O que é economia? O que estudam seus alunos? Aonde trabalham? Como vivem? O que comem?

Tudo isso no post do BE de hoje.

image o que é economia

O que é economia?

Economia é uma palavra que as pessoas escutam muito no cotidiano. Mas, o significado dessa já não é tão difundido assim. 

Assim, “Economia é um conjunto de atividades (produção, distribuição, consumo de bens e serviços) que prezam pela qualidade de vida das pessoas.

Ou seja, é praticamente o dia-a-dia de todo cidadão no mundo.

Dessa maneira, a Economia é uma ciência social, que não é muito exata, e também não é muito humana.

A Ciência antes era discutida na Filosofia (mas estou falando de muito antes mesmo). Isso faz muito sentido quando na faculdade de economia estuda-se muito o comportamento humano.

Um exemplo é a microeconomia, na qual (em uma das partes da matéria), estuda-se o comportamento dos consumidores através de uma variação no ambiente de um mercado.

Aliás, é mais ou menos nessa parte que entende a famosa Lei da Oferta e da Demanda.

Dessa forma, a Economia é uma ciência social, que tem como objetivo otimizar a produção, a alocação e o consumo de bens e serviços.

work tech GIF

Mas, como os estudantes de economia aprendem isso?

A grade curricular 

Bom, quando eu entrei no curso de Ciências Econômicas, percebi que temos que saber de tudo e um pouco.

Como assim?

Na minha frustrada passagem pela Engenharia Química, tudo que nós aprendíamos tinha alguns campos específicos (Física, Cálculo e Química), que às vezes se juntavam em uma matéria só.

Assim, quando fiz a transferência, cheguei em um universo totalmente novo, na qual eu tenho que saber cálculo, investimento, sociologia, empreendedorismo, estatística, contabilidade, política, entre outros assuntos.

Dessa forma, a grade curricular do curso de Ciências Econômicas atira para todo lado, tendo cálculo, microeconomia (que estuda mais uma relação entre produtor e consumidor), macroeconomia (que estuda PIB, Moeda, entre outros), matemática financeira, administração, e diversas outras disciplinas.

Tudo isso para um bom economista conseguir cumprir o seu papel que já foi dito acima, analisar um fato e tomar a decisão mais certa possível.

white house economy GIF

• Veja também: O que são os traders e como eles ganham dinheiro?

Mas, onde atuam esses economistas?

É nessa hora que as pessoas têm que usar muito a imaginação, pois, se as matérias são muito diversificadas, os campos de atuação também são.

Um economista pode trabalhar de diversas formas possível. Órgãos públicos, Bancos, Analista de empresa, ter sua própria empresa, ser um trabalhador autônomo, entre outros diversos setores.

Mas, qual a capacidade de um economista dentro de todos esses campos?

O economista é capacitado para viabilizar logística, expandir negócios, resolver crises, elaborar planejamento financeiro, entre outros.

Lembre-se que você, futuro economista, pode chegar até em comandar a economia de uma cidade, um Estado, ou até do seu país.

Ou seja, os profissionais dessa área conseguem, em qualquer lugar, pegar dados, analisá-los e tomar a melhor decisão, seja para a empresa, para um órgão público ou até para o Estado.

Paulo Guedes – Wikipédia, a enciclopédia livre o que é economia

• Veja também: Como a política municipal impacta a economia?

Vale a pena?

Desde que o mundo se tornou mais globalizado e rápido, os trabalhos de um economista se tornaram mais fundamentais.

Isso se dá pelo fato de que uma ação tomada por um país, que pode estar do outro lado do mundo, interfere diretamente no seu país.

E quem que é capacitado para resolver crises mesmo?

Mesmo se a gente pensar na esfera mais micro, o investimento no Brasil é algo que cresce cada vez mais e os economistas são os procurados por Bancos para trabalhar nessa área, por exemplo.

Quando eu fazia Engenharia, eu tinha um futuro muito certo, tentar me destacar (algo que não aconteceu) para alguma empresa me notar e me contratar. Na Economia, eu me vejo com muito mais possibilidades para fazer algo do meu interesse.

Vale muito a pena.

Se você gostou do texto, compartilhe com seus amigos.