O Banco do Brasil, em parceria com o banco suíço UBS, criará uma joint venture com atuação em 6 países. A operação consta de fato relevante comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após 1 ano de negociações, o BB anunciou na quarta-feira (30 de setembro), a formalização do acordo que firma a parceria para a criação de um banco de investimentos e uma corretora de valores.

+ O Brasil voltou ao mapa da fome?

Dessa forma, a subsidiária do banco estatal brasileiro, BB-Banco de Investimentos, em conjunto com a UBS atuarão nos países:

  • Brasil;
  • Argentina;
  • Chile;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Uruguai.

Governança e gestão da parceria:

Sendo assim, a parceria entre os bancos criará uma joint venture (quando duas empresas se unem para criação de uma 3ª). Por outro lado, o capital social será dividido na proporção de 50,01% para o UBS e 49,99% para o BB.

+ Renda Cidadã: tudo que você precisa saber sobre o novo Bolsa Família

Ainda mais, ficou firmado entre as partes um Acordo de Acionistas e um Acordo Operacional, onde seguirão as boas práticas de governança corporativa e gestão de negócios.

Além disso, cada acionista indicará três membros para o Conselho de Administração, onde o Presidente será indicado pelo banco brasileiro e o Vice-presidente pelo UBS.

Todos saem ganhando?

A princípio, a parceria poderá ser estrategicamente benéfica para ambas as partes, iniciando suas operações como uma plataforma de banco de investimentos completa.

Banco do Brasil Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

Com isso, dada à combinação entre a vasta rede de relacionamento do banco estatal no Brasil e sua acentuada capacidade de atendimento para pessoas físicas, com a experiência global do UBS.

+ Por que o arroz e outros alimentos ficaram mais caros?

Ainda mais, branco de investimentos quando criado, administrará grandes fortunas, com investidores pagando os gestores para aplicarem seus investimentos no mercado financeiro,

Sendo assim, relação à corretora, o BB é o maior gestor de ativos de terceiros no país, mesmo não possuindo corretora própria, agora com a junção, a gestão passará a ser realizada pela joint venture.

Qual o histórico do acordo?

Não é a primeira vez que o grupo UBS tenta expandir sua presença no Brasil. Desse modo, em 2006, o banco suíço comprou o controle do banco de investimentos brasileiro Pactual por 2,5 bilhões de dólares.

+ Como o PIB do Brasil ficou acima do G7 e da OCDE?

Do mesmo modo, no acordo atual, em setembro do ano passado foi assinado um memorando de entendimentos entre o BB e o UBS. Após isso, em dezembro a parceria foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e pelo BC no fim de agosto deste ano.

Com informações de: Agência Brasil.

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!