Se curso já era famoso para os coachs e traders, agora com a pandemia virou queridinho de muita gente. E isso não tá errado, visto que quanto mais cursos você faz, mais irá aprender. Contudo, a internet não oferece apenas coisas boas.

E, por isso, o BE veio te apresentar quais são essas boas opções e te dar dicas para não cair em ciladas.

Baú Nostálgico #21: Ben 10

Como decidir fazer ou não o curso

Primeiro passo é reconhecer a instituição. É sempre bom procurar saber mais sobre quem está ofertando e onde estará colocando seus dados. Isso vale, principalmente, para cursos pagos, até porque ninguém que pagar por algo que não vale a pena.

Outro passo que indico é ver a ementa, o conteúdo que o curso está ofertando. A partir daí você terá uma noção se realmente vale a pena fazê-lo. Pois, dependendo do seu conhecimento, talvez seja necessário conteúdos mais avançados.

Além disso, as mídias na internet estão cheias de boas opções para conquistar conhecimento. Canais no youtube, artigos no google acadêmico, sites de informação, entre outras plataformas de conhecimento.

Youtube Dog GIF

Entretanto, sempre existe um contraponto. Nesse último caso, você pode se deparar com conteúdo rasos. Ou até vídeos de pessoas que, no fim das contas, vão falar “veja meu curso para saber mais”. Mas, pelo menos nesse caso houve uma amostra grátis para ter ideia se você vai gostar ou não do curso.

Outro ponto é justamente o marketing usado. Existem cursos com uma publicidade muito agressiva, de “invista com a gente e ficará rico em poucos meses”.

E, claro, isso não significa que o curso vai ser ruim, as vezes você pode acabar colhendo ótimos frutos dele. Apenas é preciso ter mais atenção com quem vende a ideia de “dinheiro fácil”.

conhecimento

Por último, eu sempre falo que investimentos é um mundo, né? Pois é, a gente pensa que sabe tudo, mas uma hora ou outra descobre uma coisa nova. Então, mesmo tendo conhecimento prévio do assunto abordado, é possível que você descubra novidades em um curso. Por isso que “conhecimento nunca é demais”.

Como escolher

Tudo na prática fica mais fácil, né? Então vou te mostrar como eu faço para tomar minhas decisões.

A preferência é sempre o curso com melhor custo de oportunidade pra mim. Digo, a minha escolha de fazer ou não o curso, baseado nos meus conceitos quantitativos e qualitativos.

Entenda 4 conceitos econômicos que vão te ajudar a tomar decisões.

Para aqueles que não possuem conhecimento avançado ou conhecimento algum, fica mais fácil na questão financeira. Isso porque cursos mais básicos usualmente são ofertados por menores preços. E, para exemplifica-los, vamos dividi-los dessa forma.

(os links abaixo direcionam especificamente para a página de cursos da instituição)

Iniciante

Nesse nível de conhecimento, facilmente encontra-se cursos gratuitos. Por exemplo, alguns órgãos oferecem cursos dessa forma, como:

CVM;

Bacen;

Já de empresas privadas, temos:

Yubb;

Udemy;

A Yubb é uma plataforma muito pouco conhecida. Mas oferta bastante cursos, desde gratuitos até pagos (a preços acessíveis). O conteúdo é bom e não possui um marketing agressivo. Olhei alguns cursos e quem apresentava eles pareciam bastante coerentes com o conteúdo.

Quanto a Udemy, verifiquei a empresa no Reclame aqui e com o passar dos anos ela foi ganhando cada vez mais prestígio. Ou seja, demonstra ser uma plataforma que está buscando melhorar cada vez mais.

Por fim, a FGV oferece um curso muito bacana sobre Como fazer investimentos (1).

rocket power nicksplat GIF

Intermediário

Neste caso, indico pesquisarem na Anbima. Isso porque a instituição já aborda assuntos mais específicos. Por isso é interessante já ter um conhecimento na área, para não ficar muito perdido.

Infelizmente, há quem diga que o conteúdo é um pouco superficial, mas pelo menos costumam ser gratuitos por 30 dias, além de oferecer conhecimento de qualquer forma.

Outra indicação são os cursos gratuitos e online da FGV, em que, na verdade, classificaria como iniciante. Mas, como também possui cursos mais específicos, é interessante deixa-lo aqui, desconsiderando, claro, o que já foi citado.

A Udemy, citada acima também, também possui cursos para quem já possui certo conhecimento. Como dica, dei início a um curso de introdução a Análise fundamentalista. Possui boa classificação, o professor é bem reconhecido na área.

Não sabe o que é análise fundamentalista? Tire suas dúvidas.

cursos

Avançado

Bem, aqui é aquele caso, né? Quanto mais específica a coisa fica, mais caro você paga por ela. Mas também, pessoas que buscarão esse tipo de conteúdo geralmente já estão inseridas no mercado, trabalhando com finanças.

Mas, como aqui todo mundo é curioso, vou indicar um curso, que tem boas avaliações. É sobre valuation, quer dizer, sobre como analisar o preço real de uma empresa. Falando assim parece fácil, mas é bem mais complexo e esse curso demonstra ser muito bom. É da EduFinance.

Outra dica é o curso do Luiz Fernando Roxo, muito conhecido por atuar com opções. Ah, mas não é opções binárias, não (para isso a gente já explicou sobre os perigos, só clicar aqui). Esse curso que estou falando é sobre mercado de opções, muito conhecido para fazer hedge, segurança da carteira de investimentos e afins.

cursos

E, como bônus, não podemos tirar o mérito da XP .inc, que transformou a XP educação em Xpeed School. Ela oferece desde o iniciante até o avançado e é muito bem recomendada.

Só dá pra aprender com curso?

Bem, esse último tópico já dei a dica lá em cima, né? Mas como não especifiquei bem, agora vou te dar umas dicas de onde buscar por fora. Inclusive essas dicas e outras estão na apostila de um curso de Introdução aos investimentos ministrado por mim (rs) e um amigo.

Se quiser ter acesso à apostila, entre em contato com o Boletim.

No youtube, posso citar:

  • MePoupe!
  • O Primo Rico
  • Economirna
  • Favelado Investidor
  • Explica Ana
  • Papo de Bolsa
  • Jovens de Negócios
  • Gustavo Cerbasi

Como conteúdo escrito, temos:

Por fim, espero que tudo isso tenha te dado uma animada para buscar conhecimento de formas mais densas. Pelo menos escrever esse texto me deu vontade de fazer um “bocado” de curso. Então, como de praxe, e bem a ver com o conteúdo, bons estudos e sucesso nos investimentos!

Até porque,

SENAI on Twitter: "Faça o curso. Vagas abertas em todo o Brasil:  https://t.co/i3mexDOj6C #SouSENAI #PeloFuturoDoTrabalho… "

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.