A taxa básica de juros do país, a Selic, caiu para 3% ao ano na semana passada. Isso impacta na vida das pessoas de diversas formas, principalmente na crise do coronavírus.

Mas, o que isso realmente vai mudar na vida das pessoas?

No post de hoje, iremos te mostrar os prós e contras de um juros baixo na economia, principalmente para os cidadãos do país.

Ficou interessado? Continue lendo para ficar por dentro de tudo.

Porque o juros abaixou mais uma vez?

Antes de mais nada, é preciso entender essa queda de juros. A economia, por conta da pandemia do COVID-19 está muito inferior do que a sua capacidade

Isso significa que as pessoas estão comprando menos do que uma economia a todo vapor. Dessa maneira, isso tem algumas consequências. 

Como as pessoas não estão consumindo muito, a demanda pelos produtos caiu e, adivinha o que aconteceu com os preços? Eles diminuíram. Isso ocorre por causa da lei da oferta e da demanda.

Se quiser saber mais sobre a famosa lei da oferta e demanda, clique no botão abaixo.

Esses preços diminuindo significa a queda da inflação, ou deflação. Em abril desse ano, o país teve uma deflação de 0,31%.

Porém, você deve estar se perguntando, quando eu fui no supermercado, eu vi que os preços dos alimentos aumentaram, como houve deflação?

Então, o índice que faz o cálculo da inflação, Índice de Preço ao Consumidor Amplo, ou IPCA, contém 9 grupos de produtos que são analisados. Dessa forma, o alimento e o vestuário subiram, porém todos os outros 7 caíram, em especial o Transporte, que caiu 9,35%.

Dessa maneira, a taxa de juros básico tende a acompanhar essa taxa de inflação, e por isso ela teve mais uma queda.

Isso está mais aprofundado em um post sobre inflação, para saber mais, clique aqui.

Groceries GIF juros

Mas, agora vamos para os prós e contras do juros baixos.

Prós

Juros baixos é tudo que um empresário e um consumidor deseja. Com o juros baixo é muito melhor de fazer empréstimos.

Assim, as pessoas fazem mais financiamentos para comprar imóveis, ou até mesmo para fazer o seu próprio negócio.

Mas, não se engane, a taxa Selic é a taxa de juros base para esses empréstimos, outras taxas são incorporadas na que será paga por você, então fique atento!

Outro lado positivo também é que, caso você já tenha esses financiamentos e empréstimos está na hora de você pedir para melhorar as condições desses, como diminuir o juros ou até fazer uma portabilidade da sua dívida para outro banco com melhores condições.

Nessas horas de crise, na qual a gente está vivendo e não sabemos quando iremos sair, é sempre muito bom economizar em tudo que você conseguir, por isso, corra atrás desses juros baixos meu filho.

bank debt GIF

Contras

Tudo nessa vida tem um lado bom e um lado ruim, e com o juros baixo não é diferente. Vamos começar com os investimentos de Renda Fixa.

Temos vários textos para te ajudar a investir aqui no Boletim, para saber mais, clique aqui.

Como a taxa de rendimento dos seus investimentos estão atreladas à taxa básica de juros, consequentemente, com a queda da mesma, seus investimentos irão render menos, ou seja, poupança, tesouro direto, CDI, CDB vão te dar menos dinheiro.

Ou seja, se você é um investidor mais conservador e não gosta de bolsa de valores, é uma boa hora para você tentar migrar seu capital da renda fixa para as ações ou fundos de investimento, pois seu dinheiro não está rendendo quase nada nos investimentos de renda fixa.

Da mesma maneira, outro ponto negativo é o dólar alto. Mas, qual a relação entre a taxa Selic e o dólar alto?

Temos que pensar que o juros é o preço do dinheiro, toda mercadoria tem um preço, e o do dinheiro é o juros. Se o preço de algo diminui, ele fica mais desvalorizado em relação aos produtos semelhantes que mantiveram o preço.

Ou seja, como o Real está com queda de preço, ele desvaloriza perante as outras moedas, que tornam elas mais caras.

Outro fator que faz com que o dólar aumente é o problema já falado acima, como os investimentos em Real não estão rendendo bem, há uma migração de capital para outras moedas.

Essa demanda por outras moedas, principalmente o dólar, causa um aumento do preço da moeda.

Inside Out Reaction GIF

E você, o que achou do texto? Deixe nos comentários sua opinião para a gente.