O investimento em Tesouro é considerado o de menor risco dentre os diversos tipos de investimentos. Isso porque você estará “colocando” dinheiro no governo. E, bem, o governo deve ser a instituição mais sólida que temos, até porque, se ele quebrar…

Mas então, no mês de setembro o Tesouro Selic ficou negativo! Logo o ativo mais indicado para a Renda Fixa. E, ai? Quem investe nele está perdendo dinheiro?

Scared 90 Day Fiance GIF by TLC Europe

Investindo no Tesouro

Como falamos, investir no Tesouro, é investir no governo. Isso porque é um título emitido, vendido e liquidado por ele. O valor mínimo de uma aplicação é 30 reais e você pode adquirir um ativo desse por meio da sua corretora, basta seguir o passo a passo.

Mas antes, para comprar, é importante que escolha qual título te interessa. Existe o pré-fixado (taxa definida no momento da compra) e o pós-fixado, como o Tesouro Selic. Isso porque você nunca saberá efetivamente qual a Selic no futuro.

Investir em Tesouro Selic?

E aí entra a marcação a mercado. Que é, justamente, o mercado marcando um preço que acha justo pelo título.

Porque Tesouro Selic caiu?

Você deve ter acompanhado a queda contínua da Selic, certo? A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, ela serve para auxiliar na definição de outras taxas. Como exemplo, a rentabilidade da poupança, os empréstimos dos bancos, etc.

Só que, além disso, como já falamos, a Selic também serve como taxa para o Tesouro Direto. E, sabe quando a gente fala sobre risco X retorno? Que quanto maior o risco maior deverá ser o retorno?

Então, o Brasil é um país considerado arriscado para investir. Os investidores têm medo de pôr dinheiro aqui e tomar calote, como pode acontecer (de novo) na Argentina. Então, para segurá-los aqui, o país precisaria oferecer rendimentos mais interessantes, o que não é o caso, já que a Selic está a 2%.

forrest gump running GIF

Entenda porque as empresas estão fugindo da Argentina.

E, foi justamente isso que gerou o problema: lei da oferta e demanda. Tem muita gente desistindo do seu Tesouro Selic e pouca gente querendo comprar. O que aconteceu, por fim? O mercado começou a precificar esse ativo em valores muito baixos, a ponto de ter ficado negativo.

Só fica o questionamento: será que a Selic vai subir na próxima reunião?

Quem investe perdeu dinheiro?

Ah, o maior medo do investimento é perder dinheiro, né? Mas calma, o prejuízo só pode vir se o investidor que possui o ativo vendê-lo antes do vencimento e com a marcação a mercado negativa.

Renda fixa

Isso porque quando você adquire um ativo do Tesouro, há um vencimento. Quer dizer, a data final para o seu dinheiro ficar lá rendendo na taxa combinada. Então, se o investidor mantiver até essa data, ele receberá o valor combinado normalmente.

O problema mesmo, está no fato de que o Tesouro é um investimento indicado para Reserva de Emergência, por ser D+1 (quando vender, o dinheiro cai na conta em um dia útil). Então, quem teve uma emergência e precisou tirar o dinheiro, infelizmente acabou perdendo.

Mas também não é motivo de preocupação. Porque isso aconteceu apenas no mês de setembro de 2020 e os especialistas mantém o Tesouro como uma boa opção. Até porque a última vez que isso aconteceu foi 18 anos atrás. Ou seja, é raro.

E, se isso te deixou preocupado. Deu medo de pôr sua reserva em Tesouro. Existem diversos outros investimentos de renda fixa para isso, como o CDB. Que inclusive, está rendendo mais que alguns títulos do governo.

rachel cruze whatever GIF by Ramsey Solutions

Além disso, o CDB é assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Se a instituição da qual você comprou o ativo estiver devidamente registrada, você estará protegido por CPF e instituição em até 250 mil cada.

O ponto sempre é escolher a melhor opção para você. E também lembrar que o Tesouro Selic ainda é uma boa, sim. Então, bons estudos e não esqueça da sua Reserva de Emergência. E, se não sabe para que ela serve, leia sobre no link abaixo.

Reserva de Emergência: como estar preparado para crises?

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.