O que é o mercado de bens e fatores?

Estudar economia é estudar coisas e assuntos do nosso dia a dia que, muitas vezes, passam despercebidos pelas pessoas, mas que afetam suas vidas. Seja entender as políticas feitas pelos governantes, seja fazer compras numa lojinha: isso é economia. E, para esse último, destacamos o: mercado de bens e fatores.

mercado

Veja também: 5 boas razões para estudar economia

O mercado

Existem diversos mercados distintos na economia. A exemplo, o mercado financeiro de que tanto falamos. Nesse caso, o financeiro remete a estudar as compras e vendas de ativos financeiros. Enquanto isso…

Os bens, bem, são aquelas coisas que podemos comprar e vender, neste caso, objetos. Já os fatores são todos os meios de produção. Quer dizer, a terra em que plantamos ou construímos; o capital que usamos para comprar a produção e o trabalho que produz.

Dessa forma, o mercado de bens e fatores consideram toda a parte de matéria-prima, industrialização e negociação de bens. Assim como os mercados, o mercado de bens e fatores está diretamente ligado no nosso dia a dia. Afinal, você acabou de comprar seu lanche onde?

Bralyx maria coxinha barlyx GIF

Pois é, você foi em uma lanchonete, que produziu uma coxinha com matéria-prima que veio empacotada de uma indústria, que tirou isso de uma fazenda. E, entre todas essas negociações, houve compra e venda de bens e fatores. Esse mecanismo elencou um preço, que foi definido pelo mercado de alguma forma.

Oferta X Demanda

Pense como uma negociação: você pagaria até 6 reais numa coxinha (em que momento a gente passou a aceitar isso? 😢). Por outro lado, considerando que custa 3 reais para produzir uma coxinha, a lanchonete cobraria no mínimo 4 reais. Então vocês concordam que 5 reais é um preço justo, talvez.

Isso é a relação de oferta e demanda, na economia, essa relação é capaz de definir o preço de equilíbrio. E isso é feito todos os dias entre nós e as empresas, dentro do mercado. Por isso, intervenções do governo em preços podem não ser vistas com bons olhos, porque ou afeta a demanda ou a oferta.

Imagina esses dois aí mó concentrado e chega uma criança pulando?

Balance GIF by Dominicana's Got Talent

+Governo

A exemplo, impostos mais altos em certos produtos, aumentam o preço do produto em questão e diminui a demanda por ele, visto que as pessoas não estão dispostas a pagar por aquele preço. E esse imposto não é devolvido às empresas, que acabam perdendo vendas.

Outro exemplo, é o congelamento de preços. Quando o governo decide estabelecer um preço fixo para um produto X, pode ser que esse preço gere prejuízo para as empresas produzirem. Dessa forma, a oferta do produto diminui, mas não a demanda, causando desavenças entre os consumidores, que vão precisar competir pelo produto.

mercado

Isso, inclusive, já aconteceu. Na época de hiperinflações no Brasil, houve uma política de congelamento de preços, no governo do José Sarney. Acontece que: as pessoas precisavam consumir, mas não valia a pena produzir para o preço estabelecido. Conclusão: faltou alimento nas prateleiras dos supermercados.

As loucuras que o Brasil já fez contra a alta de preço dos alimentos

E, por isso, é importante que nós avaliemos as coisas que acontecem no nosso dia a dia. Pode parecer clichê de sessão da tarde, mas nossas atitudes afetam nosso futuro. Nós afetamos o mercado, portanto, somos capazes de decidir muitas coisas sobre ele.

Entenda porque o Plano Real foi mais efetivo contra as hiperinflações clicando aqui.

Claro, isso não vale para tudo (a exemplo decisões do governo). Mas, assim, cof cof, a gente escolhe em quem votar. Mas assim, não que 100% “imposto é roubo”, mas existem situações que a gente já sabe na prática que não dá bom. Então, desejo a nós boas análises e decisões.

Episode 4 Nbc GIF by The Office

Eae, gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

As projeções da economia mundial para 2021

Próximo

Economia de Escala x Economia de Escopo

Postagens relacionadas
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele e concorda com a Política de Privacidade e os Termos de uso.
Total
0
Share