes países, facilitando as transações entre eles.
O problema maior é, o SWIFT usado no mercado hoje é controlado pelos Estados Unidos, e, sofrer uma retaliação pelo “dono” do sistema, não é algo vantajoso para a China e a Rússia, visto que ele pode fazer retaliações aos dois países.
Dessa forma, os dois países estão loucos para criar um SWIFT e chamar de seu, sem dependência dos Estados Unidos.
Como fica o Brasil nessa história?
Bom, como somos um país dependente de outras economias no mundo, nós estamos a mercê dessa nova estratégia dos dois países.
Dessa forma, infelizmente não resta outra opção a não ser nos adaptar e aceitar todas as mudanças que o mercado internacional nos dá.
E você, o que achou dessa nova estratégia da China? Comente aqui para gente a sua opinião.
