Você sabe por quê o Dólar voltou á subir? Bom, um dos fatores é a Guerra Comercial entre EUA e China que pode causar uma Recessão Global.

Contudo, existem vários fatores político-econômicos que vão interferir para pressionar a economia brasileira. Neste post, vou tentar explicar o que está acontecendo no cenário econômico e como isso afeta o Brasil e consequentemente, você.

O  que é recessão global?

Recessão Global é um retrocesso econômico, com recuo e diminuição da atividade econômica, com queda da produção e desemprego. Ou seja, uma verdadeira crise mundial.

A maior recessão global que o mundo já viu foi a Crise de 1929, conhecida como “A Grande Depressão”. Além disso, a crise só teve seu final na Segunda Guerra Mundial. O maior estopim dessa crise foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que atingiu o mundo. Outra recessão global que enfrentamos foi a de 2008, que completou 11 anos em 2019.

Alguns dos acontecimentos internacionais que estão influenciando a economia mundial, é Inversão da Taxa de Juros nos EUA. Como resultado, temos a alta do Dólar. Além disso, ainda temos Bolsas ao redor do mundo com seus índices negativos. Como a B3, por exemplo, que caiu do salto com o tombo de 3% (acesso em 16 de ago. 2019) e não está mais nos 100 mil pontos.

“Eu considerava a economia dos EUA forte o suficiente para evitar uma recessão, mas as chances claramente aumentaram e chegaram a um patamar que sinceramente me deixa desconfortável”. – Disse a ex-chefe do Banco Central americano, Janet Yellen, em entrevista para a Fox Business Network.

Mas apesar dos acontecimentos e todas essa turbulência, o Presidente dos Estados Unidos pretende colocar a economia no centro de sua futura campanha à reeleição em 2020.

Qual o motivo dessa recessão global?

Um dos principais e mais destacados motivos é a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Estes são alguns fatores que dão enfase para a guerra comercial entre EUA e China:

  • Desaceleração da Economia Chinesa – Segunda maior do mundo
  • Bolsas de Valores fechando em baixa ao redor do mundo
  • Bloco monetário europeu em recuo de 2,6%
  • Queda do PIB da Alemanha – Maior economia europeia

“A Alemanha é uma espécie de locomotiva da Europa. Os outros países da região já não estavam bem. Agora, a Alemanha também dá sinais de fraqueza, o que é preocupante”. – disse José Francisco de Lima Gonçalves, economista do Banco Fator.

Qual impacto da recessão global no Brasil?

Em momentos de crise, investidores estrangeiros saem de mercados emergentes, como o Brasil, por exemplo.

Títulos prefixados, por exemplo, oferecem um horizonte mais tranquilo para seus investimentos – Debêntures, CDB’s, Títulos Públicos. Mas se não tem risco em jogo, também não há retornos tão consideráveis, e consequentemente, não há Investidores grandes.

Este é um mal sinal até para os Investidores iniciantes, que estão começando agora a entrar no mundo dos Investimentos.

Qual medida o governo tomou nesse cenários de crise?

Caso o governo brasileiro faça as reformas estruturais, como a da Previdência e a Tributária, os efeitos da crise sobre o país podem sim amenizar.

Se essa crise não for tão grave como em 2008, há uma chance de o Brasil superá-la com uma possível tranquilidade. E, caso o governo consiga aprovar as reformas, a confiança dos grandes investidores pode ser restaurada e podemos até sair por cima.

Em um cenário fraco lá fora, o Brasil seria uma espécie de escolha primária de segurança. Com reformas feitas e compromisso com responsabilidade fiscal, os olhos dos investidores se voltarão para cá.

Eu acredito que essa Guerra Comercial pode sim cessar e ter seu fim. E nesse meio tempo até ajudar o Brasil com os olhos do mundo fixo em nós.

Em outras palavras, o cenário é sim ruim para todos, mas cabe a nós sairmos por cima e caminhar cada vez mais para um País de Primeiro Mundo.