Você consegue imaginar que existem alguns lugares do mundo em que você paga para emprestar seu dinheiro? Em que país isso poderia acontecer? Isto são os juros negativos.

Isso é uma realidade nos dias de hoje (desde 2000 na verdade), e pelo contrário do que você está pensando, não são em países subdesenvolvidos. Essa prática é comum na Europa e no Japão.

Dessa maneira, os investidores emprestam seu dinheiro para o governo a juros negativos. Ou seja, eles basicamente “pagam” o governo para guardar seu dinheiro.

juros negativos

Mas por que isso acontece? 

Vamos te explicar tudo nesse post.

O que é uma taxa de juros negativa?

Como você já deve ter imaginado, uma taxa de juros negativa significa que você paga o juros em vez de recebe-lo. Normalmente o que leva os investidores a aplicar seu dinheiro é a remuneração que recebem pelo percentual do patrimônio aplicado.

Nesse caso em específico, estamos falando de títulos do governo. Então todos aqueles que querem comprar esses títulos do governo, pagam por eles.  

A princípio, os títulos governamentais são uma das opções de aplicações financeiras consideradas umas da mais seguras, senão a mais segura.

Suponhamos então que um título remunera -0.70% ao ano. Isso significa que o investidor perde 70 centavos a cada 100 euros aplicados.

Juros negativos estimulam a economia?

A princípio, os juros negativos são uma maneira do governo incentivar o consumo na economia. A sinalização dos bancos centrais é de que os investidores não devem deixar seu dinheiro parado.

Quando a taxa básica de juros é alta, ela incentiva o investimento em títulos da divida pública. O Brasil durante os anos da hiperinflação nas décadas de 80 e 90 convivia com um alto número de rentistas por causa da alta taxa de juros.

Desde a crise de 2008 as maiores economias, como é o caso da Europa, convivem com um crescimento econômico sufocado. Os principais bancos dos EUA e Europa precisaram reduzir seus juros para minimizar os efeitos da crise.

A crise de 2008 freou a economia, e atualmente a Europa por exemplo convive com uma taxa de crescimento baixíssima. Semelhantemente, a taxa de inflação abaixo de 2% ao ano permite que títulos remunerem à taxas negativas, sem causar estragos maiores.

Por que os investidores pagam para guardar dinheiro?

Você deve imaginar quem são esses “investidores” que escolhem perder dinheiro. Por incrível que pareça, estamos falando aqui de grandes fortunas. No total existem cerca de US$ 15 trilhões aplicados à juros negativos.

Tanto o crescimento econômico sufocado no mundo inteiro quanto as ameaças de uma nova recessão global levam o investidor a procurar títulos mais seguros.

juros negativos

Como já foi falado, os títulos da dívida do governo representam uma das opções de ativos mais seguras. Isso porque como você está emprestando seu dinheiro para  o governo,  a probabilidade de não ser pago é mínima. 

Um cenário de guerra comercial entre EUA e China deixa a economia mundial em estado de alerta constante. Até os grandes bancos apresentam investimentos nos Bancos Centrais, mesmo que sejam compulsórios ou espontâneos. 

Por outro lado o que deixa mais atrativo ainda o investimento em títulos do governo são as taxas de depósito cobradas pelos bancos. Essas taxas fazem com que a onerosidade seja ainda maior por deixar o dinheiro parado.

Proteção do governo contra quebra dos bancos

Diferente da Europa, os EUA possuem as contas CDARS (Certificate of Deposit Account Registy Service). Essa contas dividem o dinheiro dos investidores em várias contas bancárias entre mais de 3 mil bancos. Cada conta fica no limite de depósito de US$ 250.000 garantido pelo FDIC (Fundo Garantidor de Crédito americano) em caso de quebra bancária.

Ou seja, o CDARS assegura o patrimônio dos grandes investidores contra quebras bancárias. Caso aconteça, serão restituídos pelo FDIC.

Em conclusão:

É evidente que investidores bilionários e milionários do mundo todo estão “pagando” para reter seu dinheiro, com medo de uma recessão. As baixas taxas de juros e desenvolvimento econômico fazem com que investimentos de alta rentabilidade fiquem cada vez mais escassos.

scrooge mcduck GIF

Por mais improvável que seja, esses investidores ainda ganham quando investem em juros negativos. Quando o juro de um título abaixa ainda mais, o preço do título fica maior. Isso porque a economia provavelmente está apresentando um resultado pior, e outros investidores vão querer comprar o título.

Caso isso ocorra, os investidores podem vender seus títulos e lucrar com a operação.

Para ler mais textos como este sobre economia, clique no botão abaixo!