05 Jogos com simulações complexas de economia

Você gosta de jogar videogame? Quem não gosta? Os jogos se tornaram muito presentes nas vidas das pessoas, principalmente por conta da pandemia que se alastrou no mundo inteiro. 

Às medidas de distanciamento social fizeram que muitas pessoas passassem mais tempo dentro de casa — consequentemente, jogando videogame

Além do aumento na atividade, o coronavírus impactou o mercado de jogos de outras maneiras.

Em linhas gerais, diversos estudos relataram a importância dos jogos na educação. Auxiliando no desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, agilidade, concentração, entre outros. 

Assim, podemos constatar que os jogos, definitivamente, não podem ser ignorados no ambiente escolar.

Por isso, no artigo de hoje, nós do boletim vamos descrever 5 jogos de simulação económica para jogar e aprender nessas férias. Vem com a gente! 

QUAL A FINALIDADE DOS JOGOS DE SIMULAÇÃO?

Antes de começarmos a nossa lista, é importante nos explicar a importância desse estilo de jogo na vida das pessoas.

Em linhas gerais, os jogos melhoram o aprendizado e treina as habilidades mentais. E por meio das simulações, faz com o que o jogador tenha uma interação com situações definidas, saindo da teoria e pondo a mão na massa.

Assim, esse tipo de ação visa resultados dos jogadores, sendo o objetivo do jogo estimular a capacidade já existente de cada jogador. 

Seus desafios estimulam os jogadores e permite que eles vivam assuntos e cenários das mais diversas áreas, incluindo a econômica. 

Com base nisso, vamos citar aqui alguns jogos de simulação de economia para jogar, se divertir e aprender. 

EVE Online

Poucos são os jogos que possuem uma elaborada, verdadeira estrutura econômica de grande porte dentro de seus sistemas. Um dos grandes destaques é a economia do fascinante EVE Online.

EVE é um MMO online desenvolvido pela islandesa CCP Games e lançado em 2003 que foca na exploração espacial, batalhas contra outros jogadores (PVP) e mineração. 

Entretanto, o que chama atenção no jogo é a sua economia. Diferente de outros jogos, a economia de EVE Online possui sistemas de mineração de matérias-primas e fábricas que produzem tudo no jogo; desde naves, armas, até munições.

Seguindo um “simples sistema” de Oferta e Demanda, similar à vida real, o jogo realiza relatórios econômicos mensais tratando de assuntos como taxas de serviços, valores de transações por categoria em cada região, produção e destruição de materiais, etc. 

Mas nada disso se compara à maior sacada na época. Eles perceberam a demanda por moedas por parte dos jogadores que não têm tempo para dedicar às tarefas proposta pelo jogo para ganhar dinheiro.

Eles criaram uma moeda chamada PLEX sendo que você para comprar elas com dinheiro real, podendo até bancar a mensalidade do jogo. 

RECETTEAR: An Item Shop’s Tale

RECETTEAR: An Item Shop’s tales é um jogo de RPG peculiar, onde além de mergulhar em uma aventura em infinitas masmorras cheias de inimigos e tesouros você terá que gerenciar sua própria loja de itens para fornecer suprimentos a outros que passam pela vila.

A história do jogo é simples, você encarna a personagem Recette, uma menina que foi “abandonada” pelo pai (que desejou virar aventureiro) e que lhe deixou como presente uma dívida gigantesca que veio ser cobrada por Tear, uma fada que trabalha para a casa de cobrança de onde o pai pediu dinheiro. Juntas elas transformam a casa de Recette em uma loja de itens chamada “Recettear”.

Assim, você observa a economia da cidade crescer além de competir com outra franquia, gerando competição.

Project Highrise

A mecânica por trás do Project Highrise é fazer o jogador administrar os gastos de um prédio, além de manter a felicidade dos futuros moradores.

Por isso o jogo indica claramente como está a situação financeira, principal aspecto da produção, através de uma interface fácil que nos faz treinar nosso lado administrador.

Além do financeiro, é necessário lidar com situações em tempo real que acontecem no jogo e que precisam da atenção do jogador. Ao fazer tudo isso a fama do prédio sobe e novos contratos, mais rentáveis podem ser feitos.

Por isso, se pararmos para pensar, podemos fazer uma analogia com a economia, que tem como principio o uso de recursos de forma que a sociedade atinja o maior bem estar possível.

Albion Online 

Albion Online é um MMORPG de mundo aberto com uma economia baseada nos jogadores, sistema de combate sem classes, e intensas batalhas PvP.

Contudo, o charme de Albion está justamente na economia que é conduzida pelos jogadores. 

Nesse sentido, seja um conjunto de armadura, uma arma mágica ou ferramentas – todos os itens do jogo são feitos pelos jogadores, isso mesmo, cada item tem um preço diferente em cada lugar do enorme mapa de Albion. 

Além disso, o jogo possui ainda um sistema de ilha pessoal, que fica fora do mundo do jogo, na costa de Albion. Lá você pode construir e manter a sua própria fazenda, inclusive com cultivo de animais e um conjunto totalmente novo de casas.

Desse modo, se você gosta de um jogo com uma boa temática medieval e ainda ver na prática como a economia funciona. Esse jogo é pra você. 

CATAN: O JOGO

Diferente dos jogos citados até agora, Catan é um jogo de tabuleiro que ensina a gerenciar e poupar recursos para evitar que eles se esgotem.

Situado em uma ilha deserta, os jogadores devem colonizar o local, onde toda hora surgem novos materiais que podem ser negociados e pequenas aldeias que crescem conforme sua estratégia e o andar do jogo, tornando-se cidades.

As vezes, há madeira em abundância; em outros, minério. Então fazendo o sistema de negociação e troca de mercadoria, algo constante criando oportunidades para todos.

Mas, não pense que tudo é um mar de rosas. Pois, não demora muito para os espaços diminuírem, dando início a uma disputa por terras, materiais e poder. 

Desse modo, a experiência desperta a reflexão sobre como criar uma sociedade sustentável para que as futuras gerações possam aproveitá-la, nos ensinando sobre bom gerenciamento de recursos e administração, além de nos dar um panorama sobre os princípios da economia.

Se vocês gostaram da lista, ou conhecem algum jogo que não está por aqui, comenta aqui! 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Introduzindo: Karl Marx

Próximo

Queda de inscrições no ENEM e impactos econômicos