Dividendos vem da palavra dividir mesmo. Assim fica mais fácil de entender a origem e a função deles.

Pode-se dizer que é uma forma de deixar o investidor mais alegrinho e fazer com que ele continue com o seu ativo.

Ficou curioso? Continue lendo que vamos te explicar o que são, como tê-los e o que fazer com eles.

O que são dividendos?

Bem, como o spoiler dado acima, dividendos será a divisão de alguma coisa. E porque isso vai deixar o investidor feliz, sendo que ele provavelmente não é adepto aos ideais socialistas? Então, os dividendos são as divisões do lucro, de uma empresa ou um Fundo Imobiliário.

Para felicitar ainda mais o investidor, ainda não há tributação sobre dividendos. Então, todo lucro é lucro, e, apesar do pleonasmo, é realmente isso. Porque, como falamos, depois que a empresa fecha toda sua conta financeira, elas pegam parte do lucro e deixam para os acionistas.

Parte, porque não necessariamente será tudo, muito menos obrigatoriamente haverá dividendos. É… acontece que uma empresa pode querer usar seus recursos, para investir nela própria e te oferecer dividendos enormes no futuro.

A exemplo, nessa pandemia, muitas empresas e FIIs deixaram de pagar dividendos, justamente por não terem dado lucro.

dividendos

Não é atoa que a gente cansa de falar aqui que não existe isso de ficar rico fácil né? Principalmente quando o assunto é opções binárias. Ou seja, as empresas precisam de tempo e precisam fazer seus planejamentos. Por isso, existem algumas datas importantes para você conhecer:

Informações importantes

Data de declaração: é a data em que está sendo apresentado para os acionistas as informações sobre os dividendos, como exemplo…

Data de registro: é a data que determina quem são os acionistas da empresa

Data-ex ou data ex-dividendos: a partir dessa data, o “novo acionista” não terá direito aos dividendos… eles serão do “ex”, mesmo, pelo menos até o próximo lançamento.

Data de pagamento: é a data em que o dinheiro vai cair na conta. Não devia ser a data mais interessante, até porque imagina comprar ação pensando na data do pagamento, sem ver as outras e os dividendos caírem para o “ex”? Mas eu entendo, é o dia que mais chama atenção no fim das contas, né?

dividendos

E gostou dos dividendos? Pode melhorar, hein? Isso porque existem pessoas que aproveitam dessa oportunidade para terem uma renda passiva. Basicamente, quando o seu dinheiro faz dinheiro e não necessita muito do seu esforço pra isso.

Mas, claro, uma matemática básica: quanto mais ações você tiver, maior sua participação na empresa, logo, mais dinheiro na conta. Então, infelizmente não é para qualquer investidor, são para os “grandões”. E, assim, nada impossível de um dia você ser um desses também. Existe uma opção (e muito boa) que é de reinvestir seus dividendos.

Olha esse gráfico ai, por exemplo. Nele você irá ver uma medida feita com uma carteira considerando o Ibovespa. No azul mais escuro, pode considerar que sempre que caiu dividendos na conta, o investidor foi lá e curtiu com ele. No outro caso, houve reinvestimento dos dividendos e como dizia aquele youtuber, “olha no que deu”.

Como olhar os dividendos?

Se você gostou da ideia dos dividendos e a partir de agora só quer saber de ações e FIIs que pagam bem eles, vou te passar as dicas importantes.

Então, o que considero mais fácil é olhar o dividend yield. Esse é um indicador fundamentalista. Para encontrar é super fácil (de verdade, não é piada do Art Attack).

•Veja também: Análise fundamentalista: como fazer

art attack GIF

Primeiro, acesse o site FUNDAMENTUS. No canto superior direito, terá a opção de busca, e ai basta escrever o ativo que te interessa. Vai estar na primeira página literalmente. Olha o exemplo aí:

 

Detalhe que é só um exemplo, viu, galera? Não é indicação de compra. E, ah! Quanto maior for o dividend yield, melhor ?… esse por exemplo está pagando pouco, comparado a outros, que são em torno de 3%, 4%…

Mas assim, outra forma de ver os dividendos (mais complexa, mas ainda fácil e ainda mais importante – que descrição enorme ?‍♀️), é pelo RI, ou Relações com Investidores. Usando o exemplo falso das ações do Boletim, a BOTM3, seria pôr “Google pesquisar – Boletim Econômico RI”. Ou seja, RI e o nome da empresa.

Depois, só clicar no site e procurar sobre os queridos. Para facilitar, eu pesquisei por “dividendos” e achei um “aviso aos acionistas – Pagamento de dividendos”. Lá tem informações como quanto será divido, quanto será pago por ação e a data-ex. Além de também oferecer informações sobre os juros sobre capital próprio (bônus pro texto).

jscp

JSCP

Os juros sobre capital próprio também vão ser uma espécie de pagamento aos acionistas. Acontece que eles são lançados na conta da empresa como despesa. Dessa forma, não há tributação para ela, mas sim para o acionistas.

Melhor dizendo, você paga imposto quando recebe JSCP, mas não quando é dividendo. Oh, assusta não, porque os JSCP costumam pagar um pouco mais que os dividendos (então ok). 

Mas me conta, gostou de aprender sobre dividendos? Muito legal, né? Parece que você é ainda mais um sócio. Só que aqui, “dinheiro na mão é vendaval”, então considere reinvestir seus dividendos para aumentar seus retornos no futuro. Por isso, desejo a você bons estudos e bons investimentos!

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.