ETF é um tipo de investimento aparentemente indicado para investidores iniciantes.

Mas se isso é tão verdade, porque quando lemos sobre ETF nos sites é tão complexo de entender? E é realmente indicado para iniciantes? Acompanhe o texto que essas questões serão respondidas da forma mais fácil possível.

Happy Toddlers And Tiaras GIF

O que são ETFs?

Essa sigla vem de Exchange Traded Funds. Mais precisamente, Troca Negociada Fundo. Ok, brincadeiras a parte, ETFs são fundos negociados na bolsa de valores. Agora a tradução livre faz um pouco de sentido.

Aqui no BE já falamos sobre o que são Fundos de Multimercado e lá explicamos o que são os Fundos.

Contudo, diferente dos demais, já destacamos a primeira diferença: ETFs estão listados na bolsa. Logo, não exatamente será negociados com uma corretora específica. E, assim como os códigos de ações são formados por quatro letras e um número (no caso, o 11).

Dessa forma, você pode ir no espaço de negociação da sua corretora (homebroker) e encontrar o ETF que tem interesse.

Por exemplo, sabe o Ibovespa? Também já falamos dele no texto anterior. Mas, rapidamente explicando, é o índice usado como referência para entender em qual situação estão as empresas mais negociadas na bolsa de valores brasileira.

dog brazil GIF

Mas então, se quiser, você pode “investir” nesse índice, pelo BOVA11, BOVB11 e BOVV11, por exemplo. E por que diversas opções? Porque, assim como os demais fundos, ETFs também são administrados por “pessoas de verdade”. Acontece apenas que essas pessoas usam o índice como referência para definirem quais empresas estarão listadas no seu fundo.

Vantagens e desvantagens

E, justamente por terem pessoas trabalhando para você, existe também a taxa de administração. Que é justamente você pagar pelo trabalho que as pessoas tem por fazerem a gestão da sua carteira de investimentos. E, pelo menos, essa taxa costuma ser mais baixa do que outros fundos de ações.

Sad Isolation GIF by SpongeBob SquarePants

Investindo em ETF, você também estará diversificando bem seus investimentos. Isso porque você, tecnicamente, pode estar investindo em vários ativos de uma vez só. Já que é um fundo.

E, além disso, possui uma liquidez boa, D+2. Isso significa que se você vender seu ETF hoje, seu dinheiro cai na conta da corretora em até 2 dias úteis.

Agora uma desvantagem, porque nada nesse mundo é perfeito: imposto. ETFs tem imposto de renda de 15% em cima do lucro. Apenas no lucro também, ufa.

Por fim, uma vantagem para alguns e apenas curiosidade para outros. Dentre vários ETFs listados na bolsa brasileira, existe o ECOO11. Esse usa de referência o índice ICO2, que abrange as empresas que se tomam atitudes mais coerentes quanto a emissão de gases causadores do efeito estufa.

vantagens etf

ETF é bom para iniciantes na bolsa?

Então, de fato, é um investimento interessante, por não deixar o investidor tão à mercê do mercado. Além de ser uma forma mais barata de diversificar seus investimentos. Ou seja, até aí tudo bem, até que…

Fui testar a compra de BOVA11 pelo app da Clear, para escrever para vocês como foi. Entretanto, apareceu a seguinte mensagem “RISK REQUIRED BOLD”. De acordo com a resposta da Clear, a CVM permite a negociação de ETF apenas para investidores de perfil agressivo.

“Começando do começo”, a primeira coisa a fazer para investir é se cadastrar em uma corretora. A segunda coisa é fazer o suitability, o teste que define qual o seu perfil de investidor.

Test Tomorrow GIF

E, quanto menos experiência você tiver no mercado financeiro, menor a chance de conseguir um perfil agressivo, entre outras variadas questões. O meu, por exemplo, é moderado. E, sim, se deseja mudar seu perfil é só refazer o teste.

Por fim, confesso ter ficado um pouco confusa quando dizem que é um bom investimento para quem está começando. Assim, de fato é interessante, por deixar o investidor menos suscetível as variações do mercado, ou que ainda não sabem escolher os melhores ativos. Mas isso só será válido se você tiver o perfil agressivo.

why etf

Então, concluindo, esse foi mais um texto para explicar o que é ETF, só que da maneira mais simples possível. Porque, sim, é um ativo muito simples. Entretanto, os sites informativos podem acabar dificultando um pouco.

Por isso, espero que (finalmente) tenha ficado claro sobre esse assunto para todos. E, se não, aqui estou para tirar dúvidas. Escreva nos comentários abaixo ou mande uma mensagem nas nossas redes sociais. Bons estudos e bons investimentos!

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.