Roi, querido leitor do BE aspirante a corretor da bolsa de valores. Se você já está curtindo nossos textos e temas do mercado financeiro e deseja trabalhar com isso, aqui estamos.

Pois bem, finanças é como a morena. Você se apaixona, mas ela não tão é simples. E, infelizmente, o mesmo vale para o moço interessante 😥.

trabalhar

Mas claro, nada é impossível e o difícil fica mais possível ainda quando você o entende. Sendo assim, vou te explicar com todo o coração. Verá como você pode começar e o que é preciso para trabalhar com mercado financeiro.

O mercado de trabalho

Bem, você deve perceber que no Brasil poucas pessoas investem, né? E isso é fato, melhor dizendo, menos de 50% dos brasileiros investem em algum produto e menos de 1% na bolsa. O que isso significa? Que a gente ainda tem muito pra crescer.

Consequentemente, a população vai demandar cada vez mais os serviços de um financista.

trabalhar

E como tudo em finanças “depende”, o seu perfil de trabalho depende da sua área de atuação.

Assim, como praticamente tudo que é bem físico pode ser renumerado, então existem vários setores de investimentos. Investir em empresas, imóveis, dívidas, etc. Então descobrir sua área de interesse é o primeiro ponto.

Entenda sobre FII, os Fundos de Investimentos Imobiliários.

Depois, uma questão de dedicação e disciplina. É extremamente necessário que você lembre que estará lidando com o dinheiro de pessoas que dependem dele.

Sim, é muita responsabilidade. Então é preciso que você tenha foco, conhecimento atualizado e muita inteligência emocional.

Por fim, a sua personalidade entra em jogo. Este é um mercado de trabalho até muito isonômico, quer dizer, os cargos são diferentes, mas são igualmente importantes. O que diferencia é seu interesse.

Isso porque você pode ser uma pessoa mais comunicativa e querer lidar com clientes ( como os corretores). Ou é mais introvertido e prefere trabalhar como analista.

Ou quer algo mais na prática e se tornar um gestor de investimentos… Mas! Para qualquer uma dessa atividades, é preciso uma certificação.

trabalhar

Certificações

Antes, de fato, esse é um mercado de trabalho que dá muita oportunidade. Visto que não é necessário ter o ensino superior completo para algumas certificações.

Entretanto, um curso de graduação agrega muito, principalmente um na área de gerenciais.

Contudo, o que realmente conta é a certificação que você possui. Só que, claro, se você está começando como estagiário, existem algumas empresas em que você não precisa ter certificação, mas, assim, é vantagem.

Então aqui estão algumas certificações e o que elas te permitem.

CPA 10

Certificação Profissional ANBIMA, é a certificação mínima obrigatória para que trabalha em banco. Ou seja, as pessoas que trabalham com distribuição de produtos de investimentos, estando em contato direto com o cliente.

office desk GIF by South Park

A prova é presencial, tem 50 questões e é preciso acertar 70% das questões.

CPA 20

É como a CPA 10, só que também permite a venda de produtos financeiros para clientes de renda mais elevada. Basicamente, para aquelas pessoas que são atendidos com um café expresso no banco.

Contudo, essa certificação já é bem vista pelas corretoras e seus escritórios, caso queira dar uma incrementada no currículo.

A prova é presencial, tem 60 questões e é preciso acertar 70% das questões.

CEA

Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA junta tudo das CPAs e ainda permite a você assessorar os gerentes de conta de clientes (os que trabalham com alguma CPA).

Para você que já tem uma noção boa de mercado financeiro e quer seguir nessa carreira (não nos bancos), essa talvez seja a melhor opção. Pois está acima da CPA 20 e mais próxima do trabalho de financista.

angry leonardo dicaprio GIF

A prova é presencial, tem 70 questões e é preciso acertar 70% das questões.

CGA

Certificado de Gestores ANBIMA. Como o próprio nome indica, é para aqueles que querem se tornar gestores. Ou seja, cuidar do dinheiro de terceiros, podendo tomar decisões de compra e venda pelos clientes.

Então essa certificação já não é tão indicada para quem está começando, mas para quem já tem um chão ai na área.

São 2 módulos com 60 questões cada e é precisar acertar 70% em cada módulo.

Ancord

Essa certificação te torna em um AAI, um Agente Autônomo de Investimento. Aquela famosa ideia do corretor, que corre atrás de clientes. E, com isso, o seu ganho depende deles.

Quer dizer, quanto mais clientes e quanto maior o dinheiro investido, maior poderá ser sua renumeração.

Isso porque um AAI faz indicação de produtos financeiros (as decisões são feitas juntas do cliente) e seu salário é baseado em comissão. Recebe uma porcentagem do montante financeiro dos clientes.

stock market stocks GIF by National Geographic Channel

Mas espera, se eles são autônomos, porque têm que trabalhar por comissão em escritórios? Porque o AAI tem que estar vinculado com alguma instituição financeira regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A prova tem 80 questões e é preciso acertar 70%  das questões.

CNPI

Certificação Nacional do Profissional de Investimentos. Esta é para os analistas. E, curiosamente, é uma certificação dividida. Quer dizer, tem a específica para quem quer trabalhar com análise fundamentalista e a certificação para os analistas técnicos.

Se deseja aprender a fazer uma análise fundamentalista, clique no botão abaixo.

Então, geralmente quando alguém fala de uma ação e deixa claro “não é uma recomendação de compra”, é porque ela não pode recomendar nada se não tiver permissão. E um analista com CNPI pode recomendar compra.

Season 9 Safe Deposit Krabs GIF by SpongeBob SquarePants

O estilo da prova varia, e é necessário ter graduação.

Pois bem, é mais simples do que você pode estar imaginando. O ponto principal para trabalhar com finanças é dedicação, assim como em qualquer trabalho. Se você está fazendo porque gosta, esse ponto vai ser ainda mais fácil de resolver.

Ah, detalhe, assim como em qualquer profissão, não faça pelo dinheiro. É um emprego comum, então você pode acabar se saindo muito bem financeiramente ou em um nível bom.

E agora que você está pronto para começar, e tem dúvida sobre o que as empresas desejam de você, clique aqui.

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.

• Parte 1

• Parte 2