Você já ouviu falar sobre “agentes são irracionais”? Então, isso é uma frase muito falada nas finanças comportamentais, parente da economia comportamental. Esse estudo explica como a maioria das pessoas agem com finanças e, de certa forma, acaba ensinando sobre como não agir.

Aliás, por que você ainda não investe?

Dizem que esses estudos são feitos desde Adam Smith, pai da economia moderna. Contudo, foram Kahneman e Tversky que deram força ao movimento, ganhando o nobel de economia em 2002.

Outro nobel foi para Richard Thaler em 2017. Por isso, continue lendo e teste se suas escolhas são racionais ?

Adam Smith GIF - Find & Share on GIPHY

Como surgiu a Economia Comportamental?

Para começo de conversa, na economia tradicional temos a ideia do homo economicus. Ela diz que a pessoa é capaz de tomar decisões racionais e tem capacidade infinita de obter e processar informações. Isso também é abraçado pela teoria dos Mercados Eficientes.

A explicação dessa teoria dos mercados está no próprio nome. Quer dizer, todos os agentes (no caso, investidores) recebem as mesmas informações ao mesmo tempo. Além disso, os preços dos ativos são coerentes aos valores das empresas, pois os mercados são eficientes.

Mas será que são mesmo, ou vemos algumas ações valendo mais que a própria empresa?

financeiro

Aí é que temos a Economia Comportamental discordando. Assim, até que faz bastante sentido, né? Nós somos irracionais em finanças.

Vemos no nosso dia a dia isso quando compramos uma coisinha aqui, outra ali, porque, afinal, são só umas moedinhas… e pode discordar, mas na maioria das vezes isso é uma atitude irracional e você toma essas atitudes sim, que eu sei.

Melhor falando, você muitas vezes não sai comprando um doce porque está com fome e precisa saciar isso.

Mas porque você viu aquele precinho, aquele marketing bem feito que acabou criando a vontade em você de comer aquele docinho, hmmm… Até deu vontade agora, não foi? haha.

Agora, quebrando a outra ideia: as pessoas não obtêm as mesmas informações e nem na mesma hora. Primeiro que nem todo mundo tem acesso à toda informação. Segundo que existe “informação privilegiada”. Sendo assim, temos a economia comportamental quebrando alguns conceitos e trazendo novas teorias para a nossa vida.

spongebob squarepants rainbow GIF

Teoria do Prospecto

Feita pelos teóricos, capazes de conquistar o nobel de economia em 2002, prospecto também significa previsibilidade. Dessa forma, o estudo mostra as tendências de escolhas feitas pelos agentes. E, para entender melhor, vou te fazer dois pedidos.

Exemplos

Primeiro pedido: Pensa nessa hipótese. Você tem duas opções: receber 800 reais, ou eu jogar uma moeda e, por um acaso, se ela der cara, você recebe 900 reais.

comportamental

É imaginado que você prefira os 800, porque as pessoas têm aversão ao risco. Quer dizer, elas acham preferível ter um dinheiro certo, do que correr o risco de não ter.

O contraponto é: se você já tem nada, e se pela segunda opção der coroa, então você não perde, só deixa de ganhar. E, caso dê cara, você maximizou o seu ganho.

Agora outra pergunta. Leia com calma.

Imagina que você ganha uma nota de 50 reais de aniversário e assim resolveu gastar tudo em ações do Boletim, vamos chamar de BOTM3F.

Há dois dias você comprou a 5 reais a ação. Ontem chegou a 6 reais e você vendeu. Foi super emocionante, né? Você ganhou 10 reais de lucro! Ai hoje, a 6 reais, você compra mais 10 ações de BOTM3, só que ela caiu para 5 e você vendeu. Perdeu 10 reais. Como você se sente com isso?

wolf of wall street omg GIF

Entenda mais sobre ações clicando aqui.

É, sentir bem que não foi, né? E em relação ao seu ganho anterior? Você sentiu que ficou mais triste perdendo os 10 reais do que ficou feliz ganhando? Isso é o normal de acontecer, porque a emoção quando se perde é muito maior e dolorosa do que a alegria de vencer. Mesmo que você tenha ficado com a mesma quantidade que tinha no início.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor. Qualquer coisa é só pôr a legenda ?

Nudge

Não é isso que você tá pensando nããão! É nəj que pronuncia (peguei no google). Mas assim, a tradução literal é “cutucada”. Só que, por favor, estamos aqui é induzindo o agente a algo.

Parece até uma estratégia de marketing, mas foi mais um termo abraçado pelo nobel de economia em 2017, por muito mais motivos.

Isso porque Thaler, vencedor do prêmio, estudou os métodos de decisões de consumo das pessoas e como eles podem ser influenciados. E esse estudo, além de contribuir para economia comportamental, vale para você refletir antes de investir, para fazer sua poupança, economizando nos gastos.

idea aladdin GIF

Primeiro: aposto que você já viu esse caso. O caso de quem chora um desconto de 100 reais quando o produto custa 1000 reais, mas não quando ele custa 3000. Neste ponto, as pessoas vêm a relação de 100 para 1000 com muito mais sacrifício do que de 100 para 3000.

Porque se já está pagando 3000, 100 parece pouco. Mas acontece que 100 continua sendo 100 reais, ou seja, o impacto financeiro é o mesmo.

Outro caso extremamente relevante são os das parcelas. Vamos usar os mesmos 1000 reais. É normal que uma pessoa não veja os 1000, mas veja que está pagando 100 reais por 10 meses. E, neste caso, é muito mais fácil tirar 100 reais todo mês do que pensar que está tirando 1000. Só que, no final, o gasto é o mesmo.

comportamental

Por fim, a tese defendida é muito maior, mas esses são pontos que realmente assistimos acontecer. E, de fato, eles afetam as finanças pessoais de cada indivíduo. Logo, nós aceitamos esses métodos de manipulação e acabamos, de certa forma, perdendo para eles.

Além disso, você sabe como se proteger das crises? Clique aqui.

Como agir no mercado

Bem, como já dizia Sócrates: “Só sei que nada sei”. E talvez essa seja a frase mais racional que um ser racional possa dizer. Dessa forma, a conclusão que chegamos é que às vezes somos irracionais sim, inclusive nas finanças. Obrigada economia comportamental pelo tapa de luva.

Sendo assim, a melhor forma de resolver isso é reconhecendo nossos erros e nossas emoções. Parece até papo de psicólogo, mas é o que são os vencedores do nobel, psicólogos. E, de fato, precisamos repensar as atitudes e agir com frieza, acima das emoções.

comportamental

Então, se você está fazendo uma poupança, não saia por ai gastando os seus trocados à toa. Se você compra uma ação e ela está caindo, vender pode ser a última das boas opções, aguarde! Por fim, entenda que se você não perde financeiramente, você não perde.

Uma ação sobe uma hora, outra cai, outra sobe… você ainda vai conseguir recuperar o ganho.

Sendo assim, economia comportamental ainda é uma linha nova, mas já ensina muito. Faça contas, não caia no marketing ou numa vontade criada. Economize. E assim, invista.

Reconheça que você não terá todas as informações e pode ver sua ação desvalorizando. Então pare, respire, leia mais e tome a melhor decisão, vai dar bom.

Deixe nos comentários o que você achou do texto!