Para você que leu nosso texto sobre 10 palavras que todo investidor deve conhecer e está com o vocabulário entalado na metade do alfabeto… o BE agora traz a segunda parte. Com mais 10 palavras para você não boiar em assuntos do mercado financeiro nem lendo nossos textos.

Aliás, tá aproveitando a quarentena para dar um apanhado sobre mercado financeiro, né?

Apesar de muita coisa ter parado, a bolsa de valores continua funcionando, então se você ainda não fez uma ordem para comprar uma empresa que acabou de fazer IPO, tá dando mole. Leia nosso texto e descubra esses e mais termos de finanças.

investidor

Oferta pública inicial

Oferta pública inicial ou aipiou (IPO). Esse termo, é literalmente a primeira oferta pública que uma empresa faz ao mercado.

Se você deu uma lida no nosso texto sobre ações, pôde entender que uma empresa, quando precisa de recursos, ela tem a opção de ser vendida em partes.

Quer dizer, ao invés de ter um ou alguns donos, sua posse pode ser dividida entre várias pessoas (os acionistas). Sendo assim, quando ela faz isso pela primeira vez e se lança no mercado/na bolsa, ela faz seu IPO. E, a partir disso, os investidores podem negociar suas ações.

Money Nasdaq GIF by Li-Anne Dias

Ordem

Ordem de mandar mesmo. Quando você abre o homebroker (uma “página na internet para negociar as ações” da corretora), você precisa comprar ou vender o que deseja.

Dessa forma, dá-se uma ordem. Exatamente como quando sua vó te dá dinheiro para comprar refri pro almoço.

Ou seja, quer comprar? Use a ordem de “compra”. Quer vender? Use a ordem de “venda”. Ah, só um grande detalhe: a ordem serve para negociações em geral, ou seja, compra e venda de valores mobiliários.

investidor

Política monetária

Assunto de economia, mas extremamente importante para o mercado financeiro. Isso porque as políticas monetárias afetam os juros de uma economia, logo, afeta os investimentos, preços dos títulos e tudo mais relacionado.

Vamos a um exemplo: a taxa básica de juros do Brasil (Selic) está em 3,0%. Esse é o patamar mais baixo que chegamos.

Ou seja, o governo fez uma política monetária expansionista. Em teoria, essa taxa abaixa o custo de empréstimos, incentivando a capacidade das empresas de investirem na sua produção.

Quanto ao preço dos títulos, vamos detalhadamente. Se você investe 100 reais a 10% ao mês (a.m.), em um mês você terá 110 reais. Contudo, se a taxa cai para 1%a.m., no mesmo tempo terá 101 reais. Dessa forma, é necessário investir 1000 reais para ter os mesmos 10 reais de lucro.

investidor

Por fim, isso tudo significa que: empresas investindo em produção é positivo para comprar suas ações. Taxas mais baixas: investidor evita títulos do governo/renda fixa e prefere aumentar o risco para ter mais retorno, já que os títulos estão mais caros.

Ainda tem dificuldade em entender Renda Fixa e Variável? Clique aqui.

Poupança

“Poupança não é investimento”, piada clássica. Mas antes de começar com a frase típica, poupança não é apenas um tipo de investimento, mas também o ato de poupar.

Poupar, por fim, é extremamente relevante. Visto que você antes precisa de dinheiro para então, investir.

E se quiser investir na poupança, fácil, vai no gerente, fala que quer uma e começa a pôr dinheiro. Mas, mesmo assim, ainda é necessário saber controlar suas finanças e poupar para poder investir no que tem interesse.

Pregão

Pregão vem de “apregoar” (em português mesmo, nem latim nem grego). Essa palavra significa divulgar, anunciar.

E é dessa forma que as negociações eram feitas na bolsa de valores até 2005, quando deixou de ser viva voz, para serem eletrônicas. Dessa forma, pregão é o período em que ocorrem as negociações na bolsa de valores.

Stan Marsh America GIF by South Park

Securitização

Mais um seguro, só que é um pouco diferente do que conhecemos.

Vamos de exemplo: você é dono de uma construtora e vendeu todos apartamentos do seu novo prédio estando na planta. Os clientes estão pagando parcelado, mas a construção só anda com dinheiro à vista.

Então, uma securitizadora entra na jogada da seguinte forma: ela reúne vários investidores que vão te entregar o valor para construir o prédio. Em troca, você entrega as parcelas dos seus clientes para os investidores.

O retorno ao investidor está em como quando você tem a opção de comprar no crédito ou a vista. Crédito tem juros. Como os investidores pagaram a vista, eles vão ter retorno com os juros pagos pelos clientes nas prestações.

Spread

Do inglês, spread mesmo… mas que pode ser visto como “margem adicional”. Isso porque spread retrata a diferença entre preços, de preferência, de compra e venda. Como você que compra uma caneta a 1 real e vende para seu amigo na hora da prova por 2 reais.

Quanto a spread bancário, a ideia é a mesma. É quanto o banco paga para ter os recursos necessários menos quanto ele recebe por emprestar esses recursos.

No dia a dia, é a diferença entre o empréstimo caríssimo que você paga, enquanto é um investidor de poupança rendendo minimamente.

Imagem

Subprime

A crise de 2008 foi uma crise do subprime. E, se você assistiu A Grande Aposta, então já tem uma ideia do que é. Então, alerta de spoiler (nem tanto, tá no início do filme): subprime são as hipotecas de altíssimo risco.

Hipoteca, por fim, é, basicamente, assumir uma dívida colocando um imóvel servindo de garantia.

season 9 fire GIF

E, se quiser entender mais sobre a crise de 2008, temos um texto para você, só clicar aqui.

TIR

Ou Taxa Interna de Retorno, é uma das formas de iludir um investidor. Essa é uma taxa de análise.

Digamos que você deseja investir no Boletim, que tem uma TIR de 15% ao ano. E o investimento mais seguro que você pode fazer é no governo, vamos usar de exemplo a taxa Selic.

Analisando, investir no BE pode ser uma boa opção, visto que a TIR é bem maior do que se você fosse investir na renda fixa. Ou seja, a TIR é comparada a uma “taxa mínima de atratividade”, ajudando você a tomar uma decisão de investimento ou não.

Wall Street

Apesar do mercado financeiro ter nascimento expressivo com a origem dos bancos, na Europa, esse termo, hoje, se tornou uma referência.

Situada em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, Wall Street é uma rua composta por bolsas, bancos, corretora… praticamente tudo de mercado financeiro.

Um lugar específico, cheio de trabalhadores comuns, não é palco apenas para filmes, mas também para grandes astros financeiros. Como o banco Goldman Sachs e a bolsa de valores NYSE uma das (se não a) maiores bolsas do mundo.

jonah hill film GIF

Reportagem sobre Faria Limers vira meme nas redes sociais

Mas aqui no Brasil também temos esse lugar. Chama-se Faria Lima e fica na cidade de São Paulo.

O Farialimer é a pessoa que vive o turbilhão do mercado financeiro trabalhando em um dos estabelecimentos situados na avenida.

Curioso? Clique aqui.

Com isso, digníssimo, atual ou futuro investidor, espero que você possa, a partir desse texto, poder aprender cada vez mais sobre mercado financeiro. Que aprenda a poupar e a lembrar que existe um mundo legal além da poupança.

Bons investimentos e que você possa ser tão grande quanto Wall Street.