Se você já tentou se aprofundar em algum assunto de economia, deve ter dado de cara como a frase, Ceteris Paribus. Mas qual seu significado?

Pensando nisso, o BE decidiu lançar o ECONOMÊS, uma série de esclarecimentos sobre termos desconhecidos usados pelos economistas. Nesse post falaremos sobre a frase queridinha dos professores de economia.

Pra que serve essa expressão?

Antes de mais nada, Ceteris Paribus é uma frase em latim que significa “Tudo o mais constante”. Ou seja, todas as outras coisas mantidas constates.

Dessa maneira, utilizamos muito essa frase para explicar algum modelo econômico de maneira mais simplificada.

Mantidas todas as outras coisas constantes. Podemos por exemplo explicar as teorias econômicas mantendo de fora todos os outros fatores que possam influenciar no resultado.

ceteris paribus

Quando é utilizado o ceteris paribus?

A economia utiliza então o termo ceteris parius para construir modelos econômicos. Dessa forma, todos os fatores de fora que chamamos de “externalidades”, deixamos de fora do modelo.

Os modelos microeconômicos que trazem a formação dos preços, apresentam curvas de oferta e demanda.

Dessa maneira podemos explicar, ceteris paribus, como a demanda e a ofertam se equilibram de acordo com o preço:

  • Se a oferta de um produto diminui, os preços aumentam;
  • Se a demanda de um produto aumenta, os preços diminuem;
  • Se a oferta de um produto aumenta, os preços diminuem;
  • Se a demanda de um produto diminui, os preços aumentam.

Porém, caso não fosse utilizado o conceito de ceteris paribus, não poderíamos determinar que essas variações sempre aconteceriam.

Os modelos macroeconômicos por exemplo, deixam de fora as instabilidades políticas.

Dessa forma, os modelos macroeconômicos utilizam o conceito de ceteris paribus para criar seus modelos.  Já que a macroeconomia trata da economia como um todo, são infinitos os fatores externos que podem dificultar sua análise.

As instabilidades políticas por exemplo fazem com que os Agentes Econômicos prevejam o pior, e ajam de forma inesperada. Essas instabilidades podem influenciar diretamente no câmbio, na taxa de juros e diversos outros indicadores macroeconômicos.

A Importância do ceteris paribus para o estudante de Economia

Além da utilização na criação dos modelos econômicos, o conceito de ceteris paribus é importantíssimo para a formação do economista.

Dado o grande número de fatores que interferem na economia, o conceito de tudo o mais constante permite entender as variações isoladas.

Ou seja, entender cada fator que influencia isoladamente o mercado para ter a capacidade de entender como todos os fatores vão influenciar juntos a economia. Já que a principal característica do economista é compreender como cada ação individual interfere na economia.

E aí, o que achou do post? Deixa sua opinião nos comentários. 😉