Se você é alguém que passa uma pequena parte do seu dia assistindo jornal, já percebeu que os economistas estão em todo lugar.

Seja para explicar assuntos técnicos para os jornalistas e o público ou para falar de assuntos políticos e relacionados ao governo.

Dessa forma, é certo que os economistas têm grande influência sobre a maneira como vivemos nossas viadas em sociedade mesmo que não tenhamos percebido ainda.

Nosso post de hoje vai listar os 10 economistas mais influentes na atualidade, por suas pesquisas, trabalhos humanitários e suas contribuições para a teoria econômica.

O que fazem os economistas?

Os economistas, como qualquer outra profissão que exija curso superior, são profissionais preparados e habilitados a trabalhar em uma determinada área.

Assim, no caso dos economistas, essa área envolve o estudo de todas as interações econômicas ao longo da história. Dessa forma, é o profissional que tem a capacidade de fazer a análise do ambiente econômico e tomar as melhores decisões.

Economia é sobre tomar decisões.

Sobretudo, economia é sobre alocar os recursos escassos da sociedade.

A partir da análise das relações econômicas e do ambiente, o economista toma então uma decisão. Ou seja, essa decisão pode ser sobre investimentos, políticas públicas, entrada de um novo produto no mercado, etc.

Essas atribuições permitem que o economista possa exercer diversas atividades relacionadas à área.

Em vista disso, o Boletim já preparou um texto falando mais especificamente sobre o que faz o economista.

Clique aqui para conferir.

Como medimos a influência desses profissionais?

A princípio, vale ressaltar que a lista a seguir tem intuito apenas de listar alguns dos economistas mais relevantes da atualidade. Ela não funciona como um ranking e deixa de fora diversos outros estudiosos que merecem o devido reconhecimento.

Posto isso, vamos grande pergunta.

Por que esses economistas em específico?

A escolha dos nomes se dá pela sua popularidade, desenvolvimento de pesquisas que impactaram de alguma forma a teoria econômica e seu notável trabalho em instituições de suma importância no mundo.

Vamos então à lista.

1 – Paul Krugman

Paul Robin Krugman nasceu em Nova York (EUA) em 28 de fevereiro. Sua formação acadêmica passa por um diploma em YALE e um Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Economist Paul Krugman Is a Hard-Core Science Fiction Fan | WIRED

Dessa forma, Paul Krugman é conhecido por ter sido laureado com o Prêmio Nobel de 2008 por seu trabalho na Economia Geográfica e na identificação de padrões no comércio internacional.

Hoje, Krugman é colunista do New York Times e possui grande fama por expor suas ideias sem grandes preocupações. É um crítico assíduo à aqueles que defendem medidas de austeridade fiscal em tempos de crise.

2 – Robert Solow

Robert Merton Solow possui hoje 96 anos, nascido no Brooklin (Nova York, EUA) em 1924.

Solow se formou na faculdade de Harvard, e lá permaneceu até obter o título de Ph.D em 1951. Começou a lecionar economia no MIT em 1949.

Economista

Do mesmo modo, Robert Solow foi laureado pelo Prêmio Nobel em 1987 por seu trabalho e contribuição nas teorias de crescimento econômico.

3 – Robert Lucas

Robert Lucas foi um economista norte-americano nascido em Washington em 15 de setembro de 1937.

Atualidade

Logo de depois de se formar em história (1959) pela Universidade de Chicago, recebeu o título de Ph.D em economia pela mesma instituição.

Lucas é notoriamente conhecido pela sua teoria das expectativas racionais, que lhe concederam o Prêmio Nobel de Economia de 1995.

Seu trabalho mostrou que as pessoas tomam decisões racionais de acordo com seu bem-estar econômico, as ações dela podem mudar as expectativas da política econômica do governo.

4 – Janet Yellen

Janet Louise Yellen é uma economista norte-americana, nascida no Brooklin (NY) em 13 de agosto de 1946.

Janet Yellen's legacy as Fed chair, explained - Vox

Janet se graduou na Universidade Brown em 1967 com o título summa cum lade, uma indicação de disntinção que poucos alunos recebem. Assim, em 1971 recebeu o título de Ph.D da Universidade de Yale.

Como resultado de sua impressionante carreira acadêmica, Janet Yellen foi a primeira mulher a ocupar o posto de presidente do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano.

5 – Amartya Sen

Amartya Sen é um economisa indiano, nascido em 3 de novembro de 1933 em Santiniketan. Sen nasceu em um campus de universidade, se como ele mesmo disse, parece que viveu dentro de um a vida inteira.

The Nobel Prize on Twitter: "Happy 84th birthday Amartya Sen! Created a  deeper understanding of the economic reasons behind famine and poverty.… "

Amartya Sen foi laureado com o nobel de economia de 1998, pela sua contribuição na teoria do bem-estar econômico. Da mesma forma, Sen foi um dos idealizadores do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

6 – John Nash

John Forbes Nash Jr. nasceu  em 13 de junho de 1928 no estado da virgínia. Foi um matemático que desenvolveu a Teoria dos Jogos.

John F. Nash Jr. - Facts - NobelPrize.org

A teoria de Nash tratava de um modelo matemático de estratégia para tomar decisões racionais. Assim, em 1994 recebeu o Prêmio Nobel de economia por seu trabalho.

7 – Kristalina  Georgieva

Kristalina Georgieva é uma economista nascida na Bulgária em 13 de agosto de 1953.

Kristalina Georgieva - Wikipedia

Kristalina foi escolhida em 25 de setembro de 2019 para assumir o cargo de diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional). Antes de fazer parte do FMI, Kristalina Georgieva foi CEO do Banco Mundial de 2017 até 2019.

Brasil

8 – Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é um economista brasileiro, nascido em 10 de fevereiro de 1971.

Seminário sobre crise econômica com economista Ricardo Amorim

Ricardo trabalha como comentarista do programa Manhattan Conection da Globo News. Formado em economia pela universidade de São Paulo (USP), possui pós-graduação em administração e finanças pela Éscole Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales de Paris. Em 2015 Ricardo também foi considerado pela Forbes como o economista mais influente do Brasil.

9 – Carolina de Assis  Barros

Carolina de Assis Barros é uma economista brasileira nascida em Conselheiro Lafaiete (MG) em 20 de janeiro de 1977.

Economistas

Possui mestrado em administração pública pela Universidade de York (ENG) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 26 de abril de 2018, assume o posto de Diretora do Banco Central do Brasil. Em 50 anos da instituição, ela foi a terceira mulher a ocupar a diretoria.

10 – Paulo Guedes

Paulo Gudes é um economista brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1949.

Paulo Guedes – Wikipédia, a enciclopédia livre

Guedes possui título de mestrado e Ph.D pela Universidade de Chicago (USA), logo após foi professor na FGV e na PUC Rio. Paulo Guedes também é um dos fundadores do Banco Pactual, entre outros fundos de investimento e empresas.

Paulo Guedes atualmente ocupa o cargo de ministro da economia, antigo ministério da fazenda (fundido com outras pastas).

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!