Quem nunca precisou fazer uma inscrição em algo do governo e, quando foi ao local, percebeu que esqueceu algo e perdeu horas do seu dia a toa? O governo digital vem para diminuir esses problemas.

Dessa forma, com o intuito de diminuir essas situações e diminuir custo, os governos do mundo vem se digitalizando cada vez mais.

thank god relief GIF by Red Table Talk

Quer saber como? Continue lendo o post que a gente te explica.

Veja também: A pior semana na Bolsa do século XXI

Como o governo está se digitalizando?

Antes de mais nada, o governo de um país tem como uma das funções dar assistência para sua população. Assim, o governo digital encurta o tempo entre o cidadão e o que o governo oferece.

Dessa forma, os governos estão lançando cada vez mais documentos digitais, serviços e, por incrível que pareça, estão dando mais poder para o cidadão.

Mas, como assim?

Por exemplo, em Belo Horizonte, os cidadãos têm acesso há um aplicativo em que é possível relatar alguns problemas na cidade. Poste sem luz, buraco na via são exemplos do que se pode mandar para os dados da prefeitura.

Caso você seja de BH, pode instalar o aplicativo clicando aqui.

Dessa maneira, os dois lados se beneficiam, pois é mais fácil de reportar um problema e é mais fácil também da prefeitura receber e resolver de maneira mais rápida.

Go Go Go Reaction GIF by SpongeBob SquarePants governo digital

Porém, ainda existem mais benefícios sobre essa digitalização. Primeiramente, o custo para o Estado fica bastante reduzido.

Continuando em Minas Gerais, é estipulado que o custo para atendimento telefônico seja de 5,72 reais, 0,35 centavos nos atendimentos presenciais e apenas 0,07 centavos para atendimentos digitais, é muito menor.

No Brasil, cerca de 663 milhões de reais é economizado no ano por causa da digitalização dos governos.

Mesmo que isso pareça bastante dinheiro, o Brasil ainda está muito atrasado em relação a outros países no mundo.

Veja também: Circuit Breaker: O que é e para que serve esse mecanismo?

Um bom exemplo de governo digital

A Estônia é considerado um dos países mais digitais do mundo. Para se ter uma ideia, existem apenas três serviços no país que é necessário a presença das pessoas, que são: casamento, divórcio e transferência de imóvel.

Dessa forma, todos os outros serviços oferecidos pelo governo são digitais. Demora apenas alguns minutos para se abrir uma empresa no país e nem é necessário estar em seu território.

Assim, o primeiro passo do governo da Estônia foi ampliar o acesso à internet para praticamente todos os cidadãos. Isso faz com que a maioria da população tenha acesso aos serviços digitais. 

Outro fator também foi a criação da identidade eletrônica, que permite os cidadãos utilizarem seus direitos, por exemplo, o transporte público, que lá é gratuito.

Outro fato interessante sobre o país também é que o parlamento de lá já funciona de maneira eletrônica. Todas as leis e os projetos de lei são publicados e assinados de forma digital.

Animated GIF governo digital

Dessa forma, o governo pode funcionar em qualquer lugar do mundo, sem ter uma sede específica. Isso faz com que os custos da máquina pública diminuam.

Essa característica é um dos grandes problemas enfrentados pelo Brasil.

Já que falamos sobre isso, vamos falar de outros problemas que o Brasil enfrenta para se digitalizar.

Alguns problemas do Brasil

Por mais que o país esteja indo na mão certa da digitalização, alguns fatores ainda atrapalham esse desenvolvimento no Brasil. 

Primeiramente, muitas pessoas no país não têm acesso à internet. Comparado a Estônia, o Brasil é muito grande e fazer um projeto de extensão de rede nas condições financeiras que se encontra é muito difícil.

Outro fator é a burocracia brasileira, por exemplo, o Ministério da Educação criou a ID estudantil digital, temos um texto apenas sobre ela, se quiser saber mais, clique no botão abaixo.

Essa carteirinha de estudante virtual foi oficializada através de uma medida provisória do governo, que tem prazo de validade. O que você acha que aconteceu? 

Esse prazo terminou e o Congresso nacional não chegou a analisar essa nova tecnologia para ser aprovada. Assim, os estudantes de todo o país estão esperando a boa vontade do Congresso nacional para poder utilizar o recurso.

man ok GIF

Por outro lado, os cidadãos brasileiros já podem usufruir de alguns documentos digitais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV ou, se preferir, o documento do carro), Título de Eleitor, entre outros.

Agora é a sua vez, deixe nos comentários o que você acha dessa digitalização dos governos no Brasil e no mundo.