Na última reunião do Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, a taxa Selic caiu para 2%. Muitos ainda não entendem como isso afeta a Renda Fixa. Então, o ponto é que isso faz com que os rendimentos também sejam menores. Então, é hora de sair da Renda Fixa?

fugir renda fixa

Renda fixa deveria ser fixa na carteira

“Nunca diga nunca”, já dizia Justin Bieber. Mas, nesse caso, é importante que você aprenda a dizer sim para a Renda Fixa. Bem, esse tipo de investimento é essencial para qualquer pessoa. Isso porque nessa modalidade é onde deveríamos deixar a reserva de emergência.

Conheça os primeiros passos para começar a investir clicando aqui.

Essa reserva serve para que você se proteja de eventuais situações críticas. Para se precaver de uma falta de renda. Para suprir necessidades básicas em situações de emergência. E, por isso, a renda fixa é importante, para que você não esteja suscetível as variações de mercado.

renda fixa

Ou seja, se a renda variável serve ao longo prazo, a renda fixa é essencial para o curtíssimo prazo. E esse é seu principal objetivo. Ter esse tipo de investimento entregando bons retornos no longo prazo pode ser reflexo de algo negativo na economia do país. Por isso essa queda constante na taxa Selic. E o que isso significa?

Veja mais diferenças em Renda Fixa e Renda Variável: qual a diferença?

Selic e Investimentos

Selic é a taxa básica de juros do nosso país. Então ela serve de base para vários assuntos, desde empréstimos feitos por bancos, até… os investimentos.

Pegando nesse ponto dos empréstimos, pense só: se a Selic está mais baixa e ela serve de exemplo para as taxas de empréstimos. Então pegar dinheiro emprestado sai mais barato, com juros menores. Isso significa que se uma empresa deseja aumentar sua produção e falta dinheiro para isso, com juros mais baixos, fica mais fácil ampliar seus serviços.

Só que em uma visão macro, não acontece com apenas uma empresa, mas com várias. E, como economia é um ciclo… aumenta a produção, então precisa de mais funcionários, daí mais pessoas empregadas, mais pessoas consumindo, então precisa aumentar mais ainda a produção e assim vai… acontecendo no país todo.

ciclo econômico

No caso da Renda Fixa, seria pela perspectiva dos bancos. Como a taxa base caiu, então os bancos terão menores retornos pelos empréstimos feitos. Mas, mais especificamente, a Selic afeta o CDB, Certificado de Depósito Bancário.

O CDB é um tipo de investimento em que você empresta dinheiro para os bancos. Funciona como a Poupança, só que, no geral, paga mais e rende diariamente. Além desses dois tipos de renda fixa, a Selic também afeta LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), tesouro pós-fixado na Selic e afins.

Renda Fixa morreu?

No Brasil, investidores sempre se depararam com a Renda Fixa pagando tão bem, que talvez ser um “investidor inteligente” fosse deixar o dinheiro nela. Mas, como falamos, esse não deveria ser o objetivo desse tipo de investimento. E, agora que as coisas estão “como deveriam ser”, a Renda Fixa morreu?

renda fixa morreu?

Não. Esse tipo de investimento ainda é capaz de dar retornos líquidos positivos. O portal Com Dinheiro analisou vários fundos de renda fixa. O retorno líquido foi considerando a Selic de 2%, a inflação a 1,63%, como é a projeção do Banco Central, e também foi descontada a taxa de administração.

Infelizmente, os fundos não foram capazes de superar 0,5% em retornos líquidos. Já quanto aos impostos, no geral, eles são aplicados com base no rendimento. Ou seja, o retorno, investindo em um dos fundos analisado, ainda será positivo. E isso no fim das contas, é bom. Porque sua reserva de emergência ainda estará protegida da inflação.

Se você investe e precisa tirar dúvidas quanto a declaração do IR, veja esse site.

Never Alone Love GIF by Chippy the Dog

Por fim, para você investir na Renda Fixa, a dica não difere da renda variável: estude os tipos de investimentos. Você pode buscar um CDB e acompanhar o banco em que você está colocando o seu dinheiro, por exemplo, ou simplesmente deixar em um fundo.

Então espero que você tenha repensado seus ideais sobre investimentos e, não só considere, mas valorize a Renda Fixa. Ela pode te ajudar. Logo, desejo bons estudos e disciplina para você! 😉

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.

• Parte 1

• Parte 2