Você já ouviu os termos “manufatura” ou “manufaturado” antes? Sabe o que eles significam?
Foi pensando nisso que o BE criou o ECONOMÊS, uma série sobre termos não tão conhecidos usados na economia.
O que é Manufatura?
Em primeiro lugar, precisamos entender de onde vem o termo “manufaturados”. A manufatura é uma forma de se produzir mercadorias de forma organizada. Ainda mais, para se fazer este tipo de produto é necessária uma produção em fases especializadas.
Isso significa que, em um sistema destes, existe a divisão do trabalho. Cada fase é composta por trabalhadores especializados naquela parte da criação e montagem da mercadoria.
Quais as características de um produto manufaturado?
Acima de tudo, esses produtos são produzidos em larga escala, em série e se forma padronizada.Dessa forma, os produtos manufaturados tendem a ter classes específicas, e serem iguais dentro dessas classes.
Antes da Revolução Industrial, os manufaturados eram produzidos com as mãos. Logo após, estes produtos passaram a ser produzidos com máquinas. Atualmente, em um sistema de manufatura, as mercadorias podem ser produzidas com as mãos ou por meio de máquinas.
O importante é: elas precisam ser padronizadas, bem como produzidas em série. Ainda mais, produtos manufaturados sempre demandarão mão-de-obra com alta especialização. Essa é a grande diferença de manufaturados e commodities.
Enquanto uma commodity está em estado bruto, a manufatura é a mercadoria já trabalhada. Por isso, manufaturas precisam de mão-de-obra especializada.
Quais são os produtos manufaturados?
Hoje, existem vários produtos que se encaixam nas características dos produtos manufaturados.
Portanto, vamos citar alguns dos mais famosos.
- Medicamentos
- Peças de veículos
- Veículos
- Circuitos eletrônicos
- Motores em geral
- Objetos de plástico já com forma
Em vista disso, manufaturados são mais caros que commodities. Por isso, países lutam para conseguir especializar mais seus trabalhadores e produzir cada vez mais estes produtos.
Atualmente, o Brasil, por exemplo, exporta muito mais commodities que manufaturados.