Se você ainda não adquiriu algum tipo de investimento, significa que faz parte de mais da metade da população brasileira.

Isso porque as pessoas possuem crenças, que, saiba, são mais simples de resolver do que imagina. Sendo assim, descubra nesse post se você se encaixa nesses problemas e te mostraremos como resolver 😊

personagem alegre por seu investimento

Veja também: Cisne verde: o meio ambiente como nova ameaça à economia?

Falta de dinheiro para investir

Calma, você não precisa ser rico para se tornar rico. E a resposta para o seu problema é bem simples: comece com pouco, mas comece.

Existem vários tipos de ativos e boa parte deles precisam de pouca quantia para adquirir.

Por exemplo, podemos citar títulos do governo: o investimento inicial é de apenas 30 reais no tesouro direto.

Agora, se quer começar com ações, procure uma corretora 0 taxas e inicie com quanto quiser: existem ações no mercado valendo centavos.

investimentos valendo bem

Falta de conhecimento

Como muitos dizem “a internet é um mundo de oportunidades”. Sendo assim, avalie quantos canais, sites e livros bons existem sobre investimento.

Além disso, acompanhe o site do Boletim Econômico(BE), porque estaremos falando cada vez mais sobre isso. Por fim, realmente, não é bom começar em algo em que não tenha conhecimento, então busque, leia e aprenda.

pesquisando

Agora ok, às vezes a questão também não é “falta de conhecimento”, mas medo de usá-lo. Por esse motivo, pode ficar tranquilo, pois investir é beeem mais simples do que parece. A compra de ativos pode ser feita até mesmo pelo telefone, usando o aplicativo da sua corretora escolhida.

Veja também: Coronavírus: Apple fecha todas as lojas fora da China

Medo de perder tudo com investimento

Se você ainda pensa que foi investindo que os seus tios perderam muita grana, e mais: que isso é regra…

triste por perder dinheiro nos investimentos

Diria para você repensar, por que a sua chance de perder 100% do seu patrimônio é mais próximo de 0%. Isso, principalmente, se você não surfa tanto nos investimentos de alto risco. Sendo assim, a diquinha do BE é que: caso você perca alguma coisa, você não vai perder tudo. E, vamos lá nos porquês:

Tipos de investidores e de investimentos

Então, existem três perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo.

Para cada tipo de investidor, existe um “pacote” de ativos. Sendo que a medida em que você está mais aberto ao risco, esse “pacote” aumenta.

No primeiro tipo (conservador), os investimentos são de menor risco. Vou te dar um exemplo: sua maior chance de perder dinheiro com renda fixa é tirando ele antes da data de vencimento. E, para alguns tipos de ativos, você ainda estará assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em, no mínimo, 250mil reais.

Já no segundo tipo (moderado), é possível negociar ações, sendo que a maior chance de perder 100% do patrimônio é comprando ações de empresas que venham a falir.

E, honestamente? Bem difícil. Mas, para dificultar isso, tenha uma carteira diversificada para minimizar o risco, além de que perder 100% é quase impossível, mas perder alguma porcentagem disso pode acontecer.

Assim, no último perfil (agressivo), como o próprio nome já diz, seria para aqueles que não têm muito medo de se arriscar drasticamente. Então, sim, existe chance de perder todo o patrimônio, por isso, cuidado, comece devagar. E relaxa também, esse perfil não é normal para quem está começando.

Ficou curioso sobre o que é renda fixa, clique no botão abaixo

E qual tipo de investidor você é?

Se agora essa é sua dúvida, ela é mais simples de resolver do que comprar ações.

Assim que você abrir sua conta na corretora, antes de qualquer negociação, haverá um questionário chamado Suitability. Nele, a corretora irá traçar seu perfil de investidor para, então, abrir a porta mágica dos investimentos.

E, te falar, é um caminho sem volta. Se já assistiu Nárnia, saberá do que eu estou falando.

Aproveite para brincar com esse teste sobre qual tipo de investidor você é.

Agora, viu como é simples? Por que você ainda não investe mesmo?

bravo porque você não investe