Nesta terça-feira (4) aconteceu a explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, que matou 150 pessoas, e deixou mais de 5000 feridos, e que tem suas causas ainda sendo investigadas.

Somado a isso, o cenário é visto como o pior possível para um acontecimento desses, devido a grande crise econômica que assola aquele país.

Dessa maneira, este post trará uma visão geral do contexto econômico, político e social do país, levando em consideração a crise do novo coronavírus e a explosão.

Em crise econômica, Líbano lida com explosões dias após suposto ...

Contexto do Líbano

Após o fim da Guerra Civil Libanesa em 1990, o governo do país empreendeu um plano econômico, o qual atrelava a libra libanesa ao dólar (1500 libras = 1 dólar), um regime de câmbio fixo.

Quer entender mais o que são políticas cambiais? Clique aqui.

Desse modo, altas taxas de juros atrairiam investidores para o país. Todavia, em um esquema de pirâmide, isso levou a um endividamento.

Como assim? O esquema de pirâmide é baseado na promessa de altos retornos em um período curto de tempo. Assim, este necessita constantemente da entrada de novos investidores para cobrir os retornos daqueles já presentes.

Crise econômica

Como decorrência disso, houve uma depreciação abrupta da moeda nacional, chegando a 80% de desvalorização em relação ao dólar.

O cenário econômico ainda foi agravado pela grande dependência do país da importação. Cerca de 80% dos alimentos no Líbano são importados, levando ao aumento do preço dos bens em até 3 vezes mais.

Como assim? 1 milhão de libras libaneses, atualmente, equivale a menos de US$ 200.

Protestos em Beirute, no Líbano, deixam um policial morto e pelo ...

Além da inflação, o desemprego do país aumentava para 30% da população libanesa.

É importante saber que o Banco Mundial estima que até o fim do ano metade da população libanesa se encontrará abaixo da linha de pobreza.

Cenário Político

Assim sendo, o Líbano vive a pior crise econômica desde o fim da Guerra Civil, tendo sido exposta ao mundo pelas manifestações populares no país em 2019.

Não obstante, o cenário político do país é retratado por um governo tecnocrático, mas que é governado de fato por líderes sectários libaneses.

Dessa forma, a população que não se sente representada politicamente por essa classe tem se manifestado nos últimos dias motivados também pela explosão desta terça-feira.

Aqui está um vídeo de 1 minuto sobre as manifestações.

Você sabia que o Líbano é um dos países mais sectários do mundo? Ou seja, apresenta diversas religiões em seu território?

Crise do novo coronavírus

Em meio a esse cenário de crise, a pandemia agrava a situação do país devido às medidas restritivas.

Entenda as consequências econômicas do coronavírus no mundo.

Apesar do país ter tido uma boa resposta ao vírus, registrando semanas sem nenhuma morte, nos últimos dias apresentou um crescimento dos casos.

Do mesmo modo, o sistema de saúde libanês é afetado pela crise econômica, e com as vítimas da explosão, os feridos já estão sendo levado a centros ao redor de Beirute.

A explosão

Embora não se saiba se a explosão foi fruto de um acidente ou atentado, suas consequências são catastróficas, principalmente no cenário em que o país já se encontrava.

Desse modo, o incidente começou com um incêndio, seguido da explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenadas em um hangar no porto da capital do Líbano, Beirute.

Líderes mundiais fazem reunião sobre ajuda ao Líbano - Folha PE

Você sabia que o nitrato de amônio é utilizado na fabricação de bombas, fertilizantes e inseticidas?

Segundo os registros públicos, esse material estaria guardado lá há 6 anos, e  o armazém já havia sido alertado para os riscos disso em 2014.

Além disso, outra informação é que em 2013 havia chegado ao Líbano, por meio de um navio russo, exatamente a mesma quantidade de toneladas desse composto.

Leia mais sobre isso.

O que está acontecendo no Líbano?

A destruição deixou, além do número mortes e feridos, mais de 300.000 pessoas desabrigadas, e dezenas desaparecidas.

Somado a isso, construções, casas e carros foram destruídos, e assim a população já se mobiliza para limpar os destroços, e se ajudar.

É importante lembrar que o porto que foi destruído era responsável por 85% das importações do país, e que nenhum outro porto da cidade tem a capacidade para substituí-lo.

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional ...

Dessa maneira, o cenário de crise, somado a explosão e ao novo coronavírus deixa a população com falta de produtos, serviços, uma verdadeira catástrofe.

Você sabia que o Brasil tem fortes relações com o Líbano? O país apresenta a maior comunidade libanesa no mundo.

Não esqueça de compartilhar esse post. Ajude outras pessoas a entender o cenário desesperador pelo qual o país se encontra.👩🏻‍🤝‍🧑🏿

E não esqueça de ajudar em alguma oportunidade.