A Economia é o principal motor do mundo. Já parou para pensar que a Engenharia, a Psicologia, a Odontologia, entre outros, dependem diretamente das decisões de Economistas do país?

Desde já, todos os profissionais deveriam ter alguma base de conhecimento sobre a Economia. Não estou falando sobre ser um Expert e entender como funciona a projeção da inflação nos próximos anos.

Porém, entender como alguma decisão do governo, uma alta do dólar, como o aumento e crescimento do PIB afeta sua área, é crucial para ser bem-sucedido.

Clique Aqui e veja algumas das razões para começar a estudar Economia.

Quer entender mais como isso funciona? Explicamos para você!

Como a Economia pode auxiliar os Profissionais de Produção?

Antecipadamente, o fator que mais influencia as áreas de produção, como Engenharia e Agricultura, é a Lei da Oferta e Demanda. Nessa perspectiva, entender essa lei simples é muito importante, pois ela é a base dos preços do produto, do nível de produção e até da inflação.

Essa lei baseia-se na relação entre a necessidade de compra (Demanda) de um produto e a quantidade dele no mercado. Quanto maior a demanda, maior o preço e quanto maior a oferta, menor o preço.

A partir dessa premissa, existe um ponto de equilíbrio que determina qual a quantidade produzida e preço ideal.

Assim, se você não souber como essa lei funciona, corre o risco de você super produzir algum produto. Ou, produzir uma escala menor que a quantidade necessária. Das duas formas, o prejuízo é certo.

Nessa perspectiva, esse é apenas um fator de como a economia pode te ajudar a ser um profissional melhor. Do mesmo modo, existem ainda mais exemplos que você pode explorar nesse mundo para sua evolução.

shaun the sheep movie ok GIF Economista

E Os Profissionais de Serviços?

O mercado de serviços no Brasil infelizmente não foi o foco de investimentos durante todo o processo histórico do país. Dessa forma, como o setor agropecuário move a Economia, os profissionais de serviços, mesmo sendo excelentes, não encontram oportunidades aqui.

De antemão, o mercado de serviços não é prioridade dos brasileiros. Com a crise dos últimos anos, a maioria dos brasileiros lutam para conseguir pagar as contas e obter os produtos básicos.

Unindo esses dois fatores econômicos, é possível entender o porquê desse mercado se oscilar bastante. Por isso, ter esse fator em mente é extremamente necessário para você entender esses períodos de baixa e alta.

Caso você queira saber mais sobre esses detalhes, o IBGEInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística — lança mensalmente a Pesquisa Mensal de Serviços. Assim, você pode acompanhar os dados estatísticos de receita e volume desse setor e ver os resultados do mercado. Com isso, prova-se que estatística não é só para economistas.

É preciso também cobrar um melhor investimento do governo nesse setor que é importantíssimo. Porém, o foco dos economistas hoje não está voltado para essa pauta. Mas deveria, pois o país não seria tão dependente e provavelmente cresceria muito.

happy investment GIF by ANTIQUES ROADSHOW | PBS Economista

Assim, a economia não é importante só no âmbito profissional. No nosso cotidiano a economia está em quase todo o tempo presente.

A Economia no Dia a Dia 

A maioria das atividades que fazemos no cotidiano são para consumir. Juntamente com isso, nós sempre estamos atentos a variação de preço dos produtos, principalmente nos supermercados. Você entende o porquê disso acontecer?

Frequentemente ouvimos falar na palavra Inflação. Ela nada mais é do que um índice que demonstra o aumento de preço dos produtos no país.

Temos um artigo só sobre essa taxa, para saber mais: Clique Aqui!

Em resumo, atualmente no Brasil, a Inflação está bem controlada, cerca de 3,86%, isto é, ao ano.

Mas, a Inflação brasileira já chegou a mais de 2000% ao ano. Nessa época, um pouco antes do Plano Real, os preços nos supermercados variavam no intervalo de poucas horas.

oh my god wow GIF Economistas

Por isso, algumas pessoas utilizavam a prática de estocagem de alimentos, para não sofrer tanto os impactos da Inflação.

Teoria × Prática

Em suma, esse é um exemplo que, mesmo podendo não saber o que é Inflação na teoria, a população sabe como ela funciona na prática e cria mecanismos para se defender dela.

Definitivamente, todas essas pautas mostram que não só os Economistas tem o dever de entender Economia. Para você estar a frente da sociedade e não sofrer os impactos de alguns fatores econômicos.

Para ficar por dentro de tudo, continue acompanhando nosso site, pois todos os dias postamos conteúdos relacionados a Economia, tanto no âmbito Nacional como no Internacional. Falamos de Investimentos, Educação, Negócios e muito mais, afinal, não somos apenas um Jornal.

Deixe aqui nos comentários uma sugestão de artigo que você gostaria que falássemos. 😊