O TikTok, uma das rede sociais mais usadas nos Estados Unidos, sofre ameaça de ser banida do território americano. 

A situação com o aplicativo chinês é mais um capítulo da Guerra Comercial entre os EUA e a China que se desenrola ao longo de 2 anos

Dessa maneira, esse post abordará o cenário que envolve tal posicionamento norte americano, bem como suas resoluções até hoje.  Continue lendo para entender tudo.

Microsoft mantém interesse no TikTok e buscará comprar operação global

Guerra Fria 2.0

A guerra comercial entre Estados Unidos e China, também chamada de “Guerra Fria 2.0”, refere-se à disputa pelo domínio do mercado tecnológico das duas maiores economias do mundo.

Incitada pelo emergência da China como potência econômica, a guerra conta com acusações na Organização Mundial do Comércio (OMC) de ambos os lados, sanções econômicas, fechamento de empresas, entre outros.

Como a China se tornou uma potência econômica? Respondemos aqui.

A título de exemplo, os Estados Unidos acusam a China de intervir em sua taxa cambial para favorecer as exportações chinesas, enquanto a China acusa os EUA de interferência em Hong Kong

Guerra comercial: o que significa, impactos e últimas notícias ...

Não obstante, devido ao caráter significativo dos dois Estados, outras nações são afetadas, interferindo também na cotação do dólar

É importante lembrar que muitas outras ações foram tomadas pelos governos. Quer entender mais sobre essa guerra comercial? Já escrevemos sobre isso. Para ler, clique aqui

Ademais, a relação que já se encontrava fragilizada, foi ainda mais abalada com o surgimento do novo coronavírus.

Ou seja, o governo americano acusa o governo chinês de ser responsável por todo o cenário atual.

Quer saber se a China poderia ter evitado a pandemia? Clique no botão abaixo.

Você sabia que o TikTok já passou a marca de 2 bilhões de downloads, alcançada anteriormente somente pelo Facebook, Instagram e Whatsapp?

Consequentemente, a grande popularidade do aplicativo em território americano, somada às tensões pré-existentes entre os países resultaram na ação política-econômica envolvendo o TikTok. 

O fim do TikTok nos EUA?

Doja Cat Dancing GIF by Idil Keysan

Posto isto, o governo americano alega que essa decisão aborda questões de segurança econômica e nacional

Dessa forma, isso é explicado pelo governo americano que acusa a ByteDance de estar direcionando os dados dos usuários do aplicativo ao governo chinês. 

Embora não haja evidências de tais acusações, é importante lembrar que há um tempo  a Cambridge Analytica foi acusada de recolher dados dos usuários do Facebook para influenciar as eleições.

Em resposta, a ByteDance afirmou que o TikTok possui um CEO americano, além de dizer que os data centers não se encontram na China, portanto, não estão sujeitos às leis chinesas. 

90 dias para o TikTok 

À vista disso, no dia 14 de agosto de 2020, Donald Trump emitiu uma ordem dizendo haver evidências plausíveis de que as práticas da ByteDance poderiam afetar a segurança do país. 

Ademais, estipulou o prazo de 90 dias para aquela vender o aplicativo a uma empresa americana.

Dessa forma, a ordem ainda é acompanhada da Recomendação de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos, responsável pela análise de aquisições estrangeiras por empresas americanas. 

Assim sendo, a Microsoft já está em negociações para comprar o aplicativo, pressionando ainda mais a ByteDance, pois com a aproximação do prazo o valor do ativo vem caindo.

Guerra comercial se acirra no mundo e traz riscos para crescimento ...

Paralelo a isso, o departamento de comércio encerrou a isenção que aliviava as empresas americanas de continuar negociando, sem licença, com a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, Huawei

Você sabia que a Huawei é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo?

Em contrapartida, neste sábado (22), a ByteDance afirmou que entrará com um processo judicial nesta semana contra a ordem americana.

TikTok e os outros países

Do mesmo modo, a Austrália e a Índia (esta última com um grande número de usuários do TikTok), também pensam em barrar o aplicativo. 

Ambas têm suas relações com a China fragilizadas. A Índia pela briga política na fronteira entre os dois países, e os políticos australianos e chineses crescem em tensão.

Mercado entre guerra comercial e PIB

Por outro lado, o Brasil se equilibra entre a proximidade com os Estados Unidos, e a grande dependência econômica da China. 

Como na Guerra Fria (1947-1991) entre EUA e a ex-URSS, qual lado os países estão escolhendo?

Quais serão os próximos passos da ByteDance? 

Comente aqui sua opinião sobre o assunto!