Sempre que os  jornais falam sobre a tão conhecida “alta do dólar”, eles estão tratando da cotação do dólar comercial frente ao real. Dessa maneira, é o preço da moeda norte americana em relação ao real brasileiro.

Porém, se você resolver viajar hoje para o exterior (melhor deixar isso para o fim da quarentena) o valor do dólar é diferente do que você viu no  jornal. Por que isso acontece, afinal?

Nesse post vou te explicar a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo.

Dólar Comercial

O dólar comercial é o valor do dólar frente ao real que varia de acordo com a política cambial brasileira. Esse valor depende do câmbio entre as moedas.

Informados sobre o que é câmbio, sabemos que o Brasil adota o Câmbio Flutuante como padrão. Assim, o valor do real frente a outra moeda é regulado pelo mercado.

Ou seja, um exemplo prático é que, quanto mais dólar na economia, menor será o seu valor em relação ao real. Da mesma forma, quando menos dólar na economia, maior será o valor do dólar em relação ao real.

O dólar comercial então é o valor utilizado para as transações de bens e serviços, como exportações e importações. Ou seja, é o valor que as empresas utilizam para comercializar  seus produtos com  o exterior.

dólar

Dólar Turismo

O dólar turismo, ao contrário do que podemos pensar, representa a mesma moeda que o dólar comercial.

Dessa forma, o dólar turismo é adquirido por pessoas físicas que pretendem viajar para o exterior com dinheiro em espécie. E até mesmo em cartões de crédito pré-pagos.

Entre as principais diferenças do dólar comercial e do turismo, está o fato de que o valor do dólar turismo é mais alto.

Por que isso acontece?

Isso ocorre porque o dólar turismo, como é utilizado normalmente por pessoas físicas em suas viagens para o exterior, apresenta um menor volume de transações em relação ao dólar comercial.

Ou seja, isso faz com que seu valor seja mais alto.

Outros fatores que explicam ao valor mais alto do dólar turismo são as casas de câmbio. As casas de câmbio são reguladas pelo Banco Central, e tem permissão para comercializar dólar com pessoas físicas.

No valor do  dólar turismo, estão imputados os custos administrativos das transferências, impostos, importação do papel moeda, entre outros.

Assim, quando vamos viajar para o exterior, é a cotação do turismo que nos importa.

dólar

Dólar Paralelo

Ainda existe outra “cotação” para a moeda americana.

Dólar paralelo é toda moeda comercializada de maneira ilícita, sem a aprovação do Banco Central.

Nos anos 90 era muito comum as pessoas procurarem doleiros para comprar dólares clandestinamente, para fugir da instabilidade da moeda brasileira na época.

Porém, como hoje o Brasil apresenta uma economia mais estável não é tao interessante optar pelo caminho da clandestinidade. O “preço” pode sair bem mais caro.

Conclusão

O importante é sempre estar ligado nas notícias econômicas, para saber o que  acontece no Brasil e no mundo.

Da mesma forma, mais importante que isso é saber como a economia afeta o seu dia a dia.

Nesse post, aprendemos como é definido o valor do câmbio e qual deles é  importante para nosso dia a dia.

Você tem mais alguma dúvida sobre o câmbio? Deixe nos comentários.

Leia mais: