Todo mundo sabe que, quando chega outubro é mês de ver todos se comoverem com o câncer de mama. Mas o que ninguém sabe é que esse tumor é caracterizado como o quinto maior responsável por mortes no mundo.

Só no Brasil, o número de pessoas enfrentando a doença chega a mais de 59.000 no ano de 2019, e tende a aumentar.

Devido à falta de informações sobre a doença os números têm aumentado cada vez mais.

Por isso, resolvemos fazer este texto para você. 😁

Outubro Rosa: o que é importante saber?

Vamos começas desmistificando a informação de que o câncer de mama atinge apenas mulheres.

Atinge homens também?

no way wow GIF

Sim, por mais que não seja comum, o câncer de mama também pode atingir a população masculina.

Segundo o INCA  (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 1% do total dos casos acometem a homens, logo, lembre de enviar esse post também para os seus amigos homens.

A princípio, possuem maior risco de desenvolver o tumor mulheres após os 50 anos de idade e mulheres com histórico de um ou mais casos da doença na família. Este fator se intensifica se o parentesco for de primeiro grau.

Mas, uma coisa interessante de saber é que o Outubro Rosa começou quando a Fundação Susan G. Komen, distribuiu laços rosa na primeira corrida pela cura em 1990, em Nova Iorque. Essa fundação é ainda a maior organização sobre câncer de mama do mundo.

Atualmente, a cor rosa, no décimo mês do ano, é estampada em diversos lugares e alguns bem famosos. Universidades, pontos turísticos e até algumas maravilhas do mundo moderno, como o Coliseu e o Cristo Redentor se vestem de rosa em Outubro.

cristo redentor rosa

Como você pode se prevenir

De acordo com especialistas, combate contra essa doença é muito eficaz quando o diagnóstico é dado de maneira precoce. Ou seja, descobrir a doença no estágio inicial aumenta muito a possibilidade de curar o câncer.

Dessa forma, o INCA aponta que 30% dos casos podem ser evitados quando as pessoas praticam alguns hábitos saudáveis. Como praticar atividade física regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, entre outros.

Juntamente com essas práticas, existe a orientação para as pessoas realizarem a autopalpação (toque) de maneira cotidiana.

Selecionamos um vídeo para você entender melhor o autoexame.

E claro…

Os exames com profissionais da saúde também são indispensáveis para o diagnóstico precoce da doença, por isso, não deixe de ir ao médico.

Dessa forma, procuramos parceiros parceiros para te contar como você pode ajudar na batalha contra esta doença mesmo sem sair do instagram

Combater o câncer de mama sem sair do Instagram, tem como?

Sim… Existem várias ONGs que realizam um trabalho incrível de suporte à mulheres com câncer de mama e através do Outubro Rosa.

Dessa forma, você pode conhecer e ajudar essas pessoas que dedicam a vida para ajudar quem precisa de apoio.

Assim sendo, vou te apresentar alguns dos nossos parceiros e como eles podem te ajudar a combater a doença sem sair de casa. Vem comigo!

Cabelegria

A cabelegria é uma organização voltada para restabelecer a autoestima de mulheres que combatem o câncer. A organização funciona da seguinte forma: eles recebem doações de cabelo, depois transforma esse cabelo em perucas e doam essas perucas para mulheres e crianças diagnosticadas com doenças que provocam queda de cabelo.

Visite:

Instagram: @cabelegria

Site: www.cabelegria.org

Doare

A Doare é uma organização que faz mobilizações para doações aliadas a impacto social. Nesse mês de outubro, eles abraçaram a causa do Outubro Rosa. Com isso, eles criaram um espaço que possibilita doações seguras voltadas para organizações filantrópicas comprometidas com pessoas acometidas de câncer de mama.

Visite:

Instagram: @doareorg

Site: www.doare.org

Quimioebeleza

A Instituição Quimioterapia e Beleza é um projeto referência para mulheres que enfrentam o diagnóstico e tratamento contra o câncer.

Sendo assim, é através de informações sobre beleza, autoestima e bem-estar, que o instituto faz mais feliz e significativa a vida de todas pessoas que passam pelo câncer.

Visite:

Instagram: @quimioebeleza

Site: www.quimioterapiaebeleza.com.br

Guiando Estrelas

A organização Guiando Estrelas tem como missão resgatar a autoestima de pacientes oncológicos.

Da mesma forma, auxiliam portadores de alopécia, doença que causa queda de cabelo em homens e mulheres.

Sendo assim, para cumprir seu objetivo eles produzem e doam turbantes, fazem palestras e oficinas de criação e conscientizam empresas de confecção a reciclar tecidos para sustentabilidade do planeta.

Visite:

Instagram: @guiandoestrelas

Site: www.guiandoestrelas.com.br

Aproveita e compartilha esse post no grupo da família e manda pra todas as pessoas que você ama.

Veja Mais:

Lei da Liberdade Econômica: Como explicá-la até para seu pai.

Forever 21 à beira da falência.

Guerra Comercial: Entenda a guerra entre EUA e China.