Já ouviu falar em FII? Não? Mas já ouviu o tiozão falar que vai comprar um lote no bairro X porque ele vai valorizar em 10 anos? É, então, os Fundos de Investimentos Imobiliários te permitem dar uma de tio, só que sem a piada do pavê.

air uncle GIF

Quer dizer, assim como você pode se tornar sócio de uma empresa pelas ações, aqui você se torna dono de um imóvel (ou imóveis). E, se quiser entender como isso acontece, é só ficar com a gente. Mas, primeiro, te explicar melhor o que é… (e depois como faturar com eles).

• Veja também: Ações: o que são e como faturar com elas.

O que são FII?

Primeiro, como já falamos, os nomes de investimentos são bem suspeitos. Então, com Fundos de Investimentos Imobiliários, você literalmente investirá em imóveis. E diversos tipos de imóveis, quer dizer, diferentes segmentos, como shoppings, galpões, apartamentos. Enfim, qualquer coisa que tenha um teto ou pode vir a ter, basicamente.

fii

Isso quer dizer que você pode diversificar os segmentos, como investindo em FII de shopping, FII de escritórios, etc. Vejamos, os shoppings estão fechados nessa crise do coronavírus, então um FII de hospitais talvez esteja sendo mais interessante agora.

E esses são, portanto, os fundos de tijolo, pois são fundos que investem em ativos físicos. Com isso, apresentamos agora, a você, os fundos de papel.

Mais uma vez, o nome é bem explicativo. Papel, porque esses fundos são lastreados, digamos, rende com base em algo. Sendo assim, podem render, por exemplo, com base numa LCI ou um CRI, que são títulos de renda fixa, indicados para os mais conservadores.

fii

Mas, importante, querido: FII é um ativo de renda variável. Se passou pela sua cabeça que pode ser renda fixa também, indico ler nosso texto sobre Renda Fixa e Renda Variável. 😘

Agora, por fim, outros dois tipos de FII são os fundos de fundos. Isso mesmo, um fundo que investe em fundos. E fundos de desenvolvimento, que investem no projeto, para, depois, alugar ou vender o imóvel.

Primeiros passos

Olha, vou ser direta com o primeiro passo, porque já te falamos muito sobre isso: conta na corretora. Abra sua conta, depois abra seu app e busque em “renda variável” os FII. Eles são vendidos em cotas (diferente das ações, que são lotes, FII é unitário), e são encontrados com valores bastante acessíveis, como, até mesmo, menos de 2 reais.

smartphone stand GIF

Para procurar o fundo que deseja na sua corretora, precisará do código. Assim como as ações, são quatro letras, elas lembram o nome do fundo e são seguidas do número 11. Neste caso, o 11 refere-se diretamente aos Fundos de Investimento Imobiliário.

E agora, antes de tudo mais (desculpa, preciso te lembrar): planeje. Com fundos imobiliários, você vai investir em imóveis mesmo. Como viu, existem fundos com objetivo de construir imóvel para vender, ter renda (aluguel), reformar e vender, etc.

Então, saiba onde está entrando. Porque escolher um FII depende do tipo de retorno que te interessa.

Com isso, um outro velho passo é analisar a liquidez, a velocidade de transformar um ativo em dinheiro. Porque existem fundos em que o título não tem prazo para retirar o dinheiro e outros que são fundos fechados, em que o rendimento só pode ser retirado na data X. Falando do tio: já pensou naquele lote que valoriza em 10 anos? E se ele precisar de dinheiro daqui 3?…

jerry maguire money GIF

Mais importante, pesquise

Ei, já notou que os passos se mantêm? O que muda entre os ativos são as explicações. Então, para o próximo: pesquise. E, sobre FII, pesquise os imóveis, o estado deles, se os objetivos do fundo condizem com os seus.

Pesquise, também, se o fundo costuma adquirir novos imóveis. As ruas mudam, um restaurante legal abre, prefeitura põe pracinha (às vezes rs). Sabe quando o IPTU sobe porque o bairro valorizou? Então, a mesma coisa, só que ao contrário de imposto, é dim dim no bolso. 🤦‍♀️

Quer ver um ranking de FIIs e como investe cada um? Clique aqui e veja qual te interessa.

FII tem desvantagens?

Sim, mas não. Entendeu?

Jeff Goldblum What GIF by The Late Late Show with James Corden

É porque FII tem taxa administrativa, justamente porque o fundo possui pessoas gerenciando-o, afinal, alguém tem que comprar os imóveis. E, basicamente, você paga por cuidarem do seu dinheiro.

Entretanto, também não perde vantagem, pois geralmente os FIIs tem taxas mais baixas em relação a outros fundos, podendo achar até de 0,1% ao ano.

Além dessa, pode existir também a taxa de performance. Ela funciona como um prêmio ao gestor que conseguiu superar o seu benchmark. Isso significa que o fundo que você investe conseguiu render mais do que gostaria. O benchmark seria o rendimento desejado no início.

Outro ponto que não mata, mas não é maravilhoso, é que os investidores recebem, em média, até 95% dos lucros. O gestor retém uma parte, porque, assim como é bom termos um fundo de emergência, o mesmo vale para quem negocia imóveis.

Imagina seu tio que construiu uma casa no lote e não alugou ainda? De onde ele tira para pagar água, luz, IPTU?

Por isso há essa retenção, pelo motivo precaução, para se proteger em emergências futuras. E, por curiosidade, quando não há esse dinheiro, algumas medidas podem ser tomadas pelo FII. Como vender,  “alugar de graça”, assim, o inquilino fica para pagar as contas. E, por fim, emitir mais cotas, para entrar mais dinheiro e o imóvel sobreviver até ser alugado novamente.

Death Calculate GIF by jjjjjohn

Agora sim, caso tenha se convencido de que FIIs são interessantes. Vamos ao início: compra, compra, compra!

Como faturar com FII

Conhecimento é bom, mas acredito que queria ter pulado para cá logo. Mas, né, amigo? Fica difícil ganhar dinheiro se não sabe onde está se metendo. Então, se você leu tudinho, momento da felicidade para você.

Faturar com aluguel. É exatamente isso mesmo. Então, dicas: há Fundos Imobiliários com renda definida. Há FII com bons imóveis e que não estão alugando.  Eles podem estar abaixo do valor de mercado, logo, comprar e esperar pode ser uma boa.

O mesmo vale se você já o tem. E, querido ou querida, esses alugueis que você ganhará, sim, são isentos de imposto de renda para pessoa física (você).

Outra forma, é faturar com valorização. FII é renda variável, certo? Então, amigo. Você pode muito bem fazer aquela pesquisa ferrenha, descobrir que o FII XXXX11 tá valendo menos do que deveria, ou então ele tem vários escritórios, o desemprego vai diminuir, logo as pessoas vão começar a alugar… e ai o tempo passa e… opa! Você estava certo. Vendeu e lucrou.

FII

Tributação

Porém… pequeno detalhe, esse tipo de operação não foge de tributação, tem imposto sobre a valorização, e apenas também (ufa). E, caso venda na baixa, você pode abater isso na próxima que vender com lucro. Sendo assim e apesar disso, ver seu dinheiro valorizando, e mais, que isso é mérito seu, não tem preço.

Brincadeira, por que tem preço sim, e ele chama rendimento, não é mesmo?

Sendo assim, Fundos Imobiliários não é pra tiozão, é pra sobrinho(a) esperto(a). A posteriori, desbravar o saber sobre FII é valioso, visto que a diversificação da carteira reduz o risco. É importante sortir os ativos que possui (não investir só em um), bem como, os segmentos de FII (shopps, apê, etc.)

fancy GIF by Iggy Azalea

Existem, inclusive, algumas empresas que te ajudam a entender o mercado imobiliário, como a Kapputo.

Então agora só depende de você começar a tirar sua renda. Sucesso nas compras!

Esse texto te ajudou a entender mais sobre investimentos? Deixe nos comentários para a gente.