5 jogos para você aprender economia

Economia é a nossa paixão aqui no Boletim Econômico. Mas, sejamos sinceros, ela as vezes é meio chatinha. Por isso, decidimos listar 5 jogos para você aprender economia de uma maneira divertida.

Esses 5 jogos incluem jogo de computador e jogo de tabuleiro.

Vamos lá?

1- Banco Imobiliário

Apesar de Banco Imobiliário ter partidas muito longas, ele é um jogo em que você aprende muito sobre dinheiro, patrimônio, aluguel, investimento, entre outros.

A gente pode encontrar na versão para PC e tabuleiro.

Dessa forma, o jogo consiste em você adquirir títulos de propriedades e, quando um adversário cai em uma dessas suas casa, ele têm que pagar um aluguel para você.

Assim, você pode investir na infraestrutura da sua propriedade, valorizando-a cada vez mais. Dessa forma, o aluguel por essa ficará mais caro e as pessoas tem que te pagar mais e mais dinheiro.

Basicamente, quem ganhar mais dinheiro ganha o jogo.

Ver a imagem de origem 5 jogos para você aprender economia

• Veja também: Robôs deveriam pagar impostos?

2- Wall Street

Vou ser sincero, que essa lista é mais fácil fazer com jogos de tabuleiro do que jogos para PC em si. Dessa forma, vai mais um jogo de tabuleiro para você. Wall Street é um jogo que retrata muito bem a bolsa de valores.

Sério, muito bem mesmo.

Nesse jogo, você é um investidor da bolsa de valores e existem 5 empresas para você comprar ações dela.

Bom, apesar de retratar muito a bolsa, a valorização e desvalorização dessas ações são aleatórias.

Porém, é possível prever uma valorização da bolsa de valores no ano inteiro e, no decorrer do jogo, vai acontecendo pequenas situações em que essa valorização sofre alterações.

Bem parecido com a vida real, na qual a gente tem uma projeção macro, e no dia a dia, ocorre ocasiões em que a bolsa valoriza e desvaloriza.

Ver a imagem de origem 5 jogos para você aprender economia

3- Civilization VI

O Civilization VI é o primeiro jogo dessa lista altamente complexo. Ele consiste em você comandar uma civilização durante algumas eras.

Dessa forma, você pode investir em ciência, exército, cultura, entre outros. Ele não envolve tanto dinheiro assim, mas quando eu joguei, eu tive uma sensação macroeconômica. Pois, eu tinha que cuidar de uma nação e os recursos são escassos.

Ver a imagem de origem 5 jogos para você aprender economia

Então, é um jogo de computador, pago, e você pode conferir clicando no botão abaixo

4- Sim City

O Sim City tem a mesmas pegada de Civilization VI, porém com outra temática e outra jogabilidade. Nesse jogo, você é o prefeito de uma cidade, e seu objetivo é expandi-la e ir trazendo melhorias para seus cidadãos.

Esse jogo pensou em tudo. Então você que tem que montar a rede de energia, abastecimento de água, lazer, segurança, educação. Porém, tudo isso é necessário fazer de modo inteligente.

Por exemplo, você “não pode” por uma rede de energia perto de casa, pois os moradores da sua cidade vão reclamar muito.

O bom dele é que a versão mobile é gratuita.

Ver a imagem de origem 5 jogos para você aprender economia

• Veja também: Por que o dólar americano é uma moeda mundial?

5- Qualquer jogo de empresa

Nesse tópico eu não queria limitar ele apenas a um jogo. Dessa maneira, qualquer jogo de empresa vai ter vários ensinamentos sobre empreendedorismo.

Ou seja, custos, lucro, relação com cliente, investimento, entre outros. Logicamente, existem os mais simples e mais complexos para isso.

Ver a imagem de origem

Eae, gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

5 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS QUE IMPACTAM A ECONOMIA

Próximo

Por que videogames no Brasil são caros?