Você já ouviu os termos “manufatura” ou “manufaturado” antes? Sabe o que eles significam?

Foi pensando nisso que o BE criou o ECONOMÊS, uma série sobre termos não tão conhecidos usados na economia.

Resultado de imagem para thumbs up gif

O que é Manufatura?

Em primeiro lugar, precisamos entender de onde vem o termo “manufaturados”. A manufatura é uma forma de se produzir mercadorias de forma organizada. Ainda mais, para se fazer este tipo de produto é necessária uma produção em fases especializadas.

Isso significa que, em um sistema destes, existe a divisão do trabalho. Cada fase é composta por trabalhadores especializados naquela parte da criação e montagem da mercadoria.

Quais as características de um produto manufaturado?

Acima de tudo, esses produtos são produzidos em larga escala, em série e se forma padronizada.Dessa forma, os produtos manufaturados tendem a ter classes específicas, e serem iguais dentro dessas classes.

BeClub, Doença Holandesa

Antes da Revolução Industrial, os manufaturados eram produzidos com as mãos. Logo após, estes produtos passaram a ser produzidos com máquinas. Atualmente, em um sistema de manufatura, as mercadorias podem ser produzidas com as mãos ou por meio de máquinas.

O importante é: elas precisam ser padronizadas, bem como produzidas em série. Ainda mais, produtos manufaturados sempre demandarão mão-de-obra com alta especialização. Essa é a grande diferença de manufaturados e commodities.

Enquanto uma commodity está em estado bruto, a manufatura é a mercadoria já trabalhada. Por isso, manufaturas precisam de mão-de-obra especializada.

Manufatura

Quais são os produtos manufaturados?

Hoje, existem vários produtos que se encaixam nas características dos produtos manufaturados.

Portanto, vamos citar alguns dos mais famosos.

  • Medicamentos
  • Peças de veículos
  • Veículos
  • Circuitos eletrônicos
  • Motores em geral
  • Objetos de plástico já com forma

Em vista disso, manufaturados são mais caros que commodities. Por isso, países lutam para conseguir especializar mais seus trabalhadores e produzir cada vez mais estes produtos.

Atualmente, o Brasil, por exemplo, exporta muito mais commodities que manufaturados.