Dinheiro não traz felicidade, mas paga a nossa sobrevivência nas florestas de cimento. Assim como paga os nossos luxos. E, nesse caso, não tem coisa melhor do que ganhar dinheiro fácil fazendo trade.

Mas será que é fácil ser trader mesmo? Dá para ficar rico? Se tanta gente fala mal, porque tem grandes corretoras e bancos fazendo lives e vendendo cursos sobre day trade?

É tanta gente falando mal, mas tanta gente se dando bem… e aí?

Confused Bear GIF by Farmers Insurance ®

O que é trader?

Pela tradução livre, trader é negociante. No mercado financeiro, aquele que faz compra e venda de um mesmo ativo no mesmo dia, podendo fazer isso em poucos minutos. O trader utiliza como ferramenta para suas decisões a análise técnica.

Sabe aqueles gráficos de cotações de ações? Tipo esse aqui, oh:

trader é bom?

Então, a análise técnica consiste em reconhecer as tendências de queda ou elevação do valor do ativo. Inclusive, Dow, também criador índice Dow Jones, foi um dos responsáveis por popularizar esse tipo de análise.

Ele se dedicou anos estudando o mercado e suas tendências, que, inclusive, podem durar de semanas até anos (não apenas minutos).

Logo, essa poderia ser a visão antiga do trader… aquela pessoa que se dedica anos estudando estatística, projeções, análises e etc e que ainda é alvo de críticas. Diferente de hoje em dia, em que o trader busca fazer um curso curto e já quer operar para ficar milionário.

Isso funciona? Bem, eu não julgo, até tenho amigos que são trader.

happy the rock GIF

Mas, brincadeiras a parte, esse seria o que eu brinco em chamar de um “trader consciente”. Até porque diz ele estar quase convencido do “holdismo”, ou melhor, de fazer análise fundamentalista. A questão é que fiz umas perguntas para ele, para entender pela perspectiva do trader, e vou contextualizar para vocês.

Dá pra ficar rico?

Primeiro, vale ressaltar que muitos que atuam como trader buscam as opções binárias, negociando variações de moedas estrangeiras. Ou, até mesmo, ações e mercado futuro. O mercado futuro é mais foco de grandes bancos e empresas, que fazem hedge (proteção).

Enquanto isso, os traders utilizam mesmo para o objetivo de grandes lucros. Dessa forma, podem atuar de forma alavancada. Funciona da seguinte forma: eu posso colocar 20 reais na corretora e alavancar esse valor em, por exemplo, 40x. Logo, estarei colocando 800 reais, não 20. E ai, se eu tiver um rendimento alto, ótimo! Mas se tiver prejuízo, vou dever a corretora.

E esse é um grande problema. Porque muita gente opera alavancado. E, as vezes, opera alavancado em 1 mil a 10 mil reais… E isso, para grande parte dos brasileiros é a renda mensal. Ou seja, perder isso em uma única operação significa quebrar no mês presente em poucos minutos.

crazy homer simpson GIF

E, ok, se você ganhar, mas o problema é que acabam havendo mais perdas no longo prazo, do que ganhos. Saiu um estudo da FGV falando sobre os traders na bolsa, e os dados são os seguintes:

De 98.378 traders estudados, apenas 554 continuaram por mais de um ano. Sendo que a média de ganhos diários é um prejuízo de 49 reais. E apenas 127 tiveram lucro acima de 100 reais. Sendo que esses lucros no dia a dia variavam de 644 reais negativos e 850 reais positivos.

Um exemplo próximo

 Isso reflete até o que me contou o entrevistado, que disse “Estudo há 2 anos e já quebrei umas 4 a 5 vezes”. Ele considera que quebrou, porque perdeu um bom dinheiro e parou… depois voltou, quebrou e parou, etc. Mas ele continua:

“Se você for um trader de quarto… com cadeira gamer e tal. Precisa se dispor de uma grana alta, uma gestão muito controlada. Isso porque precisa diversificar, ne? Ter reserva de emergência

E aí, se quiser ter um rendimento mensal a ponto de usar para pagar suas contas e tal, você precisa de muito dinheiro, e esses gurus aí não falam isso. Se for o caso de entrar com pouco, tem que entrar alavancado… e o ganho pode ser grande, mas a perda também é”.

Tobey Maguire Reaction GIF

Com tudo isso, podemos ver o que? Que dá pra tirar um dinheiro disso, sim, mas não existe dinheiro fácil. E se engana quem acha que é fácil ser um trader mais sério. É muito estudo mesmo e dedicação. Paciência e frieza também são importantes. Afinal, os 127 (que tem um rendimento mensal médio de 6,6 mil reais), tiveram muitos momentos de perda também.

Porque há tantos cursos de trader?

Bem, hoje em dia a gente não vê apenas youtubers e vendedores de curso desconhecidos. Grandes corretoras e bancos também estão falando muito e vendendo cursos. Mas, por que? Se tanta gente fala tanto mal?

•Veja dicas de como escolher cursos de investimentos.

Olha, vou soltar mais uma frasezinha do nosso amigo trader: “Já jantei com gerente de corretora e os caras querem grana… não é ‘aaah pelo bem dos traders’, é porque gera dinheiro, gera grana”.

yeah right judging you GIF

Afinal, como as corretoras ganham dinheiro? Bem, todas elas (corretoras), inclusive a B3 também, são empresas privadas. E, lógico, elas querem lucro. Engana-se quem acha que investir com corretagem 0 é investir de graça. Todas essas empresas ganham com as operações que fazemos. De compra e venda.

Entenda tudo sobre o monopólio do mercado de ações brasileiro.

Sabe quando você faz um TED ou DOC e paga uns 10 reais? Uai, esse é um dos serviços de um banco, ele vai cobrar por fazer o seu trabalho de levar seu dinheiro até a outra pessoa. Se o banco não fizesse isso, você ia gastar seu tempo, gasolina ou sola de sapato para ir levar o dinheiro pessoalmente.

E vale a pena ser trader?

Finalizando, a escolha sempre é sua, afinal. Mas é realmente preocupante essa moda no nosso país. Um país em que as pesquisas sobre day trade superam as de educação financeira. Sendo que o primeiro passo para investir é, justamente, educação financeira.

trader

Mas, assim, se você quiser ser mais um dos vários traders, realmente existem estudos que fundamentam a análise técnica. Só que busque os estudos reais! Cuidado em pagar muito dinheiro para uma pessoa que vive de ganhar dinheiro com curso de trade.

E mais algumas dicas são: paciência, frieza, não operar alavancado, estudar MUITO, estudar a corretora que quer operar, buscar descontos nas taxas dela (diquinha do entrevistado ?). E, aqui, nada de pensar que é dinheiro fácil, não! Os traders mesmo viram noites estudando.

E lembre-se: SEMPRE! Tenha sua reserva de emergência, e para EMERGÊNCIA!

• Veja também: Reserva de Emergência: como estar preparado para crises.

Por último, se você ainda duvida muito ou quer saber mais, vou, honestamente, indicar o texto da Você S/A: Parece cocaína, mas é day trade. Agora, claro, um clássico: bons estudos e bons investimentos!

Aliás, sabia que uma outra tradução para trader (de acordo com o Google tradutor), é traficante?  

trader

E se você viu aqui qualquer palavra desconhecida e ficou confuso sobre ela, indico ler nosso “mini dicionário” com as palavras que todo investidor deve conhecer. Para saber mais, clique nos links abaixo.