Essa frase do titulo pode parecer intrigante. Sempre falamos que renda fixa é o investimento mais seguro que você pode ter na carteira.

Mas, sabia que o ouro pode ser um grande aliado quando a questão é proteção?

Pois é, acompanhe o texto e entenda o porquê.

A importância do Ouro

Bem, a gente via nas aulas de história as brigas que existiam pelo ouro, certo? Mas, por que isso? Bem, antigamente, o ouro era como uma “moeda universal”.

ouro

Dessa forma, comunidades diferentes podiam trocar seus produtos em troca de ouro. Substituindo aquela ideia de escambo, como: trocar carne por arroz. Assim, o metal foi se popularizando e ganhando muita importância.

Tanta importância, que isso se manteve até 1971. Quando o sistema Bretton Woods deu fim ao Padrão Ouro. Padrão, porque muitos países utilizavam o valor do ouro para precificar suas moedas. Melhor dizendo, as moedas eram lastreadas no metal.

• Veja também: 6 pontos para entender o que foi Bretton Woods e sua importância econômica.

Lastro, significa que algo vai ter uma referência. Assim, os países tinham uma quantidade em moeda equivalente a quantidade de ouro que possuíam em sua reserva. E, bem, apesar de não haver mais esse Padrão Ouro, o metal continua sendo importante para a reserva de um país.

ouro

Por que logo o Ouro?

Sabe quando em economia falamos sobre oferta e demanda? Então, o ouro é um material muito escasso, não é como a água que temos mais facilidade em acessar. Sendo assim, comprar água é barato, enquanto comprar ouro, não.

Além disso, como já falamos, historicamente, o ouro tem um peso. Há muito tempo que é  “moeda universal”, e muitos países o almejam na sua reserva. Além de, lógico, um luxo desejado por muitas pessoas.

Ou seja, essa combinação de pouca oferta e muita demanda, faz dele um ativo único (e caro).

ouro

Ouro como proteção

Dessa forma, é muito difícil que o ouro perca seu valor. Quer dizer que você guardar debaixo do seu colchão, mesmo que passe muitos anos, ele ainda poderá ser um bom ativo.

Além do mais, curiosamente, o ouro é um ativo muito procurado em momentos de crise. Isso porque, enquanto a moeda de um país desvaloriza, os preços das ações caem, ou a taxa de juros básica diminui, o ouro está lá, sendo quisto por vários lugares do mundo.

Olha como subiu em 2015 (o pico entre 2014 e 2016). Olha, então, 2020! Entre janeiro e maio o ouro já tinha batido 44% de valorização acumulada. Batendo sua máxima histórica.

É a crise, meu amigo. E, por isso, vamos em um ponto drástico: vale a pena?

suspense GIF

Vantagens e Desvantagens

Primeira vantagem é que dificilmente não terá demanda. Como falamos, basicamente, todo mundo quer ouro.

Em contrapartida, o preço não necessariamente vai ser o mesmo na venda, muito menos maior do que você comprou.

Mas, assim, grandes eventos afetam seu valor. Talvez se você tivesse ouro como reserva de valor (assim como os bancos nacionais) antes e vendesse ele nessa crise, poderia estar mais tranquilo.

E, por isso, ouro é investimento indicado para o longo prazo. Justamente por ser uma proteção.

E, aqui, reserva de valor não é reserva de emergência, não, ok? A reserva de valor é a capacidade de preservar seu poder de compra, e, por isso, “proteção”.

Dessa forma, o ouro te protege do mercado, já que existe uma tendência em estar bem quando os países e ativos estão mal.

Mas, ok, agora que entendeu tudo, como por isso em prática?

Como comprar ouro

Se você é de Belo Horizonte, com certeza já viu no centro pessoas falando “COMPRO OOOURO”. Então, evite esse tipo de negociação.

Mas será que essas pessoas estão tentando proteger suas carteiras de investimentos?

Assim, se for comprar deles, não é muito indicado. Isso porque o metal pode vir adulterado, misturado com outro mais barato. E, ai, você vai acabar perdendo na negociação. E essa não é a intenção. Então aqui vão três opções para você.

yeah GIF

Fundos de Investimentos

Escolha alguma empresa que possua fundos, como a XP ou BTG Pactual. Depois é só digitar no google, por exemplo, “XP Fundos”, e clicar no site correspondente. Se for certinho, vai encontrar uma lista com todos os fundos que ela possui disponíveis. Olha o exemplo no site da XP.

Vai haver um espaço para pesquisa no site, então procure por “ouro” e voia là. Mas, lembre-se, fundos cobram taxas, então fique atento a elas.

Físico

Outra opção é a mais arcaica. Comprar ouro físico e guardar em um cofre (de preferência, né?). Essa opção não seria muito segura (sendo uma desvantagem), mas, pelo menos, não seria necessário pagar nada além, como as tais taxas.

Existe, inclusive, sites que fazem essas vendas, como por exemplo, o Ourominas.

Na B3

Mercado futuro: olha, se você acompanha o BE e ainda tá com dúvida sobre o que é Mercado Futuro, indico voltar uns textos e ler esse aqui, porque ele explica tudinho. Mas, dando um spoilerzinho, nesse mercado há a negociação de commodities e afins. Ou seja, lá está o ouro.

O código de negociação é OZ1, com lote padrão de 1 contrato, sendo negociado 250g de ouro fino.

A vista: assim como o caso dos nossos amigos do centro. Na hora. Curiosamente, a liquidação pode ser feita de forma física ou financeira e o prazo é D+1. Ou seja, você vende e recebe o valor em até um dia útil. Por último, os códigos de negociação são os seguintes:

  • Lote Padrão de 250g – OZ1D
  • Fracionário de 10g – OZ2D
  • Fracionário de 0,225g – OZ3D

Lembrando que nem todas as corretoras permitem a negociação direto do homebroker, digo, pela plataforma digital. Algumas necessitam que você entre em contato por telefone. Isso porque a negociação é feita diretamente com a mesa de operações.

Para ver mais opções pera B3, clique aqui.

ouro

Ah! Detalhe, todas as opções acima precisam ser declaradas no imposto de renda (normal, tá?).

Por fim, se não quiser ir por nenhum dos métodos acima, você pode também tentar ir no programa do Silvio Santos ?.

Mas, brincadeiras a parte, espero que tenha ficado claro a importância do ouro. Não só para o resto do mundo, como para você também. Então bons investimentos! E desejo ótimas escolhas, aliás.

Beijinho Silvio Santos GIF - Silviosantos - Discover & Share GIFs

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.