A previsão do crescimento da economia mundial, é um indicador econômico divulgado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Da mesma forma, este indicador busca mostrar a situação do desenvolvimento econômico em escala global. Envolvendo acordos, crises, tratados e todos os tipos de relacionamentos político-econômicos dos países.

Compreender todos os contextos macroeconômicos é uma das grandes barreiras para os profissionais envolvidos direto ou indiretamente com a economia.

Devido a isso, pensamos em elaborar essa matéria, para que você possa compreender um pouco desse fator econômico mundial, a previsão do crescimento da economia mundial. 

Redução da previsão do crescimento da economia mundial

Este indicador é divulgado pelo FMI, em forma percentual (%) todo o semestre através do World Economic Outlook. Dessa forma, no ultimo semestre de 2018 foi previsto uma taxa de crescimento global de 3,7%, caindo para 3,5%, o crescimento mais baixo da década.

Contudo, outros Órgãos internacionais como Banco Mundial e OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) também analisaram este indicador. Consequentemente, também reduziram as suas previsões para 2019.

Dessa forma, o FMI afirma que os valores não foram tão baixos quanto na recessão global. E para que você compreenda melhor, vamos explicitar alguns ocorridos que afetaram este índice.

Causa

Quando falamos de economia, e principalmente mundial, todas as ações políticas refletem no sistema econômico. Ainda mais, quando tratamos das grandes potencias mundiais.

Sendo assim, dois grandes e principais fatores que norteiam essa baixa econômica mundia é incerteza do Brexit. Em síntese, caso o Reino Unido se desvincule do União Europeia – UE, ocasionará em um déficit econômico para ambos.

Além disso, outro fator importante é a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Para saber mais sobre esse acontecimento clique aqui.

Portanto, o cenário econômico mundial tem sofrido com tantas mudanças e enfrentamentos políticos. Com isso, os países estão apontando uma nova recessão econômica, principalmente os europeus.

Nos fale nos comentários o que achou 😊