Você pode encontrar em qualquer livro a definição de Economia como a ciência que estuda como alocar os recursos escassos. Porém, você sabe o que são recursos escassos? O que é escassez?

Escassez é um conceito essencial no dia a dia de um economista, e permeia todo o pensamento econômico. Pode ser visto na dinâmica das grandes economias bem como na vida das famílias.

Pensando nisso, o BE decidiu criar o ECONOMÊS, uma série de esclarecimentos sobre termos desconhecidos usados pelos economistas.

Significado

Antes de mais nada, a palavra escassez significa qualidade, característica ou condição de escasso. Ou seja, algo que e apresenta em pequena quantidade.

Algo limitado.

A humanidade convive com um estoque limitado de recursos naturais, não renováveis. Recursos esses que um dia não estarão mais a disposição das pessoas.

Podemos falar por exemplo do Petróleo!

O petróleo é um combustível fóssil que foi originado a partir da transformação de matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos.

oil santa rita film GIF by The Iron Orchard

Dessa maneira, petróleo não é algo que podemos facilmente conseguir do dia pra noite. Ele representa um recurso escasso, e devemos utiliza-lo da maneira mais eficiente possível.

Economia e Escassez

Economia estuda então como a sociedade deve alocar seus recursos escassos da melhor maneira possível. Dessa maneira o objetivo principal do economista é fazer mais com menos.

Os recursos que as grandes economias possuem, como é o caso da matéria prima, devem ser suficientes para as gerações futuras. Assim devemos pensar como podemos nos desenvolver de forma sustentável.

Ecovidrio planeta reciclaje reciclar vidrio GIF

Se desenvolver de forma sustentável significa antes de mais nada garantir que o crescimento seja contínuo. Ou seja, que os recursos sejam suficientes para um processo longo e duradouro.

Na economia temos como produtividade a capacidade de transformar insumos (matéria prima) em produto. Em vista disso podemos observar que quanto maior a produtividade, maiores serão os ganhos.

Quanto mais se produzir com a mesma quantidade de matéria prima, maior será a Oferta.

Você acha que esse post foi útil? Deixa ai nos comentários sugestões de temas para o Economês 😉