O Banco Inter acaba de lançar uma nova modalidade de conta, a conta Kids, focada na educação financeira infantil.

Dessa forma, os titulares da conta do Banco Inter podem estender seus benefícios para seus filhos ou menores sob sua guarda.

Os benefícios da conta Kids incluem: conta individual para o menor, acesso à plataforma de investimento do Banco Inter e titularidade do cartão de débito. Do mesmo modo, é a oportunidade perfeita para ensinar sobre educação financeira infantil.

Nesse post vamos te mostrar todos os benefícios da nova conta Kids, e como isso impacta o desenvolvimento das crianças.

Como é a vida financeira dos brasileiros?

As pesquisas da CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontam que, em agosto de 2019, 64,8% das famílias brasileiras estavam endividadas.

A princípio, essas dívidas são representadas por cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais, prestações do carro e seguro.

Os dados recentes da pesquisa, feita em março desse ano, apontam que 66,6% das famílias estão endividadas. Porém, esses dados sofrem distorções devido a atual pandemia do coronavírus.

Da mesma forma, o número e brasileiros que investe na bolsa bateu o recorde em outubro do ano passado superando então o número de pessoas encarceradas no país. O número de investidores na bolsa que era de 500 a 600 mil entre 2010 e 2017, era menor que o número de presos no país.

Em abril desse ano a bolsa brasileira bateu um novo recorde, atingindo a marca de 2,39 milhões de investidores. Esses resultados são bem vindos, porém, ainda representa uma parcela muito pequena da população.

De acordo com a projeção de população do IBGE para o ano de 2020, esse número representa um pouco mais de 1% da população. Enquanto isso nos EUA metade da população investe em renda variável, já na Europa e na Ásia e proporção varia entre 20% e 30% da população que investe.

Outro dado impressionante aponta que 56% dos brasileiros acreditam que vão viver apenas as custas do governo quando chegarem a aposentadoria. Ou seja, não possuem nenhuma reserva financeira para o momento em que se aposentarem.

Qual a importância da educação financeira?

Como vimos anteriormente, a vida financeira dos brasileiros é bem complicada. Grande parte da população não tem acesso a conhecimentos básicos de educação financeira.

Dessa forma, o MEC anunciou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de educação financeira desde o ensino fundamental até o médio.

Educação financeira infantil

A BMCC norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas das escolas da rede pública e privada.

Assim, os conceitos básicos de economia e finanças serão incluídos na unidade temática de matemática. Da mesma forma que poderão ser assuntos tratados nas disciplinas de história, geografia,  etc.

Essa medida mostra a preocupação do país com as futuras gerações de pessoas economicamente ativas.

Um projeto piloto coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) feito entre 2008 e 2010 levou o ensino da educação financeira para 20.000 estudantes brasileiros.

Como resultado, rendeu ao Brasil a referência sobre essa modalidade de ensino no relatório The impact of high school financial education – experimental evidence from Brasil (O impacto da educação financeira no ensino médio – a experiência do Brasil, em tradução livre), do Banco Mundial.

O relatório destacou como o programa aumentou o conhecimento sobre educação financeira de 0,25% para 1,4% de tendência a economizar em compras, melhor planejamento financeiro futuro e maior participação em decisões financeiras em casa.

Como abrir uma conta infantil?

Para  abrir uma conta Kids no Banco Inter, é necessário apenas o acesso pelo aplicativo no celular do titular da conta. Assim, o processo para abrir uma conta Kids é semelhante à abertura de uma conta digital inter.

É possível fazer tudo pelo celular.

Só precisa preencher os dados da criança ou adolescente no aplicativo, lembrando que é necessário que o menor tenha CPF e RG.

Depois é  só enviar uma selfie e os documentos do menor de idade e do responsável e esperar a aprovação. Se a conta não for aprovada relaxa, depois de 180 dias é tem como fazer uma nova solicitação.

Quais os benefícios da conta infantil?

A princípio, para os menores de idade que não foram emancipados é permitido apenas a titularidade do cartão de débito. Seu filho vai receber um cartão personalizado, pra não ter que andar com dinheiro no bolso.

Conta financeira infantil no Banco Inter

A conta Kids também permite o acesso à plataforma de investimentos do Banco Inter, a PAI. Por ela é possível o acesso a investimentos de renda fixa, fundos de investimento e previdência privada para que seu filho comece a planejar o futuro e tenha uma educação financeira infantil correta.

Ainda mais, seu filho vai ter toda a estrutura de bancária e de atendimento do Banco Inter. Tudo isso gratuito.

Confere tudo isso lá na página do Banco Inter.

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!