Você pode estar meio confuso sobre o que faz de verdade um economista. Provavelmente você conhece uma pequena parte, ou quase nada  do que um economista faz..

Esse post vai esclarecer todas as suas dúvidas e te mostrar como o trabalho do economista influência sua vida.

O que é a Economia? 

Quando falamos sobre o que é Economia a maioria das pessoas pensa em Dinheiro, Mercado Financeiro, Ações…

Errado não tá!

Porém, a economia vai muito além disso. Estuda o Comportamento das pessoas e como elas tomam Decisões.

Agora imagine isso, estudar como todas as pessoas no mundo tomam decisões a todo momento. São tantas escolhas que fazemos a cada minuto, que seria impossível sequer analisar os “porquês” das decisões de todo mundo.

A Ciência Econômica  portanto parte do pensamento de que as pessoas tem Desejos Ilimitados.

Pense em como cada um de nós nunca está satisfeito com o que tem . Queremos uma casa maior, carro do ano, um TV de 72 polegadas pra assistir o jogo do Galo… e por aí vai.

Por outro lado, os recursos que temos para atender esses desejos são escassos. Pode ser a Falta de Dinheiro que nos impede ou talvez a Falta de Tempo.

Eu como um estudante universitário, não tenho dinheiro nem tempo. Mas isso não vem ao caso agora.

Estávamos falando sobre Recursos Escassos

Diante disso, as famílias vivem todo o mês com um Salário que limita o que podem comprar e as 24 horas que tem no dia.

Logo, o desafio que as pessoas enfrentam é o de comprar apenas aquilo que sua renda permite. E em um dia tem apenas 24 horas para fazer o que querem.

broke sarah colonna GIF by Insatiable

A economia então é a responsável por estudar como alocar esses recursos escassos para trazer maior bem estar para as pessoas. Tendo em vista os desejos ilimitados e os recursos limitados que temos.

Por isso, a economia é considerada uma ciência social aplicada, porque mesmo trabalhando com números ela estuda o comportamento das pessoas. Como elas tomam as decisões.

Afinal, O que faz um Economista?

O Economista é portanto o profissional que de fato estuda como as pessoas fazem suas escolhas.

E principalmente, como essas escolhas afetam a vida de outras pessoas.

Isso envolve muito mais que suposição, agora entram os números. O economista estuda o funcionamento da economia como um todo. Principalmente a maneira como os três agentes econômicos interagem entre si. São eles:

  • Famílias
  • Empresas
  • Governo

Mais pra frente no estudo econômico, incluímos o Mercado Externo. Ou seja, a relação dos agentes econômicos de um país com o resto do mundo.

Os economistas observam o chamado Fluxo Circular da Economia. É esse fluxo circular que nos mostra como o dinheiro e o trabalho são “trocados” no mercado.

Ou seja, o fluxo circular da economia mostra como as pessoas vendem sua Mão de Obra (Trabalho) para as empresas, em troca de um Salário. Ainda mostra como o Governo interage com as Famílias e as Empresas.

O que os Economistas estudam?

Nas Ciências Econômicas temos duas áreas de foco principal. A Macroeconomia e a Microeconomia.

A Microeconomia estuda a Formação dos Preços. Tem uma abordagem mais direta sobre como o mercado define os preços para as famílias e as empresas.

Isso é o que Adam Smith chamava de “Mão Invisível do Mercado”. As famílias decidem o quanto desejam comprar, as empresas escolhem quanto querem vender e o mercado equilibra os preços.

Thanos Perfectly Balanced GIF - Thanos PerfectlyBalanced MiniDagger GIFs

Visto que a microeconomia trata dos preços e da tomada de decisão das famílias e das empresas, a Macroeconomia não muito distante trata da economia como um todo.

Os economistas analisam na macroeconomia a identidade das contas nacionais. O que em resumo, é a parcela de tudo que é produzido e consumido na economia.

As contas nacionais trazem o consumo das famílias, o investimento das empresas, os gastos do governo e as exportações líquidas (o que o país exporta menos o que ele importa).

Em síntese, a macroeconomia se concentra em três aspectos da economia:

  • Produto
  • Emprego
  • Inflação

Onde os Economistas trabalham?

Falamos sobre o foco da economia como ciência, portanto estuda as decisões das pessoas diante de recursos limitados.

Ainda vimos que o economista é o profissional capaz de analisar a economia e na média, prever o comportamento das pessoas.

Então, a economia como uma ciência social aplicada estuda o comportamento das pessoas. Ou seja, a economia faz parte das ciências sociais.

Sim! Ciências sociais.

Mas não se deixe enganar por esse título. Muito pelo contrário. O economista deve tem muita intimidade com os números.

A economia para simplificar a maneira que observamos o ambiente econômico, trabalha com modelos econômicos. E para darmos sentido a esses modelos econômicos, utilizamos a matemática.

Desta maneira, todas as atribuições do economista permitem que ele trabalhe tanto no setor público quanto no setor privado.

Setor Público

A economia e a política andam de mãos dadas. O que no caso, é uma ótima oportunidade de emprego para os economistas.

O governo é responsável pelo bom funcionamento da economia. Partimos então de que as pessoas e as empresas respondem a incentivos.

Por exemplo se os impostos de produtos importados forem reduzidos, as pessoas vão importar mais produtos.

Da mesma forma, as empresas também respondem a esses incentivos. Quando a taxa de juros está mais baixa por exemplo, as empresas investem mais.

Portanto o governo para controlar a economia, deve trabalhar com com incentivos. Na hora de tomar as decisões sobre quais políticas tomar, ninguém melhor que o Economista.

Setor Privado

O setor privado abre ainda mais o leque de oportunidades para o economista. O conhecimento sobre as decisões das pessoas e do mercado como um todo, são vantagens para esse profissional.

Mercado Financeiro é a primeira ocupação que imaginamos quando falamos sobre o economista.

make it rain money GIF

Seja Operando Individualmente na Bolsa de Valores ou como CEO de uma grande gestoras de Investimentos, o Economista usa toda a vantagem de conhecer como o mercado funciona.

Mas a atuação do Economista no setor privado não acaba por ai.

Ainda como analista, consultor, auditor… são grandes as ocupações na área. Principalmente no setor de produção.

A economia é capaz de responder as seguintes perguntas:

  • O que e quanto produzir?
  • Como produzir?
  • Para quem produzir?

Ou seja, ninguém melhor que o economista para definir como as empresas podem operar da maneira mais eficiente possível.

E aí, o post esclareceu todas as suas dúvidas? Deixa ai nos comentários. 😉