Saiba tudo sobre a compra do BIG pelo Carrefour

O Carrefour é a maior rede de supermercados do Brasil. Mas, parece que essa estatística não acomodou a rede, que decidiu comprar o grupo BIG, o terceiro colocado nesse lista.

Assim, o Carrefour quer ter mais presença nas regiões Sul e Nordeste do país.

Quer saber mais? Fique comigo que eu te explico.

Carrefour e BIG

É muito improvável você não conhecer a rede de supermercados do Carrefour, já que tem um em cada esquina.

Mas, a rede BIG ganhou esse nome recentemente, alguns anos atrás, ela se chamava Walmart.

Só para lembrar que essa mudança ocorreu no Brasil.

Agora que eu acendi uma luz sobre o que é o BIG, dá para dimensionar o tamanho dessa compra, não é mesmo?

Juíza relata caso de tortura em loja do Carrefour no Rio de Janeiro -  Diário do Rio de Janeiro

• Veja também: Por que a Volkswagen Brasil vai parar sua produção?

Valores e números da compra

O Carrefour comprou a BIG por um valor de 7,5 Bilhões de reais. É muita grana.

Mas, com isso, a rede Carrefour vai estar em outro patamar no mercado brasileiro. Com essa junção, a rede terá, apenas no Brasil, 876 lojas. Para se ter uma ideia, terão mais supermercados Carrefour do que tem de cidades no Estado de Minas Gerais.

Se você está achando que esse valor da compra foi alto, verá que valeu muito a pena.

Com essa nova dimensão, o Carrefour tem potencial de vender 100 bilhões de reais no ano. Ano passado, foi de mais ou menos 80 Bilhões.

Teoricamente, esse investimento do Carrefour vai ser pagar em menos de 1 ano. Juntamente com isso, a empresa irá conter um total de 137 mil empregados. Assim, o Carrefour supera os Correios e é a empresa com mais empregados no Brasil.

Outro fator muito importante desse negócio é que o Carrefour também controlará a bandeira do Sam’s Club, que tem apenas 35 lojas pelo país, mas atinge o pública A e B do Brasil.

O Sam’s é um modelo diferente, onde só pode fazer compra lá, quem é associado do supermercado. Assim, o Carrefour atingirá praticamente todos os públicos do mercado.

friends smh GIF by WeWork big

• Veja também: Novo marco do gás aprovado: o que acontece agora?

Expansão pelo Brasil

Além desses números super atraentes, o Carrefour comprou a BIG por mais um motivo, a expansão pelo Brasil. Assim, o Carrefour conseguirá entrar no mercado de regiões mais difíceis de entrar, como Sul e Nordeste.

Mas, você pode está se perguntando, por que o Carrefour não constrói as lojas nessas regiões?

Bom, financeiramente falando, não dá para saber qual seria mais vantajoso. Porém, um fator eu garanto, no quesito burocracia, é mais “fácil” comprar a BIG do que construir mais 387 lojas pelo Brasil todo.

Mapa do Brasil de Raspar Unlocked O Mapa de Raspadinha da Unlocked Carrefour big

Esse “fácil” está entre aspas, pois esse processo de compra é bastante burocrático também. Para se ter uma ideia, essa compra ainda tem que ser aprovada pelos órgão de defesa da concorrência. Mas, porque isso?

Todos nós sabemos que empresa que detém monopólio do mercado tende a prejudicar os consumidores. Por não ter concorrência, uma empresa monopolista pode estipular os preços por conta própria, desrespeitando a lei da oferta e da demanda.

Assim, quando grandes empresas assim acordam em se unir, geralmente tem de haver uma autorização desses órgãos.

Mas, para o Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, isso não será um problema, visto que o setor de supermercados do Brasil é muito pulverizado.

E você, o que achou dessa negociação? Comente aqui em baixo sua opinião.

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Projeção da inflação em 5%: o que significa?

Próximo

FGV: Conheça 5 economistas brasileiros que passaram pela instituição