A pandemia do Covid-19 forçou o mundo e as pessoas mudarem totalmente seus hábitos. Dessa forma, não apenas no pessoal, mas o mundo dos negócios também está sofrendo uma mudança grande.

Mas, quais são essas mudanças e como elas irão influenciar nesse mundo pós-pandemia?

Hoje, no Boletim Econômico iremos fazer uma análise das possíveis mudanças que os negócios terão que adotar.

Home-Office

Esse sistema de trabalho já estava sendo discutido e adotado até mesmo antes da pandemia. No entanto, com a situação que estamos vivendo hoje, ele ganhou total evidência.

O sistema de Home-Office (“trabalho em casa”) tem muitos adeptos pelo simples fato de pessoas não verem mais sentido se deslocar para um local de trabalho.

Assim, o estresse que a pessoa passa no trânsito, o tempo gasto nesse trajeto, a preocupação constante com a aparência são alguns fatores que desgastava o modelo clássico de trabalho.

Porém, ainda existiam muitos receios de que não seria possível um sistema desse em uma grande empresa, e os seres humanos também têm muito medo de fazer grandes mudanças.

Por isso, quando a pandemia chegou e os negócios não tiveram outra alternativa a não ser adotar o modelo, viram que é possível.

Lógico que como não era todo mundo acostumado, a adaptação foi muito difícil. Mas, as pessoas estão começando a entender e gostar do sistema.

Dessa forma, uma semente pode estar sendo plantada na cabeça das pessoas. É realmente necessário trabalhar presencialmente sendo que eu posso fazer tudo da minha casa?

Home Office Work GIF by SWR3 negócios

• Veja também: Renda Brasil: Entenda a nova política pública do país

A Inteligência Artificial nos negócios

Infelizmente, uma das maiores mudanças na sociedade pós-pandemia será o contato humano.

Olha só, você consegue se imaginar indo em um supermercado da mesma forma que você ia antes da pandemia, sem todos os cuidados?

Será muito complicado voltarmos para o mundo que a gente vivia antes, por isso a Inteligência Artificial (I.A.) pode entrar com tudo.

Os veículos autônomos, por exemplo, serão mais comuns, entrando também no mercado de “delivery”. Com isso, as pessoas, que já estarão mais em casa por causa do home-office, irão utilizar um serviço de entrega sem entrar em contato com ninguém diretamente.

É muito futurístico isso, não é mesmo?

Mas, está mais perto do que a gente pensa, principalmente no “novo normal” do mundo. 

O Uber já fazia testes em carros autônomos e a Amazon já queria usar drones nas suas entregas.

O mercado financeiro é outro que já utiliza da ferramenta de I.A. e irá ficar cada vez mais comum esse uso.

As pessoas farão de tudo para evitar ir em agências bancárias (sinceramente, muitas já evitavam) e vão usar mais as plataformas digitais.

Dessa forma, tudo se articula para as pessoas fazerem tudo diretamente da sua casa.

the wave dancing GIF negócios

Quer saber como a Inteligência Artificial irá transformar o mercado financeiro? Clique no botão abaixo.

O mundo pós-pandemia

Tudo indica que o mundo depois do Covid-19 será totalmente diferente do que a gente vivia antes.

As pessoas farão de tudo para evitar contato com outras e evitar aglomerações. Dessa forma, esses foram apenas alguns exemplos de mudanças, alguns outros setores terão que se reinventar e demorarão muito para voltar ao comum.

Já parou para pensar o quanto vai demorar para poder ir em uma boate, ou show, onde você fica igual sardinha na lata?

concert party hard GIF

Outro setor que é muito querido aqui no Brasil é o de restaurante self-service, que muito dificilmente será liberado cedo, visto que você entra em contato com diversos utensílios que outras pessoas usaram para pegar a comida.

Bom, se ficarmos pensando muito é possível imaginar diversos setores que terá que mudar seus hábitos para um mundo totalmente diferente.

E você, gostou do texto? Conte para a gente aqui nos comentários.