No dia 29 de setembro, aconteceu o primeiro debate presidencial dos Estados Unidos.

Nesse cenário, de um lado estava o atual presidente do país, Donald Trump, e do outro lado o ex vice-presidente, Joe Biden.

O debate foi um dos assuntos mais comentados da semana, e o Boletim não podia deixar de aborda-lo para vocês.

Se interessou pelo assunto? Quer saber se alguém “ganhou” esse debate? Continue lendo!

Debate eleitoral EUA

Como os candidatos se comportaram nesse debate presidencial dos EUA?

Inicialmente, o que era para ser um duelo com ideias e explicações se transformou em praticamente um “barraco” entre os candidatos rivais.

Em vista disso, um aspecto que chamou a atenção dos telespectadores e dos jornais que acompanharam o debate foram as inúmeras interrupções por parte do atual presidente, Donald Trump.

Dessa forma, a maioria dos jornais estadunidenses realizaram matérias com palavras como “caos”, “briga” e “insultos”.

No Brasil, a maioria dos veículos de mídia se concentrou no aspecto belicoso do debate, mas muitos se limitaram a repercutir as declarações de Joe Biden sobre o desmatamento na Amazônia e no Pantanal.

Nesse sentido, o primeiro debate presidencial dos EUA foi marcado por inúmeras interrupções e ofensas durante cerca de uma hora e meia.

+ Como a Disney construiu um monopólio midiático?

Sendo assim, o debate causou muita repercussão e diversos memes nas redes.

Presidential Debate Memes 2020 - YouTube
Trump: *continua falando e interrompendo*
Biden: “você poderia apenas se calar, homem?!”

Por fim, o debate que era para ser focado nas propostas dos candidatos a presidência, foi marcado por momentos constrangedores e desrespeitosos.

E assim, uma das barbaridades que aconteceram foi Trump dizer que o filho de Biden é um “viciado em cocaína que foi expulso do exército e vendido para os russos”.

Entenda os principais pontos do debate.

Para mais, Trump e Biden evidenciaram discordâncias sobre Suprema Corte, pandemia, economia e protestos antirracistas.

Dessa forma, ao abordarem a questão racial nos EUA, os candidatos trocaram acusações sobre declarações dadas e apoios recebidos de grupos.

+ Como a China está liderando a nova economia global?

O atual presidente acusou o ex vice-presidente de “favorecer vândalos e ativistas contra o fascismo”. Biden, respondeu relembrando quando Trump disse que “havia pessoas boas” entre supremacistas brancos que protestaram nos EUA em 2017.

Além disso, em relação à violência nos protestos, Trump repetiu o slogan de “lei e ordem”, enquanto o Biden afirmou que defende “lei, ordem e justiça”.

Ademais, ao abordarem sobre a retomada da economia no pós-pandemia, Biden disse que eliminaria os cortes de impostos feitos por Trump como estratégia para reaquecer as atividades.

Por fim…

Portanto, conclui-se que o primeiro debate presidencial dos EUA foi marcado por confusões e atritos, e o debate que deveria ter foco nas propostas dos candidatos.

+ Conheça 10 mulheres que estão mudando a economia

Para mais, o segundo debate presidencial que iria acontecer no dia 15 de outubro foi cancelado, visto que Donald Trump testou positivo para o novo coronavírus.

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!